Quando o assunto é educação empreendedora, muitos locais investem nessa missão, como é o caso da Escola de Educação Meu Futuro, que tem se destacado por sua abordagem inovadora e colaborativa na promoção da educação empreendedora entre seus alunos que vão desde a idade pré-escolar, no ensino infantil, até a turma do nono ano do ensino fundamental. A instituição teve o primeiro contato com o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) do Sebrae em 2018, entretanto, a pandemia impactou significativamente a capacidade de administrar e aplicar o projeto por completo. A iniciativa já recebeu aproximadamente 250 participações.
A diretora da escola, Elzanit Ribeiro Matos, compartilhou a experiência, destacando a importância do programa em parceria com o Sebrae Goiás para o crescimento dos alunos e de toda a comunidade escolar. Elzanit acredita que estimular habilidades empreendedoras na educação básica pode ajudar a preparar os jovens para os desafios do mundo profissional, promovendo a criatividade, o pensamento crítico, a resolução de problemas e a iniciativa.
“O Sebrae, sendo uma entidade dedicada ao apoio ao empreendedorismo, pode oferecer recursos, experiência e orientação valiosos para essas iniciativas. Uma abordagem educacional que integre conceitos de empreendedorismo pode contribuir para o desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora, incentivando a inovação e a autonomia”, destaca.
O início do projeto ocorreu em 2019, mas as limitações impostas pela pandemia mantiveram as atividades apenas no âmbito teórico nos anos seguintes. Com o retorno das atividades presenciais, a instituição enfrentou o desafio de se preparar para a realização da Feira do Empreendedorismo. “No início, essa transição representou um grande desafio, porém, sob a liderança da equipe do Sebrae, a turma não se deixou abater. Em 2022, finalmente, foi realizada a primeira Feira do Empreendedorismo, um marco significativo na jornada do projeto”, conta.
Ainda de acordo com a diretora, ao se posicionar como um instrumento de mudança, a escola se compromete a proporcionar aos jovens não apenas conhecimentos teóricos, mas também a oportunidade de vivenciar situações práticas que moldam as perspectivas e habilidades. “A parceria não é apenas uma colaboração institucional, mas um meio para criar um ambiente educacional que vai além dos limites da sala de aula tradicional. Ao proporcionar acesso a novas experiências, a escola e o Sebrae constroem as bases para um futuro no qual os jovens se sintam mais seguros em suas decisões profissionais, preparados para os desafios do mundo real”, enfatiza.
A abordagem holística e proativa da Escola de Educação Meu Futuro vem enfatizando o compromisso da instituição com o desenvolvimento integral dos alunos. O estabelecimento é apresentado como um agente de transformação, cujo objetivo vai além do ensino de conhecimentos acadêmicos, buscando capacitar crianças e jovens com as ferramentas necessárias para influenciar positivamente suas próprias vidas.
A parceria com o Sebrae não é apenas vista como um meio de enriquecer a educação, mas sim como uma ponte para um futuro mais promissor e seguro para os jovens que frequentam as salas de aula da instituição. “Isso ressalta a importância da colaboração e do apoio mútuo entre escola, alunos e suas famílias na construção de um caminho sólido e promissor para o futuro”, finaliza Elzanit Ribeiro.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn