ASN GO Atualização
Compartilhe

Sebrae prepara agentes de inovação para o mercado de consultoria empresarial, que cresce 10% ao ano

Gestão da Auto Imagem, Design Thinking e Personal Branding foram os temas trabalhados nos dias 1 e 2 de dezembro
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe

O cenário da consultoria e treinamento empresarial é promissor no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), o mercado é gigante, cresce em torno de 10% ao ano e deve movimentar cerca de R$ 3 trilhões até 2026. E com objetivo de impulsionar o crescimento e o desenvolvimento pessoal e profissional de Agentes Locais de Inovação (ALIs) que pretendem trabalhar com consultoria empresarial, o Sebrae Goiás realizou o Curso Piloto de Formação de Consultores.

Com a participação de 20 agentes da capital e do interior, o curso teve 40 horas, distribuídos em duas etapas, subsídio de 90% da instituição e uma programação especialmente elaborada com temas atuais e relevantes no mercado. Design thinking, personal branding e gestão da autoimagem foram os assuntos trabalhados na segunda etapa, que aconteceu na sexta-feira e sábado (01 e 02), na Escola de Negócios, na sede da instituição, em Goiânia.

Paolo Petrelli, sócio e CEO na PG Inova Treinamentos, sócio na empresa Meliva e professor de empreendedorismo, inovação e startups em MBA, foi o consultor que trabalhou com o grupo nesses dois dias. No início do encontro, ele já contextualizou a importância de um consultor, um agente de transformação de alto impacto no mundo dos negócios. Para isso, Paolo enfatizou que o profissional dessa área precisa se manter atualizado com as inovações, tecnologias e com conhecimento do mercado em que atua para um atendimento assertivo.

Paolo Petrelli foi um dos consultores que ministrou parte do curso para os agentes

Na sexta, o grupo trabalhou na teoria e na prática o design thinking. “Isso significa entender os problemas complexos através da inovação com um olhar centrado 100% nas pessoas. É uma abordagem que ajuda o consultor a perceber a temática de um problema, observar as pessoas, os comportamentos, atitudes, costumes e a cultura de uma sociedade e em cima disso identificar padrões que nos mostram como podemos idealizar e prototipar soluções e experimentar antes de colocar um real de tecnologia nesse negócio”, explicou o consultor.

Já o foco no sábado foi sobre a construção da própria marca, com os temas personal branding e gestão da autoimagem. “Foi trabalhada a importância de se desenvolver uma mentalidade de autoconsciência, adaptativa, ágil, para que cada um seja lembrado pelo trabalho desenvolvido e o resultado positivo proporcionado nas empresas”, explicou Paolo.

Agente de inovação Luciano Mendes da Silva Filho, que atua em Anápolis e região

O agente local de inovação Luciano Mendes da Silva Filho, engenheiro elétrico com especialização em controladoria e finanças, que atua em Anápolis e região, disse que o curso foi muito produtivo, com uma grade bem elaborada e com temas pertinentes para o planejamento de trabalho como consultor. “Vai agregar principalmente para a carreira e para o conhecimento esse entendimento do que é esse mercado e quais são as possibilidades de consultorias”, afirmou.

A jornalista Dianna Maria Gobi Cardoso, que atua como ALI em Goiânia

Para a jornalista Dianna Maria Gobi Cardoso, que atua como ALI em Goiânia, o curso foi uma oportunidade incrível que contribuiu para que ela e os colegas possam se tornar consultores mais preparados e com conhecimento necessário para atender às demandas da melhor forma possível. “Aprendemos não só como são as etapas do planejamento de consultoria, mas também conhecemos ferramentas que podem ser muito bem utilizadas no trabalho. Esta oportunidade vai ficar marcada na minha vida e experiência profissional”, ressaltou.

Curso foi realizado na Escola de Negócios, na sede da instituição, em Goiânia

O gerente da Unidade de Soluções do Sebrae Goiás, Victor Antônio Costa, avaliou como positivo o piloto do curso de formação para os ALIs, que em breve estarão no mercado, e adiantou que no ano que vem novas turmas de ALIs deverão passar pelo treinamento e outros cursos de aperfeiçoamento. “Nosso intuito é prepará-los para que sejam absorvidos não só pelo Sebrae, mas por qualquer entidade ou empresa que necessite de consultores qualificados”, explicou. Segundo ele, entre as vantagens que o curso traz aos ALIs estão receber um conteúdo personalizado, ministrado por consultores que atuam no mercado e conhecem e vivenciam as práticas, e a ampliação da rede de network.

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Agentes Locais de Inovação
  • ALI
  • consultoria empresarial
  • curso
  • Goiânia
  • inovação