Em uma reunião nesta última quarta-feira (03) com representantes do Sebrae, Senai e pequenos empresários no evento exclusivo “Oportunidades e Programas para Alavancar o seu Negócio”, foram passadas orientações a respeito dos projetos Brasil Mais Produtivo e Programa Indústria + Competitiva (PI+C). O encontro aconteceu no auditório da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Rio Verde (Acirv).
Programa gratuito ofertado às micro e pequenas empresas, o Brasil Mais Produtivo foi criado com a missão de levar inovação aos empresários a fim de oferecer oportunidade de os pequenos negócios aumentarem o faturamento, reduzirem custos e iniciarem a transformação digital.
A empresa atendida pelo Brasil Mais Produtivo recebe um acompanhamento de seis meses, feito por um agente local de inovação (ALI), sendo que neste ano o período de atuação do especialista se inicia em de agosto e se prolonga até 30 de dezembro. Para o Sudoeste Goiano, o consultor do Sebrae Maxsuel Bueno avisa que as inscrições já estão abertas nos municípios de Rio Verde, Jataí e Mineiros, sendo que a disponibilidade é para 125 vagas.
Maior programa de apoio à produtividade e à transformação digital voltado para as micros, pequenas e médias empresas do país, o Brasil Mais Produtivo é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e tem Sebrae e Senai como executores, além de contar com a parceria da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Para se inscrever, o empresário interessado pode procurar o site do Sebrae através do endereço https://vitrine.sebraego.com.br/inscricao-brasil-mais ou ir até a agência da instituição no município para ser atendido por uma especialista. Outra forma de se inscrever é por meio da Plataforma de Produtividade, que pode ser acessada pelo site https://www.plataformaprodutividade.com.br/
Depois da inscrição, o consultor se dirige até a empresa, faz o diagnóstico e analisa qual é a maior necessidade. Presente no evento, a consultora do Senai Lorena Tahan, responsável pelo setor de Serviços de Tecnologia e Inovação, reforçou o recado de que, por meio do programa, as micro e pequenas empresas têm um custo todo subsidiado com a parceria do Sebrae. “Já no caso das médias empresas, há um subsídio de 70%”, lembrou.
Segundo a consultora, às vezes, o operador e o próprio empresário não conseguem enxergar melhorias porque estão acomodados. “Eles não percebem os desperdícios. E digo que são melhorias de baixo custo que podem ser trabalhadas e aperfeiçoadas. A solução está dentro da empresa e apenas mostramos o caminho a ser seguido”, ressaltou.
Indústria + Competitiva
Ainda no atendimento das micro e pequenas empresas, pensando na melhoria de produtividade e redução de custo, há a opção do Programa Indústria + Competitiva (PI+C), iniciativa em que a empresa atua junto com os consultores para identificar e realizar as mudanças necessárias.
Na oportunidade, o coordenador de Serviços de Tecnologia e Inovação do Senai, Paulo Takao, explicou sobre as quatro fases do programa que buscam aumento da produtividade, eficiência energética, estratégia de mercado para ver o potencial da demanda de clientes em alguma região e a automação (monitorar a eficiência). “Com esses indicadores, conseguimos otimizar o processo”, observou.
No Programa Indústria + Competitiva, o Senai participa na execução do serviço e o Sebrae ajuda na parte de prospecção e com subsídio de 70% do valor da consultoria.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Sudoeste | Rio Verde: Valério Delfino / Agência Entremeios Comunicação – (64) 99211-9284
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn