Na última quinta-feira, 29 de agosto, o Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Goiás (CDE) realizou a oitava Reunião Ordinária de 2024. Presidida pelo vice-presidente do CDE, André Luiz Rocha, a reunião contou, em caráter especial, com a participação do diretor de Administração e Finanças do Sebrae Tocantins, Jarbas Luís, e do presidente do Conselho Fiscal do Sebrae Goiás, Humberto Rodrigues de Oliveira.
Como um dos atos iniciais da reunião, o vice-presidente do CDE apresentou ao colegiado a última edição da revista Empreender Mais, produzida pelo Sebrae Goiás. Na revista foi apresentada uma entrevista com o integrante do Conselho Deliberativo e coordenador do Comitê de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional da instituição, Marco César Chaul, que ressaltou as atribuições do Comitê.
Na sequência, o conselheiro suplente do Conselho Fiscal, Paulo César de Paiva, foi empossado para um mandato complementar a ser concluído em 31 de março de 2027. Paulo César, da Agência de Fomento de Goiás, foi eleito pelo CDE na primeira Reunião Extraordinária de 2024, realizada no dia 25 de julho, após ser indicado por meio do ofício 1061/2024. Ao assinar o Termo de Posse, o conselheiro ressaltou a alegria em retornar ao Sebrae Goiás, instituição na qual ele foi estagiário em 1997.
Por sua vez, o gerente da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Goiás (UGE), Francisco Lima, apresentou ao Conselho o Relatório de Acompanhamento e Avaliação Semestral das ações e indicadores da organização. Além de apresentar os números obtidos no primeiro semestre de 2024, com destaque para as metas definidas para todo o ano e que já foram superadas logo nos primeiros seis meses, o gerente apresentou um panorama daquilo que foi realizado no primeiro semestre de 2023 em comparação aos resultados do mesmo período do ano atual.
Francisco apresentou, também, o plano de ação em execução para o alcance da meta de dois milhões de atendimentos a serem realizados até 2026, definida pela Diretoria Executiva do Sebrae Goiás. Com ênfase, foi demonstrado aos conselheiros o superávit de 37,6% no número previsto de clientes atendidos entre janeiro e junho. Em conjunto, foram expostas as execuções orçamentárias do período, como a geração de receitas, despesas e as aplicações em programas nacionais, definidos pelo Sebrae Nacional e executados no âmbito estadual.
Conforme previsto no Artigo 22 do Estatuto Social do Sebrae Goiás, o Relatório de Acompanhamento e Avaliação Semestral foi colocado em aprovação pelo vice-presidente do CDE. O material foi aprovado com unanimidade pelos conselheiros.
No que concerne à Resolução 311/2023 do CDE, o gerente da Unidade de Administração (UAD), Alessander Sousa, apresentou ao Conselho os serviços executados e contratados através de pregões, licitações, credenciamento, entre todas as outras modalidades de compra permitidas ao Sebrae Goiás. Para o período, os valores executados em cada modalidade estão dentro dos parâmetros estabelecidos e, em consonância com as boas práticas da instituição, todas as licitações realizadas estão disponíveis no Portal da Transparência, bem como a execução orçamentária, os contratos e os convênios.
Continuamente, o diretor técnico do Sebrae Goiás, Marcelo Lessa, exemplificou as ações da Diretoria Executiva em andamento e o impacto gerado por elas aos micro e pequenos empreendedores do estado. O diretor reforçou a consolidação dos dados apresentados pelo Francisco, ressaltando que boa parte das metas definidas para o ano já foram cumpridas no primeiro semestre, com destaque para a meta de dois milhões de atendimentos a serem realizados até 2026, que apresenta boas métricas de cumprimento. O primeiro milhão de atendimentos, que estava previsto para dezembro, deve ser atingido já no mês de setembro, conforme indicado pelo diretor técnico.
Outro ponto destacado foi a concretização de 130 Salas do Empreendedor ao fim do mês de agosto. As Salas do Empreendedor são criadas em todo o estado de Goiás, em parceria com as prefeituras, para atendimento aos pequenos empresários da região. Expandir a atuação do Sebrae para o interior de Goiás é um dos eixos de atuação firmados pela Diretoria Executiva da instituição e, portanto, a ampliação no número de Salas do Empreendedor se alinha às metas traçadas para o período de gestão.
O resultado das Caravanas Empreender com Você, finalizadas no mês de julho, também foi destacado: mais de dois mil atendimentos foram realizados pela ação itinerante em municípios como Diorama, São Simão e Buriti de Goiás. Em relação ao mês de outubro, considerado o mês das micro e pequenas empresas, o Sebrae realiza ações específicas para ampliar o acesso dos empreendedores aos serviços oferecidos, como é o caso das Feiras do Empreendedor. No intuito de descentralizar e regionalizar a atuação da instituição, as Feiras do Empreendedor são realizadas em diversos municípios goianos e não apenas na capital do estado, Goiânia.
Ao fim dos informes, o diretor Marcelo Lessa ressaltou a elaboração do calendário de missões para o ano de 2025, uma vez que as intuições participantes do Conselho integram as indicações e escolhas de missões pertinentes aos empreendedores de cada ramo.
A conselheira suplente do Sebrae Nacional, Gilvany Maria, elencou aos demais conselheiros a inauguração do novo Data Center do Sebrae, uma tecnologia de ponta que promove um ambiente mais seguro para a rede e para os dados da organização, com um backup avançado e incorporação de inteligência artificial. O novo Data Center representa um marco de inovação tecnológica para o Sistema Sebrae.
Ao fim das manifestações, o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Goiás, João Carlos Gouveia, anunciou as iniciativas tomadas diante das auditorias externas que podem ser implantadas ao fim do exercício de 2024. E, como ato final da reunião, os aniversariantes do mês foram homenageados frente ao CDE, sendo eles: Gilvany Maria (Sebrae Nacional), Humberto Rodrigues (presidente do Conselho Fiscal), Leopoldo Moreira (Facieg), Antônio Carlos (superintendente do Sebrae Goiás) e Camila Borges (assessora jurídica do CDE).