Em um evento realizado nesta quarta- feira (21), São João d’Aliança foi oficializada como uma das três cidades do Brasil a integrar o projeto-piloto ELI Ativa, iniciativa do Sebrae que visa incentivar a criação de espaços inovadores em municípios e territórios.
A cerimônia contou com a presença de autoridades locais; representantes do Sebrae; representantes de universidades, escolas, setor produtivo de diversas cidades da região; além de palestrantes renomados, como Mariana da Mata, diretora executiva do Fab Lab Rel, e Edgar Andrade, head da startup Bootcamp.
O ELI Ativa (ELI é referente a Ecossistema Local de Inovação) busca fomentar a cultura inovadora e o empreendedorismo em São João d’Aliança, conectando o município a oportunidades de desenvolvimento local e regional. O projeto irá trabalhar em conjunto com diversos setores da sociedade, como academia, poder público e iniciativa privada, para:
- Criar um ambiente propício para o surgimento de startups e negócios inovadores;
- Oferecer capacitações e mentorias para empreendedores locais;
- Promover a integração entre os diferentes agentes do ecossistema de inovação;
- Atrair investimentos para o município.
Durante o evento, os participantes fizeram dinâmicas temáticas abordando como conectar pessoas, instituições e poder público, de forma a viabilizar ecossistemas de inovação.
A escolha de São João d’Aliança como cidade-piloto é um marco para o desenvolvimento do Nordeste Goiano. A iniciativa demonstra o potencial da região para se tornar um polo de inovação e empreendedorismo, gerando oportunidades para toda a população.
Cléber Chagas, gerente da Regional do Entorno do DF/Nordeste, se entusiasma com a iniciativa. “O ELI Ativa é um projeto revolucionário, principalmente aqui para a região, porque busca atrair academia, poder público e iniciativa privada para que todos trabalhem juntos em prol da inovação”, afirmou.
Charles Dumaresq, analista do Sebrae no Nordeste Goiano, considera que o ELI Ativa vem para somar e presentear não só um município, mas toda a atividade do Sebrae e dos atores envolvidos no Nordeste Goiano.
Mariana da Mata, diretora executiva do Fab Lab Rel, ressaltou a união de propósitos. “A gente reuniu muitas pessoas de cidades da região, e a expectativa era encontrar pessoas instigadas e construir um compromisso com a construção do empreendedorismo inovador. Isso vai facilitar muito o processo de construção da comunidade do ELI Ativa aqui na região, e vamos conseguir ter resultados muito promissores”, disse.
Para Edgar Andrade, palestrante e head da startup Bootcamp, se disse satisfeito por participar deste momento. “Estou feliz demais aqui em São João d’Aliança, mas conectado com toda a região Nordeste de Goiás, rodando uma experiência muito bacana que vai conectar esses municípios entre si, com o futuro e com o mundo através do empreendedorismo inovador”, considerou.
O futuro é agora
Com a implementação do ELI Ativa, São João d’Aliança está abrindo caminho para um futuro promissor, onde a inovação e o empreendedorismo serão os pilares do desenvolvimento local e regional, sempre com o suporte do Sebrae, que oferece capacitações e soluções em diversas áreas, também com foco em inovação.
A prefeita de São João d’Aliança, Débora Domingues, frisou a importância desse tipo de parceria. “O projeto do Sebrae transforma a vida das pessoas. Estou muito feliz pela instituição ter escolhido São João d’Aliança como piloto desse modelo. Estamos felizes e queremos aprender cada vez mais com vocês. O Sebrae Goiás já nos ajuda em nosso município com a Sala do Empreendedor e outros serviços, norteia nossos passos e abre nossa mentalidade. Queremos alçar voos cada vez mais altos”, disse.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Posse: Agência Entremeios Comunicação / Renato Feitosa – (61) 99947-1248
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn