ASN GO Atualização
Compartilhe

Empresários de Goiânia comemoram bons resultados com o Transformação Digital 5.0

Programa proporcionou consultorias gratuitas com objetivo de impulsionar os negócios a partir da utilização de ferramentas digitais na gestão das empresas
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe
Encerramento do Transformação Digital foi realizado na sede do Sebrae (Fotos Edmar Wellington)

Empresários, consultores e equipe do Sebrae Goiás se reuniram na noite desta terça-feira (25), no auditório da instituição, para o encontro final do programa Transformação Digital 5.0. Durante três meses, 60 empreendedores tiveram consultorias gratuitas do programa, que atua com estratégias de potencialização por meio da melhoria da produtividade e digitalização empresarial. A programação do evento contou com apresentação de resultados, um workshop sobre Inovação Estratégica com IA, momento de integração e networking entre os participantes e sorteio de brindes das empresas que participaram.

O analista técnico, gestor do programa e gerente substituto da Regional Central do Sebrae (Goiânia), Allysson Silva, explicou que o Transformação Digital envolve o diagnóstico da maturidade digital da empresa, elaboração de planos de ações direcionados, acompanhamento da implementação das ações, mensuração dos resultados e realização do encontro de negócios. A consultoria tem a duração de três meses e é direcionada para microempreendedores individuais (MEI), micro e pequenas empresas.

Para ele, os resultados foram além das expectativas. “Tivemos um excelente engajamento das empresas, e os consultores tiveram um papel fundamental, não só no despertar para a necessidade da transformação digital nos negócios, mas também no acompanhamento das empresas em busca dos melhores resultados. Muitos empreendimentos conseguiram atingir mais de 10% no aumento do faturamento, com possibilidade de resultados ainda melhores de agora em diante”, avaliou Allysson, que trabalhou em conjunto com o analista de atendimento Leonardo Oliveira.

Allysson Silva, da Regional Central: evolução da maturidade digital dos negócios

Cinco consultores do Sebrae trabalharam diretamente com as empresas: Diogo Bernardo, Gustavo Pacheco, Juliane Resende, Rilke Machado e Sabrina Zupelli. De acordo com eles, as empresas estavam engajadas e, de acordo com a maturidade digital de cada uma, foram propostas algumas ações para serem implantadas. Para Diogo Bernardo, o Transformação Digital 5.0 é uma oportunidade para que os pequenos negócios tenham acesso às inovações tecnológicas que podem impactar de forma importante os resultados das empresas.

Gustavo Pacheco ressaltou que a maioria das empresas atendidas por ele conseguiu aumentar o faturamento em 10% e que poucas ainda não chegaram nesse patamar, mas que todos já deram o primeiro passo, que é a conscientização de que as empresas, independente do tamanho, precisam investir na gestão digital para que sigam competitivas no mercado. Já Juliane Resende lembrou que além do digital, a presença da inteligência artificial (IA) está cada vez mais forte e que é preciso ter conhecimento para ter benefícios.

Na medida em que o empreendedor pensa de forma mais estratégica e percebe a relevância do digital, Rilke Machado acredita que o nível de aproveitamento é muito maior, já que o empresário vê de maneira efetiva os ganhos para seu negócio, e a adesão e investimentos vão acontecendo. O Transformação Digital, segundo ele, tem esse objetivo também, que é motivar o crescimento e o fortalecimento por meio de mudanças planejadas. Sabrina Zupelli enfatizou que o projeto é de excelência, já que possibilita que os pequenos negócios tenham acesso a novas tecnologias e que essa inovação pode trazer aumento de produtividade, faturamento e aumento de competitividade.

Os consultores Sabrina Zupelli, Diogo Bernardo, Juliane Resende, Rilke Machado e Gustavo Pacheco

Bianca Borges, proprietária da empresa Encante-se Bolos, especializada em bolos caseiros, foi uma das 60 participantes do Transformação Digital 5.0. Durante os três meses de consultorias gratuita, a empresária conseguiu aumentar em cerca de 27% a venda de bolos por mês. Foi um salto de 550 para em torno de 700 bolos comercializados com as novas ferramentas e orientação da consultora. Com oito meses com loja física e CNPJ no mercado, Bianca conta que os processos eram feitos de forma analógica, e o controle apenas com planilhas. “Precisávamos implementar uma solução para aumento das vendas, e com o Transformação Digital foi possível iniciar esse processo e me despertar para a necessidade de acompanhar as inovações tecnológicas para melhorar e aumentar o desempenho da Encante-se Bolos”, explicou.

A empresária conta que não tinha ideia de como dar um salto de qualidade na gestão e que com as consultorias entendeu que precisava de um software que viabilizasse gestão financeira e atendimento, com cardápio, pedido, horário e entrega. Além disso, a orientação de aumentar o ticket médio (agregar valor ao produto) com alguns itens diferenciados e de maior valor, ampliar o público-alvo e investir em redes sociais está aumentando o faturamento, segundo Bianca.

Bianca Borges, da empresa Encante-se Bolos, foi uma das participantes

A escola de idiomas It’s Time, que possui cursos de inglês, francês, espanhol, italiano e português para estrangeiros com hora marcada, também tinha dificuldades, como a gestão no cancelamento e reagendamento das aulas. A diretora da escola, Vanina Junqueira, tentou por muitos meses resolver, inclusive com a contratação de empresas de software de Goiânia e uma multinacional. Mas o resultado não veio. “Eu precisava muito encontrar um software e um processo que resolvesse essa questão”, lembrou a empresária.

Ao participar do Transformação Digital 5.0, Vanina conta que a consultoria foi “sensacional” e que a partir de orientação e uma busca complexa, incluindo a IA, conseguiram instalar vários softwares, e o mapeamento de processo foi todo reformulado. “Atualmente todos os softwares estão rodando de forma correta, nosso marketing digital está trazendo bons resultados e eu agradeço muito o Sebrae por promover esse conhecimento”, finalizou.

Das 60 empresas que participaram desse grupo, 30 delas fazem parte da Associação Comercial e Empresarial de Goiânia (Aceg). O presidente da associação, José Torres, afirmou que a parceria estreita com o Sebrae Goiás tem permitido ampliar o atendimento para as pequenas empresas para que elas cresçam e se fortaleçam cada uma em seu segmento. “O mercado está em busca de empresas competentes, e quem não tiver essa visão de que é necessário buscar melhorias, não deve sobreviver no mercado”, avalia Torres. Para ele, o Transformação Digital 5.0 é realmente um programa transformador que acompanha os empreendedores e os capacita para essa nova realidade do digital.

Participantes tiveram evolução nos resultados

Conheça o Transformação Digital 5.0: https://vitrine.sebraego.com.br/acesso-a-mercado/#transformacao-digital

SERVIÇO

Encante-se Bolos – @encantesebolos

It’s Time Idiomas – @idiomasitstime

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 3250-2263 / 9887-5463

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Goiânia
  • inovação
  • programa
  • Regional Central
  • resultados
  • transformação digital