ASN GO
Compartilhe

Transformação Digital do Sebrae ajuda a aumentar faturamento de empresas de Luziânia

Durante três meses, 22 empreendimentos de diversos segmentos receberam consultorias para alavancar rendimentos
Por Viviane Sena, de Luziânia
ASN GO
Compartilhe

O encerramento do programa Transformação Digital 5.0 do Sebrae, realizado em parceria com a Acil, Associação Comercial e Industrial de Luziânia, ocorreu na noite desta segunda-feira (12). Na ocasião, representantes das 22 empresas participantes tiveram a oportunidade de apresentar os crescimentos e avanços nos faturamentos. O secretário de Desenvolvimento econômico e vice-presidente da Acil, Marcos Melo, destacou a importância da parceria para o crescimento da economia local. “É importante fortalecer nossas empresas para que elas se desenvolvam e alcancem seus resultados, e o Sebrae é um grande parceiro sempre”, disse.

Priscila Sousa, analista do Sebrae: iniciativa vai muito além do uso de redes sociais

De acordo com a analista técnica da Regional Entorno do DF/Nordeste do Sebrae, Priscila Sousa, os empresários puderam entender que o digital vai além das redes sociais. “Quando a gente fala da transformação digital, não fala somente de um Instagram, de uma rede social, de um WhatsApp Business, né? O programa veio para agregar não somente a parte digital, mas também a parte de processos. Então a gente se depara com empresas que realmente precisam alavancar as suas vendas e seus negócios. E uma das ferramentas é a transformação digital”, explicou.

Em todo o estado 550 empresas participaram do programa. Em Luziânia, as 22 inscritas foram separadas em duas turmas e receberam planos de ação individuais de acordo com a maturidade empresarial e os segmentos de cada uma. Para o consultor Rafael Cintra, o maior resultado é a percepção de que as ferramentas digitais simples e financeiramente acessíveis ao pequeno empreendedor podem modificar significativamente os rendimentos. “Podem ser ferramentas digitais para canais de venda, para gestão de processos, para gestão financeira, que são mais intuitivas e ficam na nuvem, então não exigem um setor de tecnologia na empresa, nem aquisição ou aluguel de servidores. É realmente tudo fácil de aplicar”, disse.

O consultor Rafael Cintra considera que ferramentas digitais simples e financeiramente acessíveis podem modificar significativamente os rendimentos

Entre os assessorados, a empresa Clean Limpeza alcançou o maior resultado. O aumento no lucro foi de 176%, seguido da empresa União Contábil, que teve um aumento de 102%. A provedora de internet BTEC Telecom aplicou o digital apenas para a análise de dados em satisfação com o cliente e teve um alcance de 21%, mas, segundo Maysa Bandeira, que é administradora da empresa, esse dado ainda deve dobrar, já que agora a empresa deve aplicar as estratégias aprendidas para mais setores de atuação. “O próprio sistema hoje entrega para a gente os dados. Onde há mais quedas de conexão, por bairro, quantas instalações a gente está tendo por cada setor aqui de Luziânia, e a ideia é que a gente passe a trabalhar com esses dados também internamente nos nossos recursos humanos, com questão de contratação e de mão de obra”, afirmou.

Maysa Bandeira, da BTEC Telecom: empresa deve aplicar as estratégias para mais setores de atuação

Até para quem já trabalhava na área do digital, os resultados foram expressivos. Segundo Késia Lourrany, dona de uma papelaria especializada em personalizados, sair do automático fez com que a empresa alcançasse mais clientes e aumentasse o rendimento em 17%. “Foi um destravar. Foi algo que abriu a minha mente, abriu os meus olhos, porque às vezes a gente se acha muito bom e acha que está fazendo muito, mas não entende que tem potencial pra realizar ainda mais. E eu venho da área do marketing, da área de rede sociais, então eu já fazia isso, mas não tinha noção do tanto de ferramenta que tem à nossa disposição, como empresário, para alavancar os negócios, como, por exemplo a inteligência artificial, que ampliou muito nosso atendimento ao público”, constatou.

A palestra ministrada no evento contou ainda com uma apresentação dos Correios, que detalharam as diversas maneiras de redução de custos e otimização de fretes. A parceria com as empresas tem o objetivo de expandir a clientela para além de suas localizações e fornecer a melhor logística para entrega dos produtos.

Diante do sucesso, o Sebrae pretende abrir novas vagas de consultoria dentro do tema, e já planeja novos acompanhamentos especializados nas redes sociais. Todos as consultorias e cursos são oferecidos no site do Sebrae e presencialmente na agência em Luziânia.

Conheça a Transformação Digital 5.0 do Sebrae Goiás: https://vitrine.sebraego.com.br/inscricao-transformacao-digital/

A empresária Késia Lourrany teve aumento de 17% de faturamento em sua papelaria especializada em personalizados

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Luziânia: Agência Entremeios Comunicação / Viviane Sena – (61) 99822-0233

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • encontro
  • faturamento
  • Luziânia
  • Regional Entorno do DF/Nordeste
  • transformação digital