O Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Goiás se reuniu na quinta-feira, 28 de novembro, para a 2ª Reunião Extraordinária, a 11ª e a 12ª Reunião Ordinária de 2024. As reuniões, conduzidas pelo presidente do CDE, José Mário Schreiner, trataram de diversos temas, dentre eles cidades Inteligentes e oportunidades para internacionalização de empresas goianas e a superação das metas de atendimento, com foco em inovação e desenvolvimento sustentável para os pequenos negócios.
A 2ª Reunião Extraordinária teve como objetivo eleger um membro suplente do Conselho Fiscal, para mandato complementar até 31 de março de 2027. O então conselheiro pela Caixa Econômica Federal, Wellerson Ferreira de Mello, aposentou-se e a instituição indicou Lorena Galdino Cury para substituta. Por aclamação, os conselheiros do CDE votaram a favor da indicação da nova conselheira. Em seguida, o presidente José Mário Schreiner declarou encerrada a 2ª Reunião Extraordinária e abriu os trabalhos da 11ª Reunião Ordinária.
11ª Reunião Ordinária
A reunião começou com os avisos iniciais, destacando o convite para os conselheiros do CDE participarem do evento de Integração do Sebrae Goiás, a ser realizado nos dias 19 e 20 de dezembro no Rio Quente Resorts. No evento, além da integração e relacionamento entre colaboradores da instituição, serão avaliadas e celebradas as conquistas de 2024 e apresentadas as perspectivas para 2025.
Na sequência, foi informado aos conselheiros que o Sebrae Nacional concluiu a licitação de empresa para auditoria interna independente, sendo a vencedora a BDO Auditores Independentes. O contrato é de 24 meses com realização de auditorias semestrais a partir de 2025. Com isso, não será necessária nenhuma ação adicional por parte do Sebrae Goiás.
Dando seguimento às apresentações, Veronice da Silva, gerente da Unidade de Finanças do Sebrae Goiás, expôs detalhadamente aos conselheiros o andamento dos convênios de execução financeira e convênios de parcerias técnicas e gerais. Os convênios de execução financeira fomentam o empreendedorismo de micro e pequenas empresas em várias vertentes, como na indústria e agroindústria, nas propriedades rurais, nos escritórios de advocacia, e nas cooperativas dos segmentos do leite, agricultura familiar e recicláveis, dentre outros. Já os convênios de parceria, total de 142, referem-se a diversos projetos, como as Salas do Empreendedor.
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Veronice da Silva, gerente da Unidade de Finanças do Sebrae Goiás, expôsApós a apresentação da gerente, os conselheiros Márcio César Pereira e Jesiel Freitas de Carvalho apresentaram balanço da missão internacional Smart City Expo, realizada em Barcelona, na Espanha, de 2 a 10 de novembro. Eles destacaram que o setor de serviços na Espanha corresponde a 50% do PIB, e que Barcelona é responsável por 10% da economia do país, sendo o turismo o ponto principal da cidade. A comitiva brasileira para a Smart City Expo foi composta por participantes de vários estados; em Goiás foram dez participantes sendo três premiados pelo Go Jovem!
Outro ponto destacado nessa experiência foi a organização da comitiva brasileira, que subsidiou um maior planejamento dos participantes e com o máximo de aproveitamento do evento. Além das feiras, a comitiva realizou visitas técnicas em diversas empresas. Dentre as reflexões dos conselheiros Márcio e Jesiel, eles destacaram as possibilidades de melhorias de processos para o conceito de cidades inteligentes, com destaque para as experiências do segmento de tecnologia, sustentabilidade, mobilidade urbana e de turismo médico.
Ainda no tema missões, o conselheiro Humberto Rodrigues de Oliveira e o diretor de Administração e Finanças João Carlos Gouveia compartilharam a experiência da missão institucional à Itália (Milão e Roma), realizada também de 02 a 10 de novembro. A comitiva foi composta por 30 participantes da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) e do Sebrae Goiás, e realizou várias visitas técnicas nas duas cidades. Um dos destaques foi a dinâmica de sucessão familiar dos negócios italianos, a aplicação da sustentabilidade na gestão de custos e estratégias e o uso de softwares avançados para setores como o de saúde.
Além disso, como relataram o conselheiro Humberto e o diretor João Carlos, a visita mostrou oportunidades de internacionalização das empresas goianas, que podem adotar práticas e tecnologias avançadas. Também foi destacada a tecnologia de ponta utilizada pelos negócios (Internet das Coisas e Inteligência Artificial), e o uso de energias renováveis, com práticas de negócios recicláveis e diagnósticos clínicos sustentáveis.
Após os relatos das missões internacionais, no final da 11ª Reunião Ordinária, o CDE recebeu a visita do prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel. O presidente José Mário Schreiner cumprimentou Mabel em nome do Conselho e desejou uma boa gestão para a capital goiana. O prefeito eleito cumprimentou a todos os conselheiros, e compartilhou alguns desafios e oportunidades da sua gestão como prefeito. Além disso, afirmou a importância da parceria com o Sebrae Goiás e as entidades do CDE para uma administração que transforme a cidade e, ainda, impulsione o empreendedorismo em Goiânia.
12ª Reunião Ordinária
A agenda do CDE do dia 28 encerrou-se com as pautas da 12ª Reunião Ordinária, que começou com a apresentação do Plano Anual de Auditoria para 2025, pelo auditor interno do Sebrae Goiás Eder Oliveira. Inicialmente, o auditor fez uma explicação breve sobre os trâmites e papéis da auditoria, que tem como finalidade maior avaliar as estratégias do Sebrae Goiás com foco no seu público-alvo, que são os pequenos negócios, além de dar transparência aos atos realizados. Em relação a 2025, Eder informou alinhamentos internos e a aplicação de normas na sede e em todas as regionais do Sebrae Goiás, com objetivo de mitigar riscos e dar mais transparência a todos os atos.
O auditor destacou ainda o relacionamento com órgãos de controle, o portal transparência, atendimento ao CDE, acompanhamento e realização das auditorias, gestão das unidades. O plano para 2025 foi aprovado por unanimidade entre os conselheiros. Após a apresentação de Eder, a assessora jurídica do CDE, Camila Borges de Oliveira, apresentou calendário temático e de reuniões do CDE para 2025, que também foi aprovado por aclamação.
O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, prosseguiu a reunião convidando os conselheiros para participarem da coletiva de imprensa a ser realizada no dia 09 de dezembro, com o tema “Resultados de 2024 e oportunidades aos pequenos negócios em 2025”, e da premiação Selo Sebrae de Referência em Atendimento 2024, que será no dia 12 de dezembro.
Na sequência o diretor apresentou as ações desenvolvidas pelo Sebrae Goiás no último mês e destacou que até novembro deste ano o Sebrae Gois alcançou a meta de 1 milhão e 100 mil atendimentos, e está seguindo o propósito de alcançar os 2 milhões de atendimento até 2026. Por fim, Antônio Carlos compartilhou com todos o vídeo especial de final de ano que o Sebrae Goiás vai divulgar nos veículos de comunicação de Goiás e nos canais digitais da instituição.
Ao fim da reunião, o presidente José Mário Schreiner convidou os presentes a homenagear e parabenizar os aniversariantes do mês de novembro e dezembro: Adryanna Caiado (Agência de Fomento), Nelson Figueira (Banco do Brasil), Marciano de Freitas (Caixa Econômica federal), José Caetano (Sebrae Nacional), Jesiel Freitas e Carvalho (UFG) e Vânia Teixeira (secretária do CDE).