Com o tema “Favela é Potência!”, teve início nesta sexta-feira (28) a maior feira de empreendedorismo, cultura, inovação e tecnologia produzida pela periferia da América Latina, a Expo Favela Innovation 2024. O evento segue até hoje, sábado (29), no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia, e tem como objetivo impulsionar o empreendedorismo nas comunidades, ser espaço de troca, inclusão, oportunidades aprendizado e crescimento para todos os participantes.
A cerimônia de abertura contou com a participação dos representantes dos realizadores, apoiadores e parceiros que acreditam no potencial criativo e produtivo que existe nas regiões periféricas. Breno Cardoso, presidente da Central Única das Favelas (Cufa Goiás), disse que enquanto muitas pessoas enxergam os territórios de favela com estigma de marginalização, criminalidade e preconceito, a Cufa no Brasil, nos 27 estados, e em 40 países procura mostrar o outro lado da história.
“Nesses territórios não existe só carência e problemas. Nós procuramos com nossas ações gerar protagonismo, visibilidade, empoderamento e oportunidades que se transformam em janelas de desenvolvimento social e econômico para esses territórios, e a Expo Favela é um exemplo dessas ações”, enfatizou.
O Sebrae Goiás é apoiador do evento e marca presença nos dois dias com estande para atendimento aos pequenos negócios e divulgação do Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana. A equipe também participa de painéis e talks nos dois dias. A gerente de Atendimento e Desenvolvimento Regional da instituição, Camila Moreira, representou o diretor superintendente Antônio Carlos de Souza Lima Neto na abertura, na sexta-feira.
Para Camila, o evento é um celeiro de oportunidades para quem empreende e quer se fortalecer no mercado e também para quem quer empreender. “O Sebrae é a casa do empreendedor e estaremos aqui para atender todos aqueles que precisam de conhecimento sobre como efetivar e melhorar o seu negócio”, disse.
A programação conta com palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, apresentações rápidas de startups, mentorias, shows, desfiles, filmes, batalha de rimas, feira literária e outras iniciativas. A segunda edição da Expo Favela Goiás conta com a participação de destaques nacionais como Edi Rock, rapper, compositor, integrante do Racionais MC; Pedro Lins, apresentador do Programa Pequenas Empresas, Grandes Negócios da TV Globo; Bebeto, tetracampeão mundial de futebol com a seleção brasileira; MV Bill, cantor, ator, Cofundador da Cufa; Maria Eugênia, cantora goiana, entre outros.
Os empreendedores que participam da exposição de produtos e serviços vão participar de uma seleção criteriosa das melhores ideias e negócios de cada região. Os dez negócios mais destacados em Goiás ganharão acesso à Expo Favela Nacional em dezembro, que será realizada em São Paulo. “Essa será a chance desses empreendedores goianos expandirem seus negócios para o Brasil, no ponto alto do evento, consolidando-se como um dos maiores encontros de empreendedorismo das favelas do país”, anunciou a diretora da Favela Fundos, Cléo Santana.
Na sexta-feira, o coordenador de Inovação do Sebrae Goiás, Athos Ribeiro, participou como mediador do painel com o tema “O papel da tecnologia e IA na capacitação profissional gerando oportunidades de desenvolvimento econômico e social”, que discutiu sobre os desafios e as oportunidades da tecnologia e da inteligência artificial na capacitação profissional e no desenvolvimento econômico e social.
No sábado pela manhã, o diretor superintendente Antônio Carlos de Souza Lima Neto falou sobre “Liderança empresarial, social e inovação: estratégias para o crescimento sustentável das organizações”. No período da tarde, o painel com o tema “Empreendedorismo: explorando as inovações para transformar o turismo e a diversidade cultural das regiões em grandes oportunidades de negócios” será comandado pela gestora estadual de Turismo do Sebrae Goiás, Priscila Vilarinho.
O evento conta com o apoio do governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), da Prefeitura Municipal de Goiânia, por meio da Agetul, da Piracanjuba, por meio da Lei Goyazes, da Secretaria de Estado da Cultura, do Sebrae Goiás, do Sistema Fecomércio/ Sesc/Senac, da Equatorial, do Sistema OCB e de uma série de outros incentivadores que acreditam na riqueza da diversidade dos territórios periféricos.
SERVIÇO
Expo Favela Innovation 2024
Local: Centro de Cultura e Convenções de Goiânia – Rua 4, nº 1.400, Setor Central
Entrada gratuita
Mais informações: https://goiasexpofavela.com.br/
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn