
Amilton Bernardes Rodrigues e Marineide Araújo Siqueira Rodrigues sempre tiveram a terra como seu sustento. No coração de Petrolina de Goiás, região Centro-Leste do Estado, o casal se dedicava ao cultivo de maracujá. No entanto, o que parecia ser um negócio promissor se tornou um grande desafio. O preço baixo pago pelos atravessadores reduzia drasticamente os lucros e, sem o conhecimento adequado sobre técnicas avançadas de cultivo, a produtividade ficava comprometida. “A gente trabalhava muito, mas na hora de vender, a maior parte do dinheiro ficava com os atravessadores”, desabafa Marineide. Para melhorarem a situação do negócio, eles recorreram a ajuda do Sebrae e do Senar.
Por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), receberam uma sugestão inusitada: por que não congelar as polpas e vendê-las diretamente ao consumidor? “A consultora inicialmente nos ajudou nas melhores técnicas de plantio, mas o problema da baixa lucratividade ainda existia. Foi quando veio essa ideia de congelar as polpas”, relembra Amilton.
Sem hesitar, decidiram testar o mercado. Sob um pé de manga, de maneira ainda amadora, congelaram as primeiras polpas e partiram para a cidade para vendê-las. “Voltamos sem nada, vendemos tudo”, conta Marineide, entusiasmada. Era o sinal de que estavam no caminho certo.

Da produção de polpas ao crescimento da marca
O sucesso da primeira experiência incentivou o casal a apostar de vez no novo ramo. Contudo, apenas o maracujá não seria suficiente para sustentar o negócio. “Começamos a comprar frutas de outras propriedades, mas ficamos sobrecarregados, pois é difícil encontrar mão de obra no campo”, explicam. Mais uma vez, seguiram a orientação do Senar e decidiram se especializar exclusivamente na produção de polpas congeladas. Atualmente oferecem mais de 15 sabores, como acerola, morango, goiaba, caju e tamarindo, e conseguem atender a uma demanda crescente.
A industrialização, no entanto, trouxe novos desafios. Era necessário um local apropriado que atendesse às normas da vigilância sanitária, além da necessidade de criar uma identidade para a marca. A estruturação da pequena indústria foi um processo rigoroso, acompanhado pelo Senar, enquanto o branding ficou a cargo do Sebaetec. “O Sebrae custeou 70% da consultoria e desenvolvimento da nossa marca, e o Senar os outros 30%. Estamos onde estamos graças ao apoio que recebemos deles”, pontua Marineide.
No início, o negócio foi batizado de “Polpas MA”, referência às iniciais dos nomes do casal. Mas, ao iniciar o processo de registro no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), perceberam a necessidade de mudança. Assim, nasceu a “Polpas Magakay”, um novo nome que inclui os nomes dos filhos Karolline, Gabriele e Kayke. “Depois da consulta, protocolamos o pedido de registro e acreditamos que em breve teremos a resposta positiva do INPI”, diz Amilton.
Eles explicam que ter a presença familiar na marca é muito importante, pois todo empreendimento é sustentado pela dedicação de cada um. Enquanto o casal tem um foco maior na produção das polpas, os filhos se dedicam à parte comercial. “Nossos filhos se mudaram para Anápolis, pois precisavam estudar e contribuem muito com as vendas”, detalham.
Expansão e novos mercados
A empresa começou com atendimento a residências e mercados locais em Petrolina de Goiás, mas logo expandiu para Anápolis e Goiânia. Um dos grandes marcos do negócio foi conquistar a Prefeitura de Petrolina como cliente, com o fornecimento de polpas para a merenda escolar. “Isso nos deu credibilidade no mercado”, afirmam.
Participar de feiras também se mostrou essencial para abrir novos mercados. Na “Super Agos”, em Goiânia, conquistaram clientes importantes e iniciaram uma rota de distribuição na capital. Na Tecnoshow, em 2023, além de apresentar o produto, concederam entrevista à TV aberta e despertaram o interesse de uma jornalista do Sebrae, contribuindo para impulsionar a visibilidade da marca. “Esses eventos fazem toda a diferença”, destaca Amilton.
O casal mostra que é possível transformar desafios em oportunidades. Com uma pequena indústria familiar estruturada, estão em plena expansão. “Procuramos sempre levar aos nossos clientes qualidade e muito sabor”, pontuam.
Para conhecer mais sobre o trabalho da Polpas Magakay, visite o perfil no Instagram: @polpasm_a.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Centro-Leste | Anápolis: Agência Entremeios Comunicação / Leidiana Batista – (62) 9862-66155
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