
Na quinta-feira (22), Anápolis celebrou um momento histórico com o lançamento oficial do projeto Caminhos Santos. A cerimônia aconteceu na Matriz de Nossa Senhora Sant’Ana e reforçou a integração da cidade à rota do turismo religioso de Goiás, que reúne tradição, espiritualidade e desenvolvimento econômico em uma mesma proposta.
O desenvolvimento do projeto conta com o apoio institucional da Paróquia Sant’Ana, do Sebrae Goiás, do Conselho Municipal de Turismo de Anápolis, da Prefeitura de Anápolis, da Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil (Ordem Franciscana) e da Diocese de Anápolis.
A programação teve início com uma missa solene, seguida por um café da manhã e apresentações que reuniram fiéis, representantes do Sebrae Goiás, autoridades municipais, lideranças religiosas e membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). A iniciativa propõe um roteiro que conecta as principais cidades e santuários religiosos da rota de Negócios e Tradições do Estado, com o objetivo de impulsionar pequenos negócios, valorizar o patrimônio cultural e fomentar o turismo regional.

“A maior parte da economia no setor de turismo é movimentada pelos pequenos negócios. Esse projeto valoriza nossa expertise de apoiar o empreendedor que, com sua pousada, restaurante ou produção artesanal, garante a vivência completa ao visitante”, destacou Sérgio Monturil, gerente do Sebrae Goiás na Regional Centro-Leste. Ele ressaltou ainda a importância de Anápolis não apenas como polo industrial, mas como uma cidade que respira religiosidade e cultura. “O turismo religioso é mais uma vocação econômica que precisamos estimular”, afirmou.
O projeto Caminhos Santos conecta importantes polos religiosos, como Trindade, Abadia de Goiás, Goiânia e Anápolis — consagrada como a “Casa dos Avós”. Além da Paróquia Sant’Ana localizada no centro da cidade, a Paróquia de São Joaquim também faz parte do projeto.
Localizada no centro da cidade, a Paróquia Sant’Ana é a protagonista do evento, especialmente por ser o marco inicial de toda história da cidade (o nome Anápolis significa Cidade de Ana). Também vive a expectativa e preparação para a elevação à condição de Santuário Diocesano, reconhecida pela Diocese de Anápolis, também parceira do projeto.

Frei Alex, pároco da comunidade e anfitrião do evento, lembrou que a devoção à Sant’Ana está na origem da cidade, quando Ana das Dores Gomes de Souza Ramos doou a imagem da padroeira, o que deu início à pequena capela que depois se transformou no núcleo urbano de Anápolis. “Quando ela fez a doação, disse que Sant’Ana seria padroeira de uma grande cidade. Hoje vemos essa profecia concretizada”, relembrou emocionado.
Sobre a iniciativa do projeto, o frei esclareceu que “não há riscos de uma comercialização do sagrado. O sagrado precisa ser evidenciado, precisa ser colocado em seu lugar de prioridade”. Completou elogiando a atuação do Sebrae que, segundo ele, oferece suporte essencial ao desenvolvimento do turismo religioso de forma ética e respeitosa.

O vice-prefeito de Anápolis, Walter Vosgrau, também participou do lançamento e destacou a parceria entre as diversas instituições envolvidas. “A prefeitura está à disposição da comunidade, sempre para servir e atender às necessidades da população”. O gestor reafirmou o apoio da prefeitura ao desenvolvimento do turismo religioso como vetor econômico.
Além do vice-prefeito, os vereadores Marcos Carvalho e Capitã Elizete marcaram presença como representantes da Câmara Municipal. O gestor estadual do Programa Cidade Empreendedora e de Indicações Geográficas do Sebrae Goiás, João Luiz Prestes Rabelo, também marcou presença no evento.

Parcerias
Entre os desafios de transformar a proposta em realidade, o analista do Sebrae Goiás Ewerton Costa destacou a articulação entre os diversos parceiros. “É desafiador ser ponte entre tantos atores, mas ver o projeto sair do papel é extremamente gratificante”, afirmou. Ele reforçou que a iniciativa fortalece a economia criativa e qualifica empreendedores locais para atender ao público que deve crescer com o fortalecimento da rota.
Wilton Ferreira, presidente do Comtur, destacou que, tradicionalmente, Anápolis é conhecida apenas por sua força industrial e logística. “Aqui só falam em Anápolis como uma cidade industrial. Estamos entre negócios e tradições, resgatando principalmente a cultura através do Caminhos Santos”. Ele também lembrou que a religiosidade da cidade é ampla em vários segmentos, como espírita, evangélico e que há um templo muçulmano no município.
Wilton ainda destacou o protagonismo da iniciativa do projeto por parte do Sebrae Goiás. “Eu acho que é o Comtur que está apoiando o Sebrae. Nós somos as pessoas que estão dando o suporte para que o Sebrae desenvolva esse trabalho tão grandioso, tão bonito aqui na cidade de Anápolis”, completou.

União de fé e Negócios
A apresentação do projeto foi conduzida pela consultora do Sebrae Goiás, Cybelle Bretas, que detalhou como o Caminhos Santos une fé e negócios. “Esse projeto promove o fortalecimento do patrimônio histórico e cultural das cidades envolvidas, ao mesmo tempo em que gera oportunidades para pequenos empreendedores e valoriza a produção local”, explicou.
A rota do Caminhos Santos inicia como roteiro Sagrada Família, que envolve inicialmente quatro municípios principais:
Trindade — A Casa do Pai (Divino Pai Eterno), centro da maior romaria do Centro-Oeste.
Abadia de Goiás — A Casa da Mãe (Nossa Senhora D’Abadia), referência de devoção mariana.
Anápolis — A Casa dos Avós (Sant’Ana e São Joaquim), exaltando a tradição familiar e religiosa.
Goiânia — O Santuário da Família (Sagrada Família), símbolo da espiritualidade doméstica.
Ela explicou que os municípios se tornam um elo essencial nesse percurso de fé, cultura e desenvolvimento econômico, ao mostrarem que é possível unir o melhor dos dois mundos: espiritualidade e empreendedorismo. Ainda há previsão do desenvolvimento de mais três roteiros turísticos: um roteiro Mariano, roteiro Sabores da Fé e finalizando com as cidades centenárias com o roteiro tradições.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Centro-Leste | Anápolis: Agência Entremeios Comunicação / Leidiana Batista – (62) 9862-66155
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
