Quem passou pelo Centro de Convenções de Goiânia na quinta-feira (19) pôde aproveitar palestras e muita informação no último dia da Feira do Empreendedor. Dando continuidade à extensa programação, o Sebrae Goiás debateu na arena principal temas da atualidade como Inteligência Artificial, Transformação Digital e Merchandising. O público da feira ainda teve a oportunidade de curtir um show do cantor Toni Garrido, que relembrou os grandes sucessos da carreira e levantou a plateia com uma apresentação animada.
Neste ano, a Feira do Empreendedor aconteceu em paralelo com a 1ª Expo Fecomércio e a 16ª Feira do Imóvel, do Secovi-GO. Uma intensa movimentação de pessoas marcou os três dias de evento. No estande do Sebrae o público teve atendimento exclusivo dos consultores presentes. Já a arena foi comandada por grandes especialistas da área do empreendedorismo, inovação e marketing.
O início do trabalho ficou por conta da consultora do Sebrae, Joziana Freitas. Ela falou sobre a transformação digital para comércios e serviços. A consultora destacou que os negócios precisam operar dentro do “feed”, oferecendo sempre experiência ininterrupta para o cliente dentro do omnichannel. Ela usou exemplos reais de uma vendedora de semijoias que atualmente vende para o mundo todo e de uma médica que vende serviços. “Essa médica, por exemplo, saiu de 80 metros quadrados para 800, e hoje ela tem um centro clínico de estética. A transformação digital do negócio dela é chegar na casa das pessoas levando assuntos sobre a dermatologia através do smartphone e na rua mais movimentada do mundo que é a internet”, disse.
Para o público entender de fato como se dá a transformação, Joziana resumiu de forma prática e objetiva. “Transformação digital é utilizar a tecnologia aliada à humanidade para levar competitividade e mais acessibilidade para o seu cliente. Transformação digital é saber unir os universos on e off-line. São as plataformas digitais se unindo ao físico, gerando experiência para o cliente”, acrescentou ela.
Inteligência artificial e visual merchandising
Os jovens Állan Silva e Gabriel Urzeda falaram de um dos assuntos que mais tem despertado a curiosidade no meio digital: o uso da inteligência artificial (IA). Segundo os jovens, as pessoas não serão substituídas pela IA, mas sim por quem sabe usar bem a IA. “A inteligência artificial vem potencializando os negócios, principalmente os pequenos. Os microempreendedores também devem aproveitar as ferramentas e as soluções que existem no mercado”, defendeu Állan, da Utatsu, empresa parceira do Sebrae.
Uma das ferramentas mais faladas durante a palestra foi o Chat GPT. De acordo com Állan, as pessoas saíram de uma era onde precisavam saber como pesquisar no Google para a era de saber pedir. “Então, é muito bom às vezes saber as estruturas que você está usando ali, saber o que você está pedindo, a qualidade, o tom, se você quer um tom mais formal, mais informal, se tem algum limite, se você quer que gere dez mensagens, por exemplo. Então restringir já é um ótimo passo”, disse.
Outro tema apresentado pelo Sebrae Goiás foi “Tendências para o visual merchandising”. A especialista Luciana Serenini conduziu o assunto de forma leve e gerou muita reflexão para o público presente. “A maioria pensa que não sabe o que significa o visual merchandising. Mas eu faço a pergunta, será que não?”, questionou ela.
“Porque quando você passa na porta de uma loja, não tem vontade ou não tinha vontade de entrar, e de repente é atraído pelo local e entra. A pessoa fica tão encantada com aquela narrativa, com aquela vitrine, com aquela entrada, com a arquitetura, a disposição dos preços, e acaba ficando mais tempo do que o imaginado naquela loja, a pessoa foi impactada pelo visual”, exemplifica a especialista.
De acordo com ela, esse olhar para o tema permitiu que a plateia entendesse o que significa essa área do marketing. “O termo é ‘visual’ porque toda tem toda essa estrutura desde uma arquitetura até a forma de expor e sinalizar um produto, e que seja bem precificado, com uma experiência que faça com que o cliente vivencie aquele momento de compra como uma forma satisfatória e, muitas vezes, até como uma diversão. Isso tudo faz parte do visual merchandising”, explicou.
ALI Transformação Digital
Seguindo a programação do meeting, que aconteceu na sala da rodada de negócios, os participantes do terceiro ciclo do ALI Transformação Digital também tiveram a chance de aprender mais sobre gestão de tráfego. Segundo o gestor estadual do Transformação Digital, André Villela Ribeiro, o processo de digitalização de uma empresa é fundamental. “Com o ALI, o empresário tem por seis meses um profissional, que é o Agente Local de Inovação, que vai acompanhá-lo para fazer um checkup da empresa e identificar onde precisa mais da digitalização”, disse. De acordo com André, o objetivo do meeting é a participação das pessoas que fizeram parte do ALI e também para quem ainda não conhece.
O gestor regional do programa, Allysson Thales Alves da Silva, também falou da ação. “Dividimos em dois momentos, primeiro tivemos a palestra sobre tráfego pago para os pequenos negócios e depois um momento de conexão entre essas empresas que participaram”, diz.
André disse ainda que falar de tráfego é importante para o sucesso do empresário. “Eles puderam entender também um pouquinho da gestão de tráfego. Porque como nós estamos com a temática do ALI Transformação Digital, que é em processo de digitalização, conecta diretamente com essa palestra de hoje”, enfatizou.
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn