ASN GO
Compartilhe

Empretec prepara engenheira civil para concretizar o sonho do escritório próprio atuando como autônoma

Origem humilde e trajetória de dificuldades não desanimaram a profissional, que planeja um futuro sólido com o que aprendeu no seminário do Sebrae
Por Natalia Nuñez, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe
Reizilene Nogueira Costa: rumo ao escritório próprio como autônoma

Formada há três anos e meio, Reizilene Nogueira Costa, 31, encontrou dificuldades para se encaixar no mundo corporativo, dentro de sua área, por isso abriu a sua própria empresa em 2024, em Goianésia. “As vagas são para quem tem muitos anos de experiência, domínio de idiomas, de programas diversos e certificados de capacitações, que quando você termina de cursar, as exigências já mudaram”, constata a engenheira civil, quando enumera os empecilhos que encontrou ao procurar emprego.

Filha do meio de uma família com cinco crianças, os pais eram lavradores, hoje são feirantes que moram em um assentamento em Niquelândia, a sua cidade natal. “No ano 2000, meus pais participaram de um programa de assentamento do Instituto Nacional de de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Ficamos um ano morando embaixo de uma lona e mais dois em uma casa de pau a pique. Por sorte, foram sorteados, moram há 24 anos no mesmo local, cultivam hortaliças e são feirantes”, conta Reizilene, emocionada. “Foi um caminho muito duro, mas a vida foi melhorando, todos os filhos temos formação universitária. Algo que parecia impossível”, ressalta.

Ela é formada pela UniEvangélica de Goianésia, uma instituição particular, que conseguiu cursar graças ao Fies. O diploma universitário foi uma grande vitória, mas ela não parou por aí, continuou a se capacitar e segue investindo em seu aperfeiçoamento. Ela tem pós-graduação em Estrutura e Fundações e está concluindo o MBA em Gestão e Controle de Obras.

Com o Empretec, a carreira deslanchou

Empretec

Mas Reizilene queria uma capacitação que a aproximasse da realidade e a preparasse para o negócio próprio. Foi no Empretec, que ela encontrou o que precisava. A engenheira faz parte da Mútua, uma associação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO). “A Mútua me mandou um e-mail de divulgação do Empretec e me interessei. Fui procurar o Sebrae de Goianésia e o analista José Neto me explicou tudo”, conta a engenheira.

Aperfeiçoamento de capacidades empreendedoras e técnicas foi a busca da engenheira

O Empretec é o principal programa de formação de empreendedores do mundo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Este seminário intensivo está disponível no Brasil exclusivamente através do Sebrae. A capacitação revoluciona a forma como os empreendedores encaram seus negócios e lhe dão ferramentas para uma gestão de sucesso.

A engenheira considera extremamente valiosa a sua experiência com o Empretec, do qual participou em outubro de 2023, em Jaraguá. “Saí da minha zona de conforto, o desafio foi criar um negócio que não fosse no meu ramo em um grupo com pessoas de atividades diversas e isso foi muito enriquecedor. Em uma semana devíamos idealizar e colocar para rodar uma empresa completamente funcional. No dia a dia, sonhamos muito, mas nada se parece ao real. Mas esta experiência foi muito real”, relembra Reizilene, cujo grupo de trabalho criou uma fábrica de picolés.

A família sempre batalhou muito desde o tempo do assentamento no campo

“Acho que o Empretec me deixou mais preparada para os desafios práticos da minha profissão, não apenas no mercado, como também na condição de mulher”, comenta. Ela acredita que a mulher precisa se impor o tempo todo e trabalhar mais para ganhar seu espaço dentro deste mercado. “O preconceito ainda existe, é lamentável, por isso temos que estar preparadas para vencê-lo”, afirma.

O futuro

Por enquanto, a empresa não tem sede, este será o próximo passo. “Os clientes chegam a mim através de indicações, ou eles veem o telefone nas placas das obras e entram em contato. Já fiz projeto e acompanhamento de residências e de kitnetes. Um serviço chama outro e assim tenho trabalhado”, conta a engenheira, empolgada com seus resultados.

A RNC Engenharia e Consultoria está apenas começando a atuar no mercado, aos poucos os contratos estão aparecendo, e a engenheira vem ganhando a confiança da clientela. O lema da empresa traduz o que ela quer para seu negócio e sua jornada pessoal: “Construindo soluções para uma vida melhor”.

SERVIÇO

RNC Engenharia e Consultoria Ltda

WhatsApp: (62) 99987-4414

Instagram: @reizilene_eng.civil

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • case
  • Empretec
  • Goianésia