ASN GO Atualização
Compartilhe

Sebrae encerra projeto Restaurante Quilo e lança o ciclo 2025 com panificadoras e confeitarias

Foram 24 empresas participantes que tiveram oportunidade de promover melhorias durante o ano de 2024.
Por Izabela Carvalho, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe
Momento foi de confraternização e concretização de conquistas, além de projetar os caminhos para 2025 no programa (Fotos Elton Shiraishi)

O Sebrae Goiás celebrou na noite de segunda-feira (9) o encerramento do Restaurante Quilo 2024. O ciclo foi realizado para promover melhorias nas 24 empresas do segmento participantes do projeto em Goiânia. Na ocasião, foi lançada a edição 2025 em que participarão panificadoras e confeitarias.

Antônio Carlos de Souza Lima Neto, diretor superintendente do Sebrae Goiás, ressaltou a satisfação por reunir a equipe responsável pelo projeto, junto com empresários, para celebrar a concretização do ciclo. “O Sebrae Goiás tem promovido um trabalho de excelência, e nos orgulha muito por todos os resultados e principalmente pela aproximação que é construída por vocês”, afirmou.

O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, falou do orgulho da instituição com os resultados alcançados

O diretor superintendente destacou também a satisfação por contribuir com o crescimento e desenvolvimento dessas empresas ao auxiliar e apoiar o trabalho que realizam. “Nossos consultores contribuem diretamente com essa ação, com esse apoio e suporte. Estão ali no dia a dia, muitas das vezes lidando com as principais dificuldades, desafios e dores que todos vocês enfrentam. Temos certeza de que são muitas”, disse.

Antônio Carlos prosseguiu ao afirmar que o Sebrae Goiás tem uma esfera de atuação ampla no Estado. “Nós fazemos e temos realmente essa motivação enorme de alcançarmos um público amplo de pequenos negócios e empreendedores diretamente que nós beneficiamos, atendemos e temos a oportunidade de estarmos juntos”, afirmou.

Outro ponto importante que Antônio Carlos reiterou foi o esforço e compromisso para proporcionar cada vez mais conhecimentos aos participantes do projeto, com abordagens que tratam das principais dificuldades enfrentadas pelos empresários do segmento. “Nós, como Sebrae, precisamos estar antenados a todas essas movimentações e aptos para ajudá-los realmente a sustentar, fomentar, construir soluções desses desafios, para esses problemas que vocês podem estar encontrando no dia a dia”, destacou.

Bons resultados

Claudecir da Silva, proprietário do Costelão do Gaúcho, no Conjunto Fabiana, destacou os resultados positivos do projeto, que já refletiram em melhorias no atendimento, na qualidade e no ambiente do restaurante. “Unimos nosso conhecimento ao do Sebrae e já obtivemos bons resultados. Queremos continuar aprimorando”, afirmou.

A consultora Ludimila Ganzaroli comemorou os resultados dos participantes do projeto, porque 85% das empresas executaram as ações sugeridas, a exemplo de transformação digital e eficiência energética. “Foi uma jornada transformadora para os empresários. A partir das ações sugeridas obtiveram um aumento de 15% no faturamento”.

Larissa de Souza Ribeiro, gerente regional do Sebrae, falou das ações projetadas no início do ano

A gerente Regional Central do Sebrae Goiás, Larissa de Souza Ribeiro, avaliou que o projeto é uma conquista e o evento de encerramento é uma celebração dos resultados. “Esse momento é a culminância de um planejamento que fizemos aqui neste mesmo espaço, nesse mesmo auditório, em fevereiro deste ano”, disse.

Segundo Larissa, à época foram projetadas as ações para essas empresas melhorarem os seus resultados em faturamento, em redução de desperdício e aumento da competitividade. “Tudo isso para que essas empresas possam contribuir com a economia local e melhorar o nosso território”, afirmou.

A gestora do projeto em Goiânia, Camila Carvalho, lembrou da possibilidade de participação no projeto no ano de 2025

Camila Carvalho, gestora do projeto em Goiânia, explicou que o Sebrae tem um programa nacional de varejo de alimentação e, em 2024, foram trabalhados os restaurantes por quilo. A jornada de um ano atendeu 24 restaurantes, com capacitação, desenvolvimento, consultoria e visitas técnicas. “Hoje, a gente está coroando esse encerramento com a presença da chef Kátia Barbosa, que veio do Rio de Janeiro para nos atender e contribuir nesse crescimento dos empresários goianos”, comemorou. A chef compartilhou em um talk a experiência com empreendedorismo gastronômico.

A gestora reiterou ainda a importância da noite, com o lançamento do projeto para 2025, além de ser uma oportunidade para os empresários se encontrarem, conversarem e celebrarem esse ano. Camila informou ainda que quem quiser participar da edição 2025 deverá procurar a Regional Central, em Goiânia, para fazer a inscrição. Em seguida, a empresa será avaliada se cumpre os critérios para participar do projeto. As inscrições podem ser feitas no link.

Talk

Em seu bate-papo inspirador, a chef Kátia, mais conhecida como Katita, compartilhou sua experiência. Ela falou da jornada até alcançar os resultados e reconhecimento mundial com seu bolinho de feijoada, que se tornou patrimônio do Rio de Janeiro, e os desafios enfrentados nesse percurso. Ela é uma das juradas do reality de culinária Mestre do Sabor, dona do Restaurante Aconchego Carioca, Sophia Restaurante (ambos na Praça da Bandeira) e Bar Kalango (em Botafogo), no Rio de Janeiro.

A chef Kátia falou da sua experiência com empreendedorismo gastronômico

Katia falou da satisfação desse bate-papo sobre empreendedorismo e de contar um pouco da sua experiência. “Procuro inspirar as pessoas que ainda acham que empreender em gastronomia é um caminho rápido para acessar o financeiro pessoal e desenvolvimento local. E assim, gerando emprego e melhorando o lugar”, destacou.

Parceria de sucesso

Para a diretora do Sindicato de Bares e Restaurantes de Goiânia (Sindibares), Juliana Barroso, o trabalho realizado faz diferença para as empresas. “Nós participamos no dia a dia, para escolher qual seria o primeiro nicho que seria trabalhado. Escolhemos o restaurante, porque a gente sempre sabe das dificuldades”, contou.

Juliana Barroso, diretora do Sindibares, falou da importante parceria com o Sebrae

“Foi um ano de um trabalho lindo. E eu quero parabenizar quem realmente topou e vestiu a camisa, porque são as pessoas, são os restaurantes que vão ter resultados e que vão crescer mais”, afirmou. Juliana destacou ainda a importância da parceria com o Sebrae. “É uma extensão da nossa casa. A porta está sempre aberta para vocês”, frisou.

O presidente da Abrasel, Danillo Ramos, ressaltou a importância da parceria com o Sebrae para o crescimento e melhorias para as empresas do segmento.

Acesse aqui o link para as inscrições para o ano de 2025.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • gastronomia
  • Restaurante Quilo