

O currículo do engenheiro civil Rossini Farnezi, 69 anos, tem mais de mil obras. São projetos que ele desenvolveu e supervisionou atuando no próprio negócio e também prestando serviços para outras empreiteiras e como funcionário de diversas empresas. Na década de 1990, ele fez uma pós-graduação em engenharia de segurança do trabalho, área em que também trabalhou por anos. Mesmo bem-sucedido e realizado, Rossini queria desenvolver seu potencial empreendedor em outras áreas. “É como dizem: não se deve colocar os ovos em uma cesta só. Seguindo essa máxima, eu queria criar mais fontes de renda, ao mesmo tempo em que me dedicava à minha atividade principal, a engenharia”, explica.
Foi em 1998 que Rossini soube da existência do Empretec, o seminário imersivo do Sebrae voltado ao empreendedorismo. “O curso é muito prático, abre a cabeça do participante, que aprende a identificar oportunidades, criar soluções e produtos e serviços para as necessidades que nos rodeiam o tempo todo, em qualquer lugar que ele esteja. Ganha quem chega na frente. O Empretec foi muito marcante na minha vida”, diz o engenheiro e empreendedor que, muito organizado e metódico, guarda até hoje o material de apoio que recebeu no curso e tem todas as anotações que fez durante as aulas.
O Empretec é um curso de 60 horas de aula, ministradas durante seis dias seguidos. O objetivo é aprender a identificar e desenvolver atitudes empreendedoras. Este seminário é um programa desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e no Brasil é aplicado com exclusividade pelo Sebrae.

Rossini passou a empreender, descobriu por experiência própria que os negócios não dependem necessariamente de dinheiro e sim de ideias, e que também não é preciso ter uma grande equipe. “Você pode ter um funcionário, mil ou nenhum. Isso não é determinante para o sucesso de um empreendimento. Hoje temos a tecnologia, que nos eleva a outro patamar e facilita a vida”, diz.
Empreendendo sozinho
Atualmente, Rossini deixou de lado a engenharia, projetando obras apenas para a própria família, quando necessário. Agora ele distribui produtos da Amway, empresa global de vendas diretas, não tem funcionários, trabalha com a esposa, e sua loja dentro do site vende para Portugal, Espanha e todo o Brasil.
Muito ativo, ele participa continuamente de feiras, eventos e cursos, se reciclando e apreendendo mais. Atento a todos os eventos do Sebrae, costuma participar sempre que pode. Esteve presente na celebração de 30 anos do Empretec na sede do Sebrae Goiás, em outubro, e pode dizer que faz parte do começo desta história. Rossini viaja muito a trabalho, mas também a lazer. Suas paixões são a família, a motocicleta e a prática da natação. Ele ressalta que quer aproveitar a vida, mas que está sempre de olho em novas oportunidades e não quer perder nenhuma chance de empreender.
SERVIÇO
Instagram: @rossinifarnezi
www.amway.com.br/lojavirtual/goiania
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn
