Brincadeira de criança é sempre bom. E poder observar a alegria desses pequenos que com a sua inocência despertam o que há de melhor nos adultos foi um dos motivos que incentivou a advogada Amanda Tosta Duarte Vanette a entrar para esse mundo. Hoje ela é proprietária da loja Algodão Doce, focada na venda de roupas infantis na cidade de Piranhas. Para inovar e conquistar novos clientes, ela conta com o acompanhamento do Sebrae Goiás por meio do Agente Local de Inovação (ALI), em especial para o Dia da Criança, para o qual ela preparou uma decoração especial na loja e vai sortear brindes para os clientes.
De acordo com pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o volume de vendas voltadas para o próximo Dia das Crianças deverá registrar movimentação financeira de R$ 9,35 bilhões em todo país. Confirmada essa expectativa, o varejo apresentaria, portanto, um avanço de 2,6% em relação ao ano passado. Em termos de volume de vendas, a data comemorativa é considerada o terceiro evento mais relevante do calendário do varejo nacional, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.
Ainda de acordo com o levantamento da CNC, o segmento de vestuário e calçados será o destaque na data deste ano, respondendo por 27% (R$ 2,56 bilhões) do volume projetado, seguido pelo ramo de eletroeletrônicos e brinquedos (25% ou R$ 2,30 bilhões). Já o segmento de perfumarias e farmácias devem registrar o maior avanço (+6,0%), em relação à data do ano passado, com movimentação esperada de R$ 2,15 bilhões.
Como tudo começou
Amanda é natural de Goiânia e tem três filhos: um adolescente, um pré-adolescente e uma criança. “Devido ao serviço do meu esposo tive que morar no interior. Quando mudei para Piranhas não tinha como atuar na minha área já que aqui não tinha uma rede de apoio para me auxiliar com os meus filhos. Sou comunicativa e estava sentindo falta de trabalhar. Então resolvi montar a loja de roupa infantil. Já comprava três peças por vez, era só comprar mais três que já era atacado”, brinca.
A empresária destaca que deixou a advocacia para ser empreendedora e que sua vida se transformou depois dessa decisão, apesar de todas as dificuldades. “Ser empreendedor no Brasil não é fácil. É como se a gente tivesse em uma montanha russa. Às vezes as coisas fluem com tranquilidade, mas em outras é a turbulência que toma conta do mercado. Hoje passamos por um momento de cautela. A tendência no segundo semestre é o comércio melhorar as vendas, mas este ano a economia está recuada e o movimento baixo. Mas mesmo com tudo isso a loja me traz mais tranquilidade do que na época que advogava. Hoje minha qualidade de vida é melhor”, explica.
Parceria com o Sebrae
A empreendedora lembra que nessa época de dificuldades o Sebrae tem sido um parceiro e a Algodão Doce, que começou com apenas um funcionário, depois de cinco anos de funcionamento já está com três colaboradores. E para quem iniciou com as vendas feitas em um cômodo de casa, hoje Amanda já está com sua loja física e investe no digital para incrementar ainda mais as suas vendas.
O comércio mantido pela empresária tem cinco anos e é o único na cidade especializado para o segmento de moda infantil. E como não poderia deixar de ser, nesse mês das crianças o espaço está todo decorado de forma lúdica para receber os pequenos com presentes e sorteios de brindes. Também é uma forma de atrair os pais e os filhos até o próximo dia 12 de outubro, quando é celebrado o Dia da Criança.
Nessas inovações feitas pela loja, o Sebrae também entra como parceiro, na parte de Marketing Digital. “Eu ainda tenho consultoria do Sebrae, mas meus clientes já notam a diferença do produto que estou entregando em minhas redes sociais. Inclusive fizemos um vídeo para a data e muitos já notaram a qualidade do produto e elogiaram a mudança. Antes já tinha tido o acompanhamento de um ALI do Sebrae. E agora estou aprimorando o meu digital”, afirma Amanda.
Quanto ao suporte que o Sebrae dá para os empreendedores, Amanda tece vários elogios. “O Sebrae tem muito conteúdo. Um suporte excelente para o micro. A gente tem que aproveitar a oportunidade e aprender. Precisamos informar e estudar. Começar já informado é um resultado de sucesso”, finaliza.
Campanha “Compre do pequeno”
O Sebrae lidera um movimento e convida toda a sociedade a lembrar, reconhecer e compartilhar o seu pequeno negócio favorito. Com o slogan “Compre do Pequeno”, a campanha visa mostrar que os pequenos negócios fazem a diferença e são um patrimônio coletivo das comunidades. No mês em que se celebra o Dia das Micro e Pequena Empresas, o Sebrae lança a campanha e mostra que os pequenos negócios vão além das relações comerciais, eles transformam a realidade das pessoas e constroem vínculos como os clientes. #compredopequeno
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn