Maycon Azevedo Figueiredo sabia desde pequeno qual era o seu sonho, e foi aos 14 anos que começou sua carreira profissional como mecânico. No princípio, ele aproveitou o lote da casa de seus pais e, junto com eles, derrubou a casa, construiu uma nos fundos e um galpão na frente para começar o empreendimento. A localização era ideal para seus projetos, próximo à rodovia, em Iporá, no Oeste Goiano. A partir daí começa a história da MCar Mecânica Especializada. O primeiro ano de funcionamento foi de forma informal, mas a partir de dezembro de 2018, criou o seu CNPJ e buscou suporte do lado do pai para crescer.
Há cinco anos e meio atuando no mercado formalmente, foi no final do ano passado que ele resolveu modernizar seu empreendimento, que hoje está localizado na Rua Presidente Vargas. Foi nesse sonho de crescer que ele buscou o aperfeiçoamento. Por meio da agente do Sebrae Monique Santos, o mecânico participou do programa ALI Produtividade para melhorar sua gestão. Maycon trabalhava sozinho por medo de contratar e perder a qualidade do serviço, também não divulgava sua loja de peças e não analisava os indicadores de faturamento e custo.
“A partir do momento em que participei da iniciativa, passei a focar mais no administrativo da minha empresa, porque é de extrema importância. Minha gestão era insegura e incerta do que entrava e saía de gastos, custos físicos e variáveis. A partir de então comecei a focar e olhar mais para essa parte. Inclusive quando mudamos para o novo prédio implementamos um sistema para gerenciar a oficina e temos voltado mais a atenção para controlar gastos e custos. O Sebrae me ajudou muito nesse sentido”, destaca o empreendedor.
Durante o acompanhamento do Sebrae foi sugerido ainda a abertura da loja para venda de peças, a contratação de mão de obra e maior acompanhamento do financeiro do empreendimento e, no decorrer desse acompanhamento, sua produtividade aumentou mais de 20%. Maycon afirma que, de todos esses processos, o que teve maior dificuldade foi o de contratação. “Ampliei a capacidade de atendimento, mas tive dificuldade em contratação de mão de obra. Mas hoje tenho uma equipe muito boa. Meus colaboradores são uma secretária, auxiliares de produção e, além de mim, mais um mecânico”, diz.
O empreendedor também destaca a importância do comprometimento com a mudança. “Quando encontrei a oportunidade de crescer resolvi aproveitar e entrei com a cara e a coragem. E, apesar de todas as dificuldades, a empresa está se desenvolvendo. Lutamos diariamente para fazer ela crescer, montar uma equipe de colaboradores para fazer a engrenagem girar e fazer dar certo”, explica.
Quando questionado sobre qual a dica para quem quer começar a empreender, Maycon afirma que ser empreendedor não é fácil, mas que se a pessoa persiste e ama o que faz, tem grandes chances de sobressair no mercado. “É muita luta. Primeiro temos que ter coragem e sermos fortes. A maioria das pessoas tem medo de empreender. Acho que a maior dificuldade das pessoas hoje é o medo. Claro que é um risco, mas se tem a certeza do que quer fazer, gosta do que faz e persiste, você chega lá. Eu falo que meu trabalho é meu hobby e acredito que pelo prazer que tenho me sobressaio na área”, finaliza.
SERVIÇO
MCar Mecânica Especializada
Instagram: @mcar_mecanicaespecializada
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn