ASN GO Atualização
Compartilhe

Acesso ao crédito é um desafio para as pequenas empresas

Em Goiás, Sebrae é parceiro da GarantiGoiás que oferece aval para aqueles que precisam de crédito para capital de giro ou investimentos
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe

Um dos grandes desafios históricos dos pequenos negócios é o acesso ao crédito. Seja por falta de garantias para oferecer às instituições financeiras ou mesmo por ter dívidas, o que impede a liberação de recursos. Para tratar desse assunto e ampliar a divulgação do trabalho realizado para promover o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, a Associação de Garantia de Crédito de Goiás, a GarantiGoiás, realizou na sexta-feira (27) o primeiro workshop com o tema “Integração, Perspectivas e Oportunidades”.

O evento foi realizado no auditório da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e contou com a participação de diversas entidades, como Sebrae, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Federação da Indústria do Estado de Goiás (Fieg), representantes do Sicoob e Sicred, cooperativas e agentes de crédito de cidades de várias regiões do estado.

Pedro Alves, do Conselho Deliberativo Estadual (CDE), do Sebrae Goiás

A abertura do evento foi feita pelo presidente da GarantiGoiás e da OCB, Luis Alberto Pereira, que mostrou números positivos da atuação da garantidora neste ano. Segundo ele, o trabalho desenvolvido pela equipe teve um bom desempenho. “Conseguimos afiançar empréstimos para empreendedores dos segmentos de comércio, indústria, serviços e agronegócios.”

A programação do evento contou com as palestras com profissionais de mercado com expertise que contaram experiências e novidades de atuação. As palestras ministradas tiveram temas como “Decisão de Crédito Apoiada”, com Cleber Souza Alves, da Futura Brasil, uma empresa de consultoria e assessoria em gestão estratégica; “Juntos Garantimos”, com Magda de Paula, mentora, consultora e coach, com abordagem motivacional; apresentação de cases de sucesso de agentes de crédito e parceiros e apresentação do diretor executivo da RS Garanti, Marcelo Lima, do Rio Grande do Sul, que contou a experiência de atuar há 20 anos no mercado.

“A RS Garanti foi criada em 2003 e sabemos qual é o impacto financeiro para aqueles que possuem dificuldades em ter acesso a linhas de crédito, e com a falta de maturidade no negócio, falta de gestão, a empresa fecha as portas rápido. Então a gente consegue estar pertinho do pequeno.” De acordo com Marcelo, a RS Garanti possui dois modelos no mercado: as parcerias que foram constituídas com os municípios durante a pandemia que proporcionam carência, acesso barato (taxas de juros cerca de 50% menores que as praticadas no mercado, 1,59% contra 3,10%) e as capacitações aos empreendedores.

Magda de Paula, mentora, consultora e coach e diretor executivo do GarantiGoias, Clayton Pires

O diretor executivo da RS Garanti explicou que o segundo modelo começou como um projeto-piloto, há três meses com o Sebrae, e já está sendo ampliado com outros parceiros. Para dar sustentabilidade ao fundo, a garantidora irá retroalimentar esses fundos com intuito de aumentar o lastro para que eles possam atender mais empresas. “Mas vamos pensar também em todo o ecossistema que foi criado para alavancar os negócios”, enfatizou. De acordo com Marcelo, a Associação de Garantia de crédito da Serra Gaúcha possui mais de 5 mil associados e conseguiu disponibilizar mais de R$ 360 milhões em crédito, com efeito positivo direto na criação de empregos.

O workshop contou também com a apresentação de cases de sucesso, assinatura do termo de Adesão/Convênio Sicoob, por meio do diretor executivo de Relacionamento Interno, Carlos Roberto, e lançamento da Campanha Regional GarantiGoiás, com a divulgação de materiais como vídeo, folders, flyers e campanha para as redes sociais.

Presidente da GarantiGoiás e da OCB, Luis Alberto Pereira, assina termo

GarantiGoiás

A garantidora foi criada no Sebrae Goiás e entrou em funcionamento em 2019, sob a condução do então presidente Pedro Alves, que faz parte do Conselho Deliberativo do Sebrae. A instituição foi o nascedouro da GarantiGoiás, que recebeu apoio das 12 instituições que fazem parte do conselho. A gestora do Programa Sebrae Mais Receitas, Paula de Paula, explicou que a GarantiGoiás não oferta crédito, mas calça a operação com as cartas de garantia. “O Sebrae, através da GarantiGoiás, é um aval complementar, solidário que apoia o micro e pequeno empreendedor que não teria condições de acessar um crédito por não ter garantias reais”, complementa.

“Na sede do Sebrae Goiânia foram institucionalizadas as ‘Quartas de Crédito’, que contam com a presença da GarantiGoiás desde o início, com foco em orientações para acesso ao crédito e divulgação dos serviços disponíveis para os diversos setores”, disse Allysson Alves da Silva, analista técnico e coordenador da iniciativa no Sebrae.

Os agentes de crédito visitam as micro e pequenas empresas de vários nichos e que precisam desse aporte para melhorar a performance no mercado ou o próprio empresário procura a GarantiGoiás nas “Quartas de Crédito” no Sebrae em Goiânia e faz a solicitação do empréstimo. Na segunda etapa, o processo passa por uma fase documental digital. É feita uma pré-análise dos dados da empresa e a viabilidade da operação. Sendo viável, o empresário é encaminhado para uma cooperativa de crédito, com uma carta de garantia e em alguns dias o dinheiro é liberado.

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Acesso ao Crédito
  • crédito
  • GarantiGoiás
  • Goiânia
  • MEI