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Sindilojas promove palestra voltada à Black Friday com treinadora do Sebrae

Instituições se uniram para preparar os empreendedores para uma das datas mais importantes do comércio
Por Izabela Carvalho, de Goiânia
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Palestra abordou a importância do planejamento para a data (Fotos Silvio Simões)

O Sindilojas promoveu, em parceria com o Sebrae Goiás, a palestra “Preparando para as Vendas do Black Friday e Final de Ano”, na noite de terça-feira (22), em Goiânia. A palestra reuniu empresários de vários segmentos para acompanhar recomendações e orientações com a treinadora e palestrante do Sebrae, Gláucia Gundim Dutra. O planejamento foi um dos pontos importantes salientados por ela.

Ao falar do início da Black Friday, a palestrante relembrou que a data surgiu logo após o Dia de Ações de Graças, o Thanks Given, quando as pessoas já iam fazer as primeiras compras do Natal. “Coincidia com a última sexta-feira de novembro e o trânsito ficava muito congestionado. Os policiais tinham que trabalhar mais de doze horas por dia. Eles começaram a falar sexta-feira negra, por ser considerado um dia difícil”, explicou.

No entanto, segundo mencionou Gláucia, nos Estados Unidos esse dia ganhou outra conotação, em um dia de compras, quando os lojistas saiam do vermelho para o preto, “que significa que está tudo bem, porque vendiam muito. Essa era a ideia”, assinalou.

Diante disso, aqui no Brasil, ela veio a partir de 2018. Cinquenta empresas resolveram aderir essa ideia e implantar esse movimento que ficou cada vez mais difundido. “Está pegando e todo ano ele vem repetindo esse sucesso, visto como uma expectativa da gente vender muito bem nesse Natal”, afirmou Gláucia.

A treinadora e palestrante do Sebrae, Gláucia Gundim Dutra

Contudo, as recomendações da palestrante vão além do foco de incremento nas vendas apenas na Black Friday, porque independente de ser final de ano, ou qualquer outra data de promoções comemorativas, o que é necessário é se planejar para as vendas. “Por exemplo, se nós vamos para o Rio Araguaia em julho é inadmissível faltar cerveja. Só se você for ao Araguaia fora de julho você quase não tem cerveja, mas quem está lá já tem que se preparar com volume que não vai deixar ele apertado”, alerta. “Então, esse planejamento também é direcionado para o sucesso. E o que é o sucesso na venda? É eu conhecer meu público-alvo, para quem eu vou vender, que eu vou vender, se ele está buscando uma necessidade ou apenas um desejo. Eu preciso conhecer esse público”, sublinhou.

Outro ponto importante é o preparo da equipe de vendas para esse momento. “Porque se eu não compartilhar com a minha equipe as nossas metas, me planejar com eles o resultado pretendido, eu já estou falhando aí”, assinalou Gláucia. Para tanto, é necessário identificar o foco, fazer o planejamento, envolver a equipe.

Outra recomendação é para que os lojistas estejam atentos para a escala de fidelidade, um passo gradativo até a fidelização do cliente, segundo Gláucia. “Despertar a atenção daquele cliente que passa na porta da nossa loja despercebido é o primeiro passo. Eu preciso fazer com que ele me perceba. Depois que ele está na minha loja, gradativamente eu vou conquistando”, indicou.

A analista da Regional Central Rubya Karla com a palestrante Gláucia Gundim Dutra: informações essenciais para melhorar as vendas

A abordagem também tratou da venda por indicação. “Ela é muito tranquila, segura e a é até um termômetro para o empresário perceber se as coisas estão indo bem”, sublinhou.

Um fator fundamental para o sucesso é que o vendedor goste do que faz, segundo a palestrante. “Ele tem que conhecer o produto”, destacou ao frisar também que o cliente hoje tem muita informação e essa informação é rápida. Ao entrar na loja, o consumidor está com o celular na mão, faz comparações de preços e verifica qualidade dos produtos. Portanto, o vendedor não pode deixar o cliente inseguro neste momento e precisa dominar as informações precisas.

Por fim, Glácia trabalhou para despertar os empresários para a importância de eleger um produto âncora para a promoção para atrair os clientes. E, a partir dele, trabalhar com habilidade e foco nas vendas adicionais. “São as vendas por impulso, que acontecem porque a equipe está treinada”, complementou.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

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