Por meio do Programa Brasil Mais Produtivo, os micro e pequenos empreendedores do estado de Goiás podem ser acompanhados de forma gratuita por seis meses para a implantação de soluções ágeis, de baixo custo e alto impacto para inovar processos e reduzir desperdícios nas empresas. Todo esse atendimento é realizado por um Agente Local de Inovação (ALI), que se dedica a estabelecer um plano de ação para tratar os problemas de gestão prioritários do negócio.
Na noite desta terça-feira, 12, um evento realizado na sede do Sebrae Goiás marcou a finalização do último ciclo do ALI Produtividade do ano de 2023. Empresários goianienses atendidos pelos agentes ao longo do segundo semestre deste ano se reuniram para celebrar os resultados, conhecer os casos de sucesso obtidos a partir da atuação de cada ALI e assistir a uma palestra do integrante do Grupo Tático da Polícia Civil de Goiás e especialista em operações aéreas, Eduardo Santiago. O momento objetivou a reflexão dos empresários a respeito da importância da persistência e da superação dos desafios tanto no âmbito profissional quanto pessoal.
Para a analista e gestora regional do programa, Rhaiane Procópio, a quantidade de pessoas engajadas no evento foi um indicativo do sucesso vivenciado pelos empreendedores neste ciclo. “Hoje, como gestora do ALI, é uma realização ver a casa tão cheia. A gente tem mais de 100 pessoas aqui dentro, todos celebrando resultados promissores”, comentou.
Ao longo de seis meses, cada ALI acompanha e auxilia 25 empresas. Ao todo, 500 empresas são atendidas por semestre apenas na cidade de Goiânia. “Através do trabalho dos ALIs, nós fazemos promessas aos pequenos empreendedores. Nós nos comprometemos a realizar melhorias e, hoje, estamos mensurando a produtividade entregue do início ao fim do programa. É incrível perceber o quanto os empresários cresceram em alguns meses”, ressaltou a gestora.
Em um dos momentos mais especiais do evento, um painel interativo expôs as dores vivenciadas antes da experiência com os ALIs e as conquistas obtidas durante e após a finalização do ciclo. A proprietária das Óticas Coracini, Diesika Coracini, evidenciou as modificações implantadas na empresa após o início da parceria com o Sebrae. “O empreendedor que não conhece o Sebrae está fazendo algo de errado. A partir do ALI e dos cursos oferecidos na instituição, eu obtive conhecimentos que me permitiram ver os locais que poderiam ter custos reduzidos e no que eu poderia investir. Foi aí que sobrou dinheiro para fazer o branding da minha marca e para patentear a marca”, explicou Diesika.
“Em janeiro de 2024 eu começo a trabalhar o marketing na empresa a partir do Sebraetec, que eu também conheci no Sebrae e consegui subsídios para aderir ao programa. Por meio do ALI nós preparamos a casa para saber até onde podíamos chegar. Fizemos metas para 2024 e agora já estamos dando passos maiores, porque eu tenho certeza que vai ser um sucesso”, completou a empresária.
Para a consultora sênior do programa, Ludimila Ganzaroli, as conquistas estão atreladas ao trabalho conjunto desenvolvido entre empreendedores e ALIs. “A parte mais satisfatória de tudo isso é ver a persistência de cada empresário em continuar até o final, em acreditar nos agentes e no que eles podem fazer de diferente para a empresa. Como consequência, estamos vendo resultados concretos e já implantados”, destacou.
Além do reconhecimento ao trabalho dos agentes, o evento também contou com a premiação de empresas que se destacaram em duas categorias ao longo dos seis meses: empresa mais colaboradora e empresa mais inovadora. Na primeira categoria, a empresa que teve ênfase por colaborar de forma enérgica com o programa e com o Sebrae foi a Taff Talentos. Já na segunda categoria, a empresa destaque foi a Saimom Car.
Para a sócia proprietária da Saimom Car, Ana Maira Coelho, contar com o apoio de um agente modificou a forma com que ela lidava com o próprio negócio. “Eu venho de um ramo muito diferente de uma oficina mecânica. Sou personal trainer e precisava aprender mais coisas, principalmente sobre administração. A Lorhanne, que foi a minha ALI, me abriu os olhos para um mundo de inovação. Eu pude abrir uma porta de aprendizados e de novos horizontes”, explicou.
Para a empresária, o principal ganho obtido através do programa foi a identificação da necessidade de trabalhar o pós-venda e de como isso influencia na relação com o consumidor. Ana ressaltou que, hoje, mantém um contato mais próximo com os clientes e que isso possibilitou a manutenção de uma rotina de feedbacks e de atenção àqueles que fazem o negócio prosperar.
Para finalizar o encontro, cada empresário presente pôde apresentar um ‘pitch’ de suas próprias empresas, fortalecendo o ‘networking’ e compartilhando experiências com os demais. “Saio deste evento com a sensação de dever cumprido. De fato, conseguimos, individualmente, levar algum tipo de inovação a 25 empresas. Destaco o caso de uma floricultura que não tinha um método de controle financeiro, não tinha fluxo de caixa ou informatização na empresa. Nesses seis meses, eles adotaram um sistema de monitoramento e começaram a acompanhar as entradas e saídas e, com isso, puderam ter uma noção verdadeira das contas da empresa”, finalizou a Agente Local de Inovação, Jackeline Mendes.
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
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