A cidade de Posse sediou, entre os dias 16 a 18 de outubro, dois importantes eventos: o 6º Fórum de Líderes do Território Empreendedor e o I Seminário de Inovação e Agricultura Familiar, evento coorganizado em conjunto com universidades, cooperativas, associações e outras entidades do Sistema “S”. O município foi palco de debates sobre o futuro da agricultura familiar e a importância da inovação para o desenvolvimento regional. Os eventos reuniram produtores rurais, pesquisadores e representantes de instituições para discutir soluções para os desafios do setor, o desenvolvimento da região e a importância da agricultura familiar.
Durante o fórum, também foram abordados temas como gestão de conflitos, negociação e mentoria de líderes. A coordenadora dos Territórios Empreendedores Elaine Moura enfatizou a necessidade dos líderes olharem para si e para o cenário externo, em busca de desenvolver suas habilidades de liderança. Além disso, foram realizados diagnósticos e levantamentos de dados para os 21 municípios da região, traçar um planejamento para os próximos anos.
Um dos focos do fórum foi a transição para uma nova gestão pública a partir de janeiro de 2025. A sustentabilidade, a projeção e o progresso da região foram temas centrais, com destaque para a importância da agricultura familiar e o apoio do Sebrae.
Essas iniciativas demonstram a importância de investir em pesquisa, inovação e desenvolvimento da agricultura familiar. A participação de diversos atores sociais e a troca de experiências foram fundamentais para fortalecer a região e promover o desenvolvimento sustentável.
Encontro de Líderes
O 6º Encontro de Líderes do Território Empreendedor, realizado em parceria com o Sebrae Goiás, destacou a importância da inovação e do fortalecimento do turismo e de outras áreas no Nordeste Goiano. Durante o evento, foram discutidas estratégias para impulsionar a inovação e o desenvolvimento sustentável, com foco na criação de um polo de inovação e no reordenamento das atividades turísticas.
O professor Ronaldo Ferreira da Silva, da UEG Campus Posse, ressaltou a necessidade de ajustar a agenda inicial. “Há algum tempo, formulamos uma agenda para o desenvolvimento da região e percebemos a necessidade de reavaliá-la. No início do projeto, ao analisar a viabilidade de um polo de inovação, identificamos desafios relacionados à disponibilidade de recursos financeiros. Diante desse cenário, decidimos ajustar nossa estratégia. Estamos promovendo um diálogo com todas as instituições da região envolvidas em projetos relacionados, buscando sinergias e otimizando recursos”, explicou.
Segundo o professor, o trabalho ocorre em outras frentes. Para o ano que vem, explica, a ideia é consolidar os avanços obtidos, descartar o que não foi eficaz e reestruturar as estratégias. O papel da associação também foi citado como essencial no processo de condução das atividades no Território Empreendedor. Segundo Ronaldo, o Sebrae, gradualmente, transfere esse protagonismo para a Associação de Desenvolvimento Regional Sustentável do Nordeste Goiano, para que ela lidere as ações planejadas.
Segundo Ronaldo, em relação ao turismo, algumas propostas são avaliadas. “Para o próximo ano, vamos analisar o que foi planejado anteriormente, consolidar os avanços obtidos e reorientar nossas ações de acordo com a realidade atual. Nesse contexto, a associação desempenhará um papel fundamental na coordenação dessas atividades, em parceria com o Sebrae”, enfatizou Ronaldo.
Semana de Inovação
Outro ponto abordado no encontro foi o fortalecimento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, associado à primeira Semana de Inovação. A proposta, segundo os organizadores, é trazer todos os municípios para participarem das atividades. Elaine Moura, analista do Sebrae, ressaltou a importância de pessoas como Ronaldo Ferreira e Alan Magalhães (presidente da COOPER ADR – Cooperativa de Trabalho de Agentes de Desenvolvimento Rural), entre outros idealizadores dessas ações.
“Com o objetivo de valorizar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e dar destaque ao Seminário de Inovação, buscamos convidar todos os municípios para participarem e observarem como a comunidade se engaja e como pessoas como Ronaldo e Alan, idealizadores dessas iniciativas, demonstram o poder da ação e do engajamento”, afirmou. Dessa forma, segundo Elaine, busca-se inspirar os demais municípios a replicarem essas ações e impulsionarem a inovação em suas regiões.
Cléber Chagas, gerente regional do Sebrae Entorno do DF/Nordeste Goiano, ressaltou a diversidade de atividades em Posse durante a semana. “Tivemos oficinas importantes, como a de gestão de conflitos para o território empreendedor. O seminário de inovação da agricultura familiar também merece destaque, com palestras especiais, dinâmicas e inovadoras”, finalizou.
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Posse: Agência Entremeios Comunicação / Renato Feitosa – (61) 99947-1248
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn