ASN GO
Compartilhe

Abertura de novos mercados para os micro e pequenos negócios

Quinta Reunião Ordinária do CDE empossou novos membros, validou acordo coletivo de trabalho para 2024 e apontou oportunidades de internacionalização
Por Alice Galvão, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe

O conselheiro Marcelo Baiocchi Carneiro (Fecomércio) presidiu, realizada em 23 de maio de 2024, a 5ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Goiás e empossou Angelita Pereira de Lima como conselheira titular representando a UFG e Jesiel Freitas Carvalho como seu suplente. Ambos agradeceram o acolhimento, fizeram menção ao bom trabalho do antecessor Edward Madureira, bem como reconheceram-se honrados e cientes da responsabilidade e importância da sua contribuição para o desenvolvimento do estado.

Outro destaque da reunião foi a validação do Acordo Coletivo de Trabalho para o período de 2024 a 2025. Dentre outros pontos aprovados estão o reajuste salarial de 5% e o aceite de atestados de comparecimento para abono de ausências motivadas pela realização de exames médicos. O Comitê de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional, coordenado pelo conselheiro Marco Cesar Chaul (Fecomércio), composto pelo conselheiro Eurípedes José do Carmo (GoiásFomento) e tendo como relator o conselheiro Jesiel Freitas (UFG), apresentou a conclusão do parecer, que foi aprovado por unanimidade. O conselheiro José Caetano (Sebrae Nacional) sugeriu, como boa prática de governança, a anexação do parecer da assessoria jurídica do Sebrae Goiás ao processo de formalização do Acordo Coletivo como padrão de envio do documento para próximas aprovações.

Durante a reunião, o conselheiro Marco Cesar Chaul apresentou uma avaliação dos resultados da primeira missão prospectiva do Sebrae Goiás, que teve como destino a Canton Fair China, maior feira multissetorial da Ásia e uma das maiores do mundo. Além dele, fizeram parte da comitiva o diretor superintendente Antônio Carlos de Souza Lima Neto, o gerente da Unidade de Comunicação, Marketing e Eventos, Ivan Lucas, e a analista Lorena Póvoa. O intuito desse tipo de missão é conhecer novas feiras e oportunidades de visitas técnicas para analisar a pertinência de inserção no calendário de Missões Empresariais do ano subsequente.

O roteiro também incluiu visitas técnicas e institucionais nas cidades de Guangzhou, Shenzhen e Pequim. As perspectivas de acordos de cooperação e com as instituições visitadas foram promissoras, com destaque para possíveis parcerias com a Câmara de Comércio Brasil/China, o Consulado do Brasil em Guangzhou, a Invest Guangzhou e a Shenzhen Promotion Association for Small & Medium Enterprises (entidade coirmã do Sebrae na China). Além disso, foi percebida a importância de se aprimorar o briefing para que a Apex Brasil faça um trabalho de posicionamento de marca mais robusto para Goiás e tenha um olhar mais estratégico para o segmento dos micro e pequenos negócios.

A primeira turma de trainees do Sebrae Goiás teve motivos para comemorar, pois foi efetivada pela instituição e recebeu os parabéns do Conselho Deliberativo Estadual durante a 5ª Reunião Ordinária. Os jovens profissionais passaram por um rigoroso programa de treinamento e agora fazem parte da equipe de analistas, contribuindo para o desenvolvimento econômico e empresarial do estado.

Camila Borges, assessora jurídica do CDE, apresentou as orientações sobre a participação de conselheiros(as) do Sistema Sebrae nas eleições municipais do ano vigente, com ênfase na obrigatoriedade de desincompatibilização “do cargo ou função de direção, administração ou em entidades representativas de classe, mantidas, total ou parcialmente, por contribuições impostas pelo poder público ou com recursos arrecadados e repassados pela Previdência Social” quatro meses antes do pleito, ou seja, até 6 de junho de 2024. Foi usado por analogia o dispositivo legal da Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990, em seu artigo 1º, inciso II, “g”.

Em sua apresentação do relatório bimestral de convênios, a gerente de Finanças, Veronice da Silva, mostrou um panorama de cumprimento das execuções dentro do esperado e chamou a atenção para o número de 136 pontos de atendimentos dentro dos convênios da rede estendida (PAP – Ponto de Atendimento ao Parceiro, Salas do Empreendedor, cooperação técnica financeira e termos de parceria), cumprindo com o propósito de ampliação do alcance e capilaridade do Sebrae em todo o estado de Goiás.

Na ausência do conselheiro Eduardo Veras (Faeg), o diretor Antônio Carlos fez o reporte dos resultados da Missão Empresarial Ovibeja 2024, em Beja/Portugal. Participaram da comitiva os dois já citados, além dos conselheiros Cláudio Carvalho (Agpe) e Leopoldo Moreira (Facieg), o chefe de gabinete do CDE, Manoel Soares, e um grupo de empresários. Dentre os destaques da missão estão: visita à administração do Porto de Sines, reunião com o Nerbe – Associação Empresarial do Baixo Alentejo, visitas guiadas pela Câmara aos estandes da Ovibeja, visita ao estande da Câmara Municipal de Beja, visita ao aeroporto de cargas de Beja, reunião com a Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches e visita aos Silos de Cereais de Beja, visitas técnicas ao Vale da Rosa e Monte do Pasto, reunião com o secretário geral da CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal, além do seminário “Goiás – Parceiro de Negócios e Investimentos entre Portugal e Brasil” na AIP.

Esses eventos marcantes demonstram o compromisso do Sebrae Goiás com o desenvolvimento regional e a busca contínua por conhecimento e inovação para o ecossistema dos pequenos negócios.

O gerente da Unidade de Gestão Estratégica, Francisco Lima, apresentou, para ciência dos conselheiros, o projeto de reestruturação das agências do Sebrae Goiás em todo o estado; o diretor superintendente Antônio Carlos reportou as ações do mês, com ênfase para a Caravana Empreender Com Você, e agradeceu o empenho do diretor de Administração e Finanças, João Carlos Gouveia, e da gerente da Unidade de Gestão de Pessoas, Gilka de Freitas, na condução do primeiro ciclo do Programa de Trainees da instituição, anunciando o lançamento da próxima turma e parabenizando todos os envolvidos.

Não houve nenhuma sindicância nos últimos quatro meses, o que dispensou a apresentação do relatório quadrimestral sobre esse assunto. Cândido Vieira, membro do Conselho Fiscal da UFG, participou como observador dessa 5ª Reunião Ordinária, enriquecendo os debates.

Por fim, foram homenageados os aniversariantes do mês de maio: Pedro Alves (Fieg), Geovar Pereira (FCDL) e Marcelo Baiocchi (Fecomércio), bem como o aniversariante do mês de abril, Cláudio Carvalho (AGPE).

  • 5ª Reunião Ordinária
  • CDE
  • Conselho Deliberativo Estadual