Depois de oito meses de ações em Goiás, entidades que formam o Pacto Goiás pela Inovação realizaram uma reunião nesta segunda-feira (4), na sede do Sebrae, em Goiânia, para apresentar um balanço das conquistas de 2023 e alinhar novas estratégias para o próximo ano. O encontro reuniu lideranças do Conselho Gestor, formado por secretários de Estado, Sebrae, instituições do Sistema S, universidades e setor produtivo.
O Pacto Goiás pela Inovação foi lançado em 22 de março, baseado em um modelo de sucesso já experimentado em Barcelona, Santa Catarina e Porto Alegre. Criado por Josep Piqué, renomado especialista em inovação, já conta com quase 70 participantes no estado. O acordo reúne as quatro hélices do motor da inovação (sociedade civil, universidades, governo e empresas) que se comprometeram a atuar de maneira conjunta para desenvolver e implementar soluções para os principais desafios ao crescimento da inovação, transformando o território, a economia e a sociedade por meio do talento, da tecnologia e do financiamento inteligente.
Em 2023 o grupo contabilizou avanços. Vários eventos de inovação e tecnologia foram promovidos, além da inauguração do HUB Goiás, espaço público de promoção ao empreendedorismo inovador. O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, como anfitrião do encontro, fez a abertura destacando a parceria fundamental da instituição na articulação de projetos voltados à promoção de novas startups.
“Goiás é hoje referência pela estruturação do Pacto. E isso realmente nos demonstra que temos um empenho muito bem direcionado pelo esforço que está sendo promovido em prol do desenvolvimento do nosso estado. Estou muito otimista das ações que vamos conduzir no ano de 2024. E com uma grande expectativa que a gente possa continuar tendo esse apoio do Josep Piqué. Estamos todos unidos no objetivo comum: o de fortalecer cada vez mais todo esse ecossistema aqui em Goiás”, disse.
O Pacto Goiás pela Inovação realizou nove encontros do Conselho Gestor e quatro eventos em 2023 e, para 2024, o foco é trabalhar em eixos da inteligência artificial (IA).
Representando o governo estadual, o titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), José Frederico Lyra Neto, também coordenador do Pacto, citou a união com o movimento Liderança pela Inovação, coordenado pela Fecomércio e Fieg, e a promoção de eventos que deram o início ao ecossistema em Goiás. “Essa aliança foi fundamental para que avançássemos conjuntamente. Para 2024 teremos grandes resultados para o que plantamos esse ano. Em maio faremos o primeiro encontro internacional de inovação em nosso estado. Vamos reunir os principais nomes do ecossistema do mundo para estimular novos negócios e ampliar políticas públicas em um debate sobre inteligência artificial e tecnologias”, afirmou.
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, reafirmou que o estado tem uma oportunidade única de liderar o movimento da inovação, principalmente na área de inteligência artificial, uma área transversal hoje dentro da tecnologia. O secretário afirmou que a inteligência artificial tem sido base de diversas outras aplicações e negócios e modificações no mercado de trabalho e mudanças profundas nas relações entre pessoas.
“Temos possibilidade de liderar essa discussão em toda América Latina. É juntando não somente essas associações, entidades que compõem o setor empresarial no estado, mas também junto a uma área de pesquisa acadêmica, como está aqui, a UFG, IFG, PUC e, claro, a UEG, que acabou de assinar, inclusive, um acordo internacional com a Universidade Huan, em Pequim, na China, para estudos na área energética”, destacou.
À frente da Reitoria da Universidade Federal de Goiás, a professora Angelita Lima explicou que a UFG atua diretamente no Pacto por meio do Parque Tecnológico Samambaia (PTS) e pode tanto ser sede de empresas de tecnologia e laboratórios de inovação interessados em se instalar no estado quanto pode oferecer os serviços especializados prestados pelos seus laboratórios e unidades de alta tecnologia, como o Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI); os Laboratórios Integrados para Inovação em Ciências Farmacêuticas (LIFE); o Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI); e a Rede de Laboratórios de Ideias, Prototipagem e Empreendedorismo (Rede IPELab). “Essa agenda tem se tornado cada vez mais inadiável. Precisamos ter condições de dar respostas ao nosso ecossistema com projetos e ações conjuntas”, disse.
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn