No dia 12 de dezembro, o auditório da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Formosa, recebeu autoridades, empresários e a comunidade local para a entrega oficial do Plano Municipal de Turismo. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Sebrae e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura.
O Plano foi elaborado com o objetivo de estabelecer estratégias para o desenvolvimento do setor turístico no município pelos próximos 10 anos. Ele contempla oito eixos estratégicos e 95 ações, das quais 41% foram definidas como de alta relevância. Esse documento servirá como referência tanto para os investidores futuros quanto para a sociedade civil organizada e os empreendedores, com o intuito de promover o fortalecimento da economia local.
Durante a cerimônia, foi destacado que a implementação dessas ações trará benefícios para a comunidade formosense, o que deve potencializar a economia em diversas áreas. O plano também fomenta o empreendedorismo local, e torna Formosa um destino de destaque.
Avanços para o município
A consultora do Sebrae Rejane Pasquali, que veio de Cuiabá (MT) e foi responsável pela incorporação do plano, falou sobre a construção do Plano e as oportunidades criadas para o município a partir dele, ressaltando a participação coletiva na elaboração com a governança turística, o Conselho Municipal de Turismo, a gestão municipal e os empresários. “A consultoria conduz o processo, mas quem traz as informações e o que Formosa precisa, nesse caso, foram eles. É um processo participativo de construção. As grandes oportunidades que as pessoas veem para Formosa é se diferenciar de municípios que têm potencialidades semelhantes e que já são, às vezes, municípios consolidados, como os da Chapada dos Veadeiros e Pirenópolis, que têm cachoeiras, cavernas, e um potencial para o ecoturismo e turismo de aventura”, comentou.
Rejane explica que o documento possibilita que o município atraia visitantes por meio de experiências exclusivas, sofisticadas e integradas com a natureza, com suas tradições, cultura e a história. “Formosa tem aspectos muito importantes para se diferenciar”, acrescentou.
O gerente da Regional Entorno do DF/Nordeste do Sebrae, Cléber Chagas, também destacou a importância do planejamento estratégico para o crescimento sustentável do município. O plano, segundo ele, traz estratégias “prioritárias para os próximos gestores, para a sociedade civil organizada, para a cultura, para os empresários e para toda a sociedade formosense ter como base e atuar no segmento do turismo. Essas ações vão trazer benefícios para a cidade e para o segmento, potencializando o empreendedorismo, alavancando as diferenças da cidade perante outros destinos. É com muito orgulho e muita satisfação que o Sebrae faz essa importante entrega para Formosa e para as próximas gerações”, pontuou.
O prefeito Gustavo Marques reforçou o impacto positivo que o plano terá para a cidade e a comunidade. “Com a ajuda do Sebrae, da população e do Conselho Municipal de Turismo, conseguimos fazer uma projeção de 2025 a 2034, independentemente das gestões que possam surgir, mas estamos pensando no turismo formosense, no crescimento de nossa cidade. Estamos pensando na população formosense e nos visitantes, para recebê-los da melhor forma. Esse plano dá o pontapé inicial para transformar o turismo da nossa cidade”.
Já a secretária de Turismo e Cultura, Pâmella Miranda, destacou o caráter colaborativo da elaboração do plano e seu papel como ferramenta para orientar as ações futuras no setor. “O principal benefício para a população é ter um setor turístico organizado. O turismo engloba diversos setores, como gastronomia, cultura e artesanato, temos diversos setores que são beneficiados através desse plano. Estamos muito felizes com essa conquista, pois um plano municipal de turismo é inédito para Formosa”. A secretária disse também que o documento estará disponível para consulta na sede da secretaria e em formato digital.
Expectativa dos empreendedores
O plano foi recebido com entusiasmo também pelos empresários locais, que participaram do evento e destacaram as expectativas em relação à implementação das ações previstas, como é o caso de Júnior Oliveira, presidente da Rede Garfo. “Estamos sempre dispostos a ajudar o município, especialmente aos empresários do setor de turismo e gastronomia. Hoje, somos cerca de oitenta restaurantes em Formosa que são filiados a Rede Garfo, prontos para contribuir com o Plano e colocar em prática as suas ações, visando melhorar a qualidade gastronômica da cidade e o atendimento para melhor servir ao turista”, disse.
A empresária Paula Rocha, que atua no setor no município, acredita que o documento ajudará a divulgar Formosa para o estado, para o país e, quem sabe, para o mundo. Assim, segundo a empresária, será possível atrair “mais turistas para as nossas cachoeiras, as cavernas e a deliciosa gastronomia. Com a estrutura de hospedagem já existente, Formosa está pronta para receber os visitantes graças a esse Plano municipal de turismo. Estou muito emocionada com essa conquista”.
Jesiel Campos, empreendedor e coordenador de projetos, definiu a finalização do trabalho como momento único e exclusivo para o município. “Posicionar o turismo local e regional é de uma importância muito grande”, disse. O empresário se mostrou feliz com o resultado, além da possibilidade de contribuir e participar das oficinas e dos workshops.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Posse: Agência Entremeios Comunicação / Renato Feitosa – (61) 99947-1248
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