ASN GO Atualização
Compartilhe

Semana do MEI teve desafio inovador e capacitações de empreendedores na Regional Norte

Evento do Sebrae envolveu microempreendedores individuais, potenciais empresários, parceiros e poder público em Porangatu e Goianésia
Por Deivianne Jhasper e Caio Santos
ASN GO Atualização
Compartilhe

A Semana do MEI na Regional Norte do Sebrae Goiás apresentou um desafio inovador para empreendedores, além de oferecer muitas atividades e capacitações. Em Porangatu, na noite da última quarta-feira (22), na sede da parceira Aciap, o Sebrae lançou um desafio àqueles em buscam sucesso nos negócios. Primeiro os comerciantes expuseram suas dificuldades na hora de empreender, depois foram convidados a organizar, controlar e impulsionar o crescimento das empresas por meio de um plano de ação de 30 dias para obter mais clareza sobre a saúde financeira do empreendimento.

Ewerton Filho, analista do Sebrae, falou sobre a relevância dos controles da empresa (Foto Deivianne Jhasper)

“Tudo começa com os controles financeiros, que é poder anotar tudo que você compra, tudo que você vende e categorizar isso. Se puder automatizar em uma planilha ou até um sistema, é a melhor forma, pois você ganha tempo e deixa aquele trabalho manual muito mais divertido e mais rápido”, explicou o analista do Sebrae Ewerton Filho.

A contadora e consultora em finanças e pessoas do Sebrae Raylane Guimarães ministrou a palestra e explorou ferramentas e estratégias essenciais para otimizar a gestão financeira dos negócios. Ela também fez um alerta aos comerciantes sobre a importância de separar a conta bancária de pessoa física da conta jurídica.

“Até para você cumprir a legislação, é importante que o empresário, ainda que seja um microempreendedor individual, deve ter a conta física separada da conta jurídica para poder cumprir todas as obrigações fiscais e não misturar o patrimônio. Às vezes, até proteger o seu patrimônio pessoal e também para que a empresa tenha um crescimento sustentável, não retirando um pró-labore maior do que a empresa possa pagar”, esclareceu a contadora.

A consultora em finanças e pessoas Raylane Guimarães ministrou palestra voltada a aspectos da gestão financeira (Foto Deivianne Jhasper)

A professora aposentada Escia Boaventura esteve bastante empolgada com o evento, pois sabe que essa foi mais uma oportunidade de adquirir conhecimento por meio do Sebrae. Há quatro anos, ela se aposentou e decidiu se dedicar a um novo projeto, com as vendas de pão de queijo, biscoitos e salgados. A Casa do Pão de Queijo surgiu de uma conversa em família e dessa forma ela percebeu que poderia lucrar e ter uma renda a mais. Hoje, a comerciante é a única representante de vendas da empresa Pra Você Alimentos Congelados. Os produtos são fabricados pela prima dela, de quem é sócia.

Com o apoio do Sebrae, ela comemora hoje uma conquista, deixou de ser MEI para ser microempresa. “Eu acho que antes de tudo, é você gostar de gente, é você gostar de estar no meio das pessoas. Eu amo o que faço, amo os produtos que eu vendo e falo isso com alegria”, comemorou.

A empreendedora Escia Boaventura é assídua cliente do Sebrae e vê sua empresa crescer (Foto Arquivo Pessoal/Divulgação)

Goianésia: capacitação e expansão de negócios

Em Goianésia, a Semana do MEI foi antecipada com relação às demais cidades, e foi realizada de 13 a 17/05. O Sebrae ofereceu uma série de palestras e oficinas. A iniciativa foi uma parceria com a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Indústria e Comércio.

Segundo Flávia Santos, analista do Sebrae, o objetivo foi capacitar os microempreendedores locais, possibilitando seu crescimento e geração de empregos e renda e impulsionando a economia do município. “A proposta foi qualificar os empresários em diversas áreas, como gestão financeira, gestão de pessoas, planejamento e organização, além de orientações sobre crédito, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho”, explicou.

Em Goianésia houve várias ações, e a rodada de crédito teve bastante repercussão (Foto Sebrae)

Rubya Carla, gerente da Regional Norte do Sebrae, apontou que a iniciativa foi bastante significativa, tendo em vista o número de pessoas que foram atendidas. “Realizamos diversos atendimentos à comunidade, a rodada de crédito foi um dos maiores destaques, onde muitos se interessam em investir nos seus negócios.”

Foram realizadas palestras para quem desejava se formalizar e virar MEI, palestras sobre vendas, além de oficinas sobre plano de negócios. Um consultor especializado em MEI também esteve presente. Tudo voltado a orientar e mostrar que o microempreendedor individual pode e deve melhorar e ampliar o seu negócio. A Rodada de Crédito, realizada na Sala do Empreendedor, no Paço Municipal da Prefeitura de Goianésia, também teve um número significativo de participantes.

Diogo e Ghensi são MEIs há alguns anos e estiveram presentes na Semana do MEI em Goianésia. Eles contaram que o primeiro contato com o Sebrae foi com o intuito de buscar capacitação, uma linha de crédito e regulamentar o MEI para realizarem o sonho de ter uma livraria. Hoje já consolidada no mercado, a Livraria Cristã DeG Bíblias atua não somente no âmbito das vendas on-line, como também com sede própria, inaugurada em janeiro deste ano.

Livraria DeG: depois de alguns anos, Diogo e Ghensi decidiram ampliar o negócio e abrir a livraria física em Goianésia (Foto Arquivo Pessoal/Divulgação)

“É muito importante ressaltar que o apoio do Sebrae foi fundamental na abertura do nosso negócio. O Sebrae nos capacita, nos fornece oportunidade de ingressarmos no mercado de trabalho. Hoje o grande patrimônio de um bom negócio são os clientes, e o Sebrae nos fornece essa oportunidade por meio de cursos para não somente vendermos, mas como irmos além e cativarmos, nos aproximarmos de nossos clientes”, detalhou Ghensi Emilio, microempreendedora desde 2019.

“O grande diferencial do nosso negócio foi que conseguimos abrir ele de forma on-line na época da pandemia. Eu e minha esposa Ghensi, começamos há dois anos, e com o tempo sentimos a necessidade que nossos clientes tinham que ter um envolvimento a mais, que eles tinham que ter o produto em mãos para realizar uma melhor escolha, e neste sentido buscamos ajudar e procuramos sem pensar duas vezes o Sebrae. Ele nos proporcionou o conhecimento necessário para que a gente pudesse dar o pontapé inicial na loja física a partir deste ano”, detalhou Diogo.

Ellen Venturini em mais uma noite de sucesso no trabalho (Foto Arquivo Pessoal/Divulgação)

Ellen Venturini também esteve presente na Semana do MEI e falou a respeito da sua experiência com o Sebrae. “Sou MEI há mais de oito anos, já atuei em outro ramo, só que desde 2022 atuo na área alimentícia. O suporte que o Sebrae nos fornece é sensacional, além dos muitos benefícios. INSS, tirei minha licença-maternidade e recebi tudo certinho. Além de palestras e cursos, que nos capacitam para enfrentarmos o mercado de trabalho”, disse.

Atualmente, Ellen vem se destacando no seu ramo. Seu trailer é conhecido em toda cidade, e ela participa dos grandes eventos em Goianésia. “Em janeiro, graças a todos os benefícios e apoio que o Sebrae nos proporciona, consegui comprar o trailer. Trabalhamos na Feira da Cultura, uma feira promovida pela Prefeitura de Goianésia, e tenho um leque vasto de alimentos. Agora, com mais apoio ainda do Sebrae, estamos ampliando o negócio e abrindo um ponto de food truck, eu e mais três MEIs”, completou.

Semana do MEI em Goianésia foi realizada no Paço Municipal da Prefeitura (Foto Sebrae)

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Norte | Porangatu: Agência Entremeios Comunicação / Deivianne Jhasper – (62) 99194-6506

Na Regional Norte | Goianésia: Agência Entremeios Comunicação / Caio Santos – (62) 99690-5132

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • capacitações
  • desafio
  • Goianésia
  • MEI
  • Porangatu
  • Regional Norte
  • Semana do MEI