O mercado da moda no Brasil está em plena ascensão. Segundo a IEMI – Inteligência de Mercado, a expectativa é que o varejo brasileiro de vestuário movimente 2,1 bilhões de peças na temporada de outono-inverno 2024, um aumento de 2,8% em relação a 2023. Esse crescimento deverá gerar um faturamento de R$ 99,6 bilhões em 2024. Com um mercado tão aquecido, a internet surge como uma grande aliada, sendo que roupas são os produtos mais vendidos online, conforme a pesquisa “E-commerce Trends 2024”, realizada pela Octadesk em parceria com a Opinion Box.
Para auxiliar empresários a aproveitarem esse cenário, a Amarê Fashion – Semana de Moda Goiana, realização do Sebrae Goiás, Senac Goiás e governo estadual, lançou na quarta-feira (07) o guia prático “Como Utilizar a Inteligência Artificial na Moda?” com o objetivo de ajudar micro e pequenas empresas a utilizarem essa ferramenta para se tornarem mais competitivas, inovadoras e adaptáveis em um ambiente de negócios em constante mudança.
“O guia está disponível, gratuitamente, em formato virtual no site do Sebrae, na página da Amarê Fashion, permitindo que qualquer pessoa possa acessar e utilizar as dicas conforme suas necessidades. Haverá também algumas versões impressas disponíveis durante o evento”, esclarece o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, reforçando que a publicação continuará disponível após o evento e poderá ser utilizada pelo segmento de moda e qualquer outro setor que se aplique.
Ao integrar novas tecnologias e práticas eficientes, o guia promete ser uma ferramenta valiosa para empresários que buscam se destacar no competitivo mercado da moda, contribuindo para um crescimento sustentável e inovador do setor.
Com dicas práticas sobre como aplicar a IA em diversas áreas da indústria da moda, desde a criação de personas e segmentação do público-alvo até o desenvolvimento de coleções inovadoras com simulações em 3D e design sustentável, o guia também é útil para outros segmentos, que podem aplicar essas dicas para otimizar seus processos de design, produção e marketing, personalizando a experiência do cliente através de tecnologias inovadoras.
“O guia ajuda as empresas a se desenvolverem e a crescerem, não só dentro do evento, mas de uma forma a facilitar alguns processos, a trazer insights criativos, a melhorar a forma de se fazer marketing e se comunicar com o cliente, possibilitando estar sempre ligado nas tendências e facilitando os processos do dia a dia das empresas”, afirma Ana Lívia Clementino Dantas, analista do Sebrae Goiás. “Ferramentas de IA podem facilitar a criação de estampas únicas e otimizar a produção monitorando o consumo de energia”, exemplifica.
O guia faz parte do programa Conecta Moda do Sebrae Goiás e ficará disponível para que novos fornecedores do segmento da moda se inscrevam e constem na listagem. Basta acessar o site.
Veja a programação e saiba tudo sobre a Amarê: https://vitrine.sebraego.com.br/amare/
SERVIÇO
Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana
De 07 a 10/08
Das 13h às 21h
Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia
Entrada Gratuita
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn