Um dos grandes desafios históricos dos pequenos negócios é o acesso ao crédito. Seja por falta de garantias para oferecer às instituições financeiras ou mesmo por ter dívidas, o que impede a liberação de recursos. Para tratar desse assunto e ampliar a divulgação do trabalho realizado para promover o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, a Associação de Garantia de Crédito de Goiás, a GarantiGoiás, realizou na sexta-feira (27) o primeiro workshop com o tema “Integração, Perspectivas e Oportunidades”.
O evento foi realizado no auditório da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e contou com a participação de diversas entidades, como Sebrae, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Federação da Indústria do Estado de Goiás (Fieg), representantes do Sicoob e Sicred, cooperativas e agentes de crédito de cidades de várias regiões do estado.
A abertura do evento foi feita pelo presidente da GarantiGoiás e da OCB, Luis Alberto Pereira, que mostrou números positivos da atuação da garantidora neste ano. Segundo ele, o trabalho desenvolvido pela equipe teve um bom desempenho. “Conseguimos afiançar empréstimos para empreendedores dos segmentos de comércio, indústria, serviços e agronegócios.”
A programação do evento contou com as palestras com profissionais de mercado com expertise que contaram experiências e novidades de atuação. As palestras ministradas tiveram temas como “Decisão de Crédito Apoiada”, com Cleber Souza Alves, da Futura Brasil, uma empresa de consultoria e assessoria em gestão estratégica; “Juntos Garantimos”, com Magda de Paula, mentora, consultora e coach, com abordagem motivacional; apresentação de cases de sucesso de agentes de crédito e parceiros e apresentação do diretor executivo da RS Garanti, Marcelo Lima, do Rio Grande do Sul, que contou a experiência de atuar há 20 anos no mercado.
“A RS Garanti foi criada em 2003 e sabemos qual é o impacto financeiro para aqueles que possuem dificuldades em ter acesso a linhas de crédito, e com a falta de maturidade no negócio, falta de gestão, a empresa fecha as portas rápido. Então a gente consegue estar pertinho do pequeno.” De acordo com Marcelo, a RS Garanti possui dois modelos no mercado: as parcerias que foram constituídas com os municípios durante a pandemia que proporcionam carência, acesso barato (taxas de juros cerca de 50% menores que as praticadas no mercado, 1,59% contra 3,10%) e as capacitações aos empreendedores.
O diretor executivo da RS Garanti explicou que o segundo modelo começou como um projeto-piloto, há três meses com o Sebrae, e já está sendo ampliado com outros parceiros. Para dar sustentabilidade ao fundo, a garantidora irá retroalimentar esses fundos com intuito de aumentar o lastro para que eles possam atender mais empresas. “Mas vamos pensar também em todo o ecossistema que foi criado para alavancar os negócios”, enfatizou. De acordo com Marcelo, a Associação de Garantia de crédito da Serra Gaúcha possui mais de 5 mil associados e conseguiu disponibilizar mais de R$ 360 milhões em crédito, com efeito positivo direto na criação de empregos.
O workshop contou também com a apresentação de cases de sucesso, assinatura do termo de Adesão/Convênio Sicoob, por meio do diretor executivo de Relacionamento Interno, Carlos Roberto, e lançamento da Campanha Regional GarantiGoiás, com a divulgação de materiais como vídeo, folders, flyers e campanha para as redes sociais.
GarantiGoiás
A garantidora foi criada no Sebrae Goiás e entrou em funcionamento em 2019, sob a condução do então presidente Pedro Alves, que faz parte do Conselho Deliberativo do Sebrae. A instituição foi o nascedouro da GarantiGoiás, que recebeu apoio das 12 instituições que fazem parte do conselho. A gestora do Programa Sebrae Mais Receitas, Paula de Paula, explicou que a GarantiGoiás não oferta crédito, mas calça a operação com as cartas de garantia. “O Sebrae, através da GarantiGoiás, é um aval complementar, solidário que apoia o micro e pequeno empreendedor que não teria condições de acessar um crédito por não ter garantias reais”, complementa.
“Na sede do Sebrae Goiânia foram institucionalizadas as ‘Quartas de Crédito’, que contam com a presença da GarantiGoiás desde o início, com foco em orientações para acesso ao crédito e divulgação dos serviços disponíveis para os diversos setores”, disse Allysson Alves da Silva, analista técnico e coordenador da iniciativa no Sebrae.
Os agentes de crédito visitam as micro e pequenas empresas de vários nichos e que precisam desse aporte para melhorar a performance no mercado ou o próprio empresário procura a GarantiGoiás nas “Quartas de Crédito” no Sebrae em Goiânia e faz a solicitação do empréstimo. Na segunda etapa, o processo passa por uma fase documental digital. É feita uma pré-análise dos dados da empresa e a viabilidade da operação. Sendo viável, o empresário é encaminhado para uma cooperativa de crédito, com uma carta de garantia e em alguns dias o dinheiro é liberado.
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn