ASN GO Atualização
Compartilhe

Tecnoshow: sustentabilidade e responsabilidade social são essenciais aos negócios rurais

Palestra no estande do Sebrae com dois especialistas procurou esclarecer conceitos de ESG e conscientizar empreendedores do campo
Por Felipe Morais, de Rio Verde
ASN GO Atualização
Compartilhe
Palestra ressaltou principais pontos da sustentabilidade e da responsabilidade social, com os modernos conceitos de ESG (Fotos Edmar Wellington)

Na quinta-feira (11), o estande do Sebrae em parceria com o Sistema Faeg/Senar recebeu dois palestrantes especialistas em responsabilidade e sustentabilidade. Eles explicaram conceitos sobre esses temas e ressaltaram como eles são importantes para a sobrevivência de qualquer negócio, inclusive os empreendimentos rurais.

Os especialistas que fizeram a apresentação foram Tihaná Hirata, formada em ciência sociais e especialista em políticas públicas e que já foi consultora pelo Sebrae durante 11 anos na área de desenvolvimento territorial e políticas públicas, e Welton Souza, especialista em sustentabilidade/ESG (da sigla em inglês que significa Meio Ambiente, Social e Governança, ou seja, indica uma Governança Ambiental, Social e Corporativa).

Welton Souza lembrou que a palavra-chave da sustentabilidade é “risco”. “Na verdade é a capacidade de diminuir o volume de risco que você tem em qualquer processo que tem que realizar. Hoje a sustentabilidade está voltada para a manutenção, para que possa evitar que aconteça algum tipo de intercorrência, e, assim, diminuir o risco do negócio. E quando isso acontece você aumenta a confiabilidade que as outras empresas e clientes têm em você.”

Os especialistas Welton Souza e Tihaná Hirata

A palestra com foco na implementação do ESG seguiu esclarecendo pontos de melhorias. A consultora Tihaná Hirata indicou que implementar a sustentabilidade e ações sustentáveis dentro das suas propriedades é relativamente simples. “São iniciativas de baixo custo e que têm um grande impacto para toda a sociedade. O que viemos mostrar para o produtor é que ele pode ser um agente de grande transformação da sociedade a partir do que pode fazer dentro de sua propriedade. E que essas coisas são simples por serem aquilo que ele já conhece, mas que muitas vezes são negligenciadas durante a produção e atividade agropecuária.”

Segundo eles, há vários cursos de sustentabilidade e ESG on-line gratuitos, e o Sebrae é uma das fontes para esse tipo de informação.“A instituição tem se preocupado também em cada vez mais trazer essa pauta para os eventos, ações e sua programação em uma forma geral. E estamos planejando um grande evento sobre sustentabilidade nos pequenos negócios com parceria entre Sebrae e Associação Comercial e Empresarial de Goiânia”, completou Tihaná.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Na Regional Sudoeste | Rio Verde: Valério Delfino / Agência Entremeios Comunicação – (64) 99211-9284

Acesse aqui a Sustentabilidade no Sebrae.

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • ESG
  • responsabilidade social
  • Rio Verde
  • sustentabilidade
  • Tecnoshow