Dez empresas goianas de vários municípios do estado melhoraram o desempenho com a digitalização. Esse foi o projeto a ser desenvolvido pelos participantes da 3ª edição do Desafio GO! Jovem, que premiou, neste sábado (14) os três melhores entre os 10 finalistas. O auditório do Sebrae Goiás ficou lotado para a programação que aconteceu pela manhã, desde o stand up do comediante Ed Gama até o anúncio dos ganhadores. O evento contou com momentos especiais com direito a DJ, fliperamas, óculos de realidade virtual, foodtrucks e muita troca de conhecimento e experiência.
O grupo vencedor foi o ‘Tubarões de Água Doce’, que trabalhou, na Cidade de Goiás, com a digitalização da Farmácia do Divino, um empreendedor de 80 anos. Em segundo, a NXT, que trabalhou com a empresa Blow Cosméticos, e em terceiro, a DNA Jovem, que trabalhou com a empresa Escola de Líderes. O grupo primeiro colocado ganhou uma missão técnica empresarial ou notebook. Já a segunda colocação, um smatphone mais uma vaga no Empretec ou uma consultoria. O terceiro colocado, por sua vez, recebeu um tablet mais um curso Empretec ou uma consultoria.
O evento foi prestigiado pelos três diretores do Sebrae Goiás: o diretor superintendente Antônio Carlos de Souza Lima Neto, o diretor Técnico, Marcelo Lessa, e o diretor de Administração e Finanças, João Carlos Gouveia. Participaram também o presidente da Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje), Marcus Mafia (o segundo goiano a estar na presidência da entidade), e outros representantes de jovens empresários de Goiás.
Para o diretor Técnico, Marcelo Lessa, que foi um dos idealizadores do Desafio, o momento foi de consolidação do trabalho realizado durante todo o ano, e ver os resultados e a transformação de todos através do conhecimento, da aplicação dos projetos é importante. O diretor superintendente Antônio Carlos falou do entusiasmo que foi acompanhar toda jornada percorrida pelos participantes e de toda equipe que fez com que o GO! Jovem acontecesse, como técnicos, analistas, gestores e consultores do Sebrae.
“É uma estratégia muito bem conduzida por toda a estrutura, o Conselho Deliberativo Estadual, que tem orientações e direcionamento. E é uma alegria chegarmos a essa final com tantos projetos bons e porque cada vez mais o público externo está reconhecendo, participando e se envolvendo nas diversas ações que o Sebrae promove”, analisou Antônio Carlos. O diretor João Carlos ressaltou que, com projetos como o Desafio GO! Jovem, o Sebrae também cumpre a missão que é fomentar o empreendedorismo em todas suas vertentes nos 246 municípios do estado.
Considerada a maior competição empreendedora entre jovens em Goiás, o GO! Jovem soma mais de 1.900 competidores, mais de 80 grupos formados e representantes de 150 cidades do estado nas três edições. O número de inscrições cresce a cada ano. A proposta, segundo o gerente da Unidade de Soluções do Sebrae Goiás, Victor Costa, é mostrar para esse público que ele tem capacidade para ser protagonista da própria história, como empreendedor, e enxergar ganhos e um leque de possibilidades de fazer a diferença na comunidade, na cidade e no estado em que está inserido.
“Quando a gente trabalha com o empreendedorismo com os jovens, nós mostramos que a carreira não precisa ser necessariamente consagrada pela CLT ou concursos públicos. E nós trabalhamos para ampliar a visão de mundo de forma lúdica por meio de desafios como esse. Muitos que participaram do GO! Jovem em edições passadas optaram por empreender e fizeram isso com conhecimento, porque o desafio conta com várias fases que preparam os grupos para desenvolver os projetos”, explicou Victor.
O presidente da Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje), Marcus Mafia, que participou da abertura do evento, reforçou as palavras do gerente da Unidade de Soluções do Sebrae Goiás. “A importância é ímpar porque nós somos um ecossistema que entende que por meio do empreendedorismo é que o país pode se desenvolver, criar empregos, gerar renda. Quanto mais cedo os jovens perceberem essa grande possibilidade, melhor. E tudo começa por aqui, pelo Sebrae, que capacita as pessoas para serem donas do próprio destino”, afirmou Marcus.
Tubarões de Água Doce – O projeto vencedor foi o do grupo Tubarões de Água Doce, liderado pelo arquiteto Eliezer Carvalho França, que já participou do GO! Jovem no ano passado. A digitalização para melhoria de processos foi feita na Farmácia do Divino, na Cidade de Goiás. O proprietário, que tem 80 anos, trabalha há 58 no mesmo local, no mesmo segmento. O modelo que Divino trabalhava era analógico, totalmente manual. Eliezer conta que, no início, houve uma certa dificuldade para as mudanças, já que o empresário já estava acostumado e tinha até promissórias assinadas e não pagas de anos atrás. Seu Divino era quem fazia as entregas e tinha apenas uma colaboradora no local.
“Nós melhoramos e agilizamos as entregas por meio de uma parceria com uma associação de motoboys que fica ao lado da farmácia, criamos uma planilha de medicamentos e controle de estoque, que não havia, e caixa para controle de recebimento. Essas ações potencializaram o negócio e o seu Divino tem mais tempo para atender aos clientes”, explicou Eliezer. O arquiteto lembra que seu Divino é um ilustre morador que tem tanto a simpatia dos mais antigos quanto dos novos estudantes que passaram a morar na cidade por conta de duas universidades federais e uma estadual. “Ele é quase um pai para essa moçada que vive longe das famílias”, enfatizou.
Atualmente a farmácia funciona com mais agilidade, com controle das contas e o empresário ficou muito satisfeito com as mudanças. O grupo também comemorou a vitória. “Nós fizemos um trabalho bem-feito, com dedicação. Esperávamos pelo menos um pódio. Viemos muito conscientes do que realizamos durante todo o ano e não foi fácil. Convidei as pessoas que realmente tinham interesse em aprender, porque a competição não é só para ganhar a premiação, mas também para crescimento pessoal”, salientou Eliezer.
Para ele, empreender significa liberdade, autonomia e uma responsabilidade social também. De acordo com Eliezer, o empresário tem uma responsabilidade ética, social e de respeito com a comunidade para que se possa ter autonomia para interferir dentro da nossa sociedade de forma diferente e entregar o melhor da empresa e tocar a comunidade de forma mais potente.
Os grupos participantes passaram por cinco fases do Desafio, que foram a capacitação on-line exclusiva com soluções do Sebrae; oficinas remotas ‘In Book’ mão na massa (para desenvolvimento de competências e habilidades diversas para os negócios); bate papo com especialistas (temas como Comércio Eletrônico, CRM, ERP, Inteligência Artificial, Internet das Coisas – IoT – entre outros); e o evento Virada Digital (um encontro informal durante um dia, com conteúdo focado na transformação digital das micro e pequenas empresas). A fase cinco foi planejar, executar, encerrar e medir os resultados de um projeto com o tema Digitalização de MPE Goianas.
Neste sábado, os times realizaram os pitches (apresentação rápida de todo o trabalho) e foram avaliados por uma banca qualificada em transformação digital. As avaliações ficaram por conta de Gabriel Henrique, co-fundador da Poli Digital, startup de desenvolvimento de software e Parceiro Oficial da Meta; Lizandra Costa, jornalista, apresentadora e produtora do programa Empreender + que vai ao ar nas tardes de sábado na TV Anhanguera, e produtora regional do programa Pequenas Empresas Grandes Negócios, que vai ao ar nas manhãs de domingo na TV Globo; e Paulo Pereira, especialista em tecnologia, gestão e vendas para negócios de estética, beleza e saúde. Ele é fundador do Markkit, um aplicativo que permite que empresários da área da estética e saúde consigam de uma forma simplificada aumentarem as vendas.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
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