A 9ª Reunião Ordinária de 2024 do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Goiás, realizada em 29 de setembro, foi liderada pelo presidente José Mário Schreiner, que iniciou agradecendo a todos os conselheiros e diretores o empenho na condução das atividades durante o período que precisou se ausentar por motivos de saúde. Neste período, o presidente relembrou que foi batida a meta de 1 milhão de atendimentos, número expressivo que revela a atuação de destaque da instituição.
O primeiro tema a ser tratado pelos conselheiros foi a recomendação para contratação de empresa de auditoria externa para concretizar a análise e fazer relatório de auditoria das demonstrações contábeis do exercício de 2024. Conforme explicou o presidente do Conselho Fiscal, Humberto Rodrigues de Oliveira, a recomendação partiu da preocupação em cumprir os prazos estipulados nas prestações de contas, tendo em vista que o Sebrae Nacional está em fase de licitação de uma nova empresa para tal finalidade. Após o representante do Sebrae Nacional, José Caetano Andrade Minchilo, atualizar a todos acerca do andamento das contratações da empresa, o CDE decidiu aguardar até a próxima reunião para verificar a necessidade de contratação de auditoria externa pelo Sebrae Goiás.
Em seguida, o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, apresentou o calendário de missões internacionais da instituição para 2025, definido em conjunto com entidades parceiras. Além de representantes institucionais e de empresas de grande porte, as missões têm como objetivo levar micro e pequenas empresas para conhecerem negócios e mercados internacionais, aplicando no contexto local, regional e nacional aprendizados e conhecimentos adquiridos, com a finalidade de fortalecer e consolidar a economia brasileira. As próximas missões previstas são SXSW (Inovação, Tecnologia, Cultura e Negócios), NRF Singapura (Varejo), Dinamarca e Suécia (Mulsiterotial) e AgriTechnica (Agronegócios).
Na sequência, a gerente da Unidade de Gestão Corporativa, Thamara Rosa, apresentou relatório quadrimestral informando a todos que a instituição não teve registro de nenhuma sindicância. Seguindo a reunião, a ouvidora Leonora Azevedo falou sobre os dados do relatório da Ouvidoria do primeiro semestre de 2024, que demonstrou queda no número de reclamações e denúncias. Além disso, Leonora destacou a transparência nas ações da Ouvidoria e a agilidade no tempo de resposta e condução dos processos. Outro dado relevante é que, num universo de mais de 300 mil atendimentos registrados, as reclamações correspondem somente a 0,06%, indicando uma atuação de excelência da instituição.
Por sua vez, a gerente da Unidade de Finanças, Veronice Costa, destacou no relatório bimestral dos convênios e parcerias que o Sebrae Goiás possui com outras instituições, o total de nove convênios de execução e 143 convênios de parcerias em andamento atualmente. O objetivo dos convênios e parcerias é apoiar de forma conjunta a capacitação e desenvolvimento da economia regional em vários aspectos com ações e qualificação que atingem desde produtores rurais, gestores e lideranças, indústrias, cooperativas dentre outros públicos em gestão, transformação digital e outros temas relevantes, com foco nas micro e pequenas empresas.
-
Durante a reunião, o conselheiro suplente Eduardo Veras de Araújo apresentou uma avaliação da missão Farm Progress Show, realizada no final de agosto, com objetivo de buscar insights para aplicação no agronegócio goiano. A Farm Progress Show é a maior feira de tecnologia agrícola do mundo, com mais de 200 mil participantes, e aconteceu em Iowa, Estados Unidos. Além da participação na feira, a comitiva do Sebrae Goiás realizou as seguintes visitas técnicas: Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, Universidade Estadual de Iowa, Finch Family Farms, BASF, Lincolnway Energy, John Deere, Iowa Farm Buerau.
O diretor Antônio Carlos prosseguiu apresentando as ações desenvolvidas pelo Sebrae Goiás no mês de setembro e destacou a importância do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, com realização em 27 de setembro e presença da influencer Cintia Chagas, atraindo cerca de 600 pessoas. Outro ponto de grande relevância para a instituição é a realização das Feiras do Empreendedor, em outubro, que vão acontecer em nove cidades nas oito regionais. Na feira de Goiânia será lançado, ainda, o caderno de Tendências do Turismo. O diretor também enfatizou a satisfação por termos atingido a meta de 1 milhão de atendimentos no último mês, e o empenho de todo o Sebrae Goiás para chegar aos 2 milhões.
Por fim, presidente José Mário Schreiner convidou os presentes a homenagear e parabenizar os aniversariantes do mês de agosto e setembro: Antônio Carlos de Souza Lima Neto (diretor superintendente Sebrae Goiás), Eduardo Veras (FAEG), Fabrício Amaral (SEAD), Wellington Matos (SEAD) e André Schlemmer (BB).