
A cidade de Iporá recebeu na terça-feira (27) o curso “Alcance o diferencial no atendimento ao seu cliente”. Ministrado por Júlio César de Deus Maciel, a iniciativa segue até esta quinta-feira (29) e faz parte da programação do Mês do MEI, que acontece em todo o Estado de Goiás, realizada com o intuito de capacitar e orientar os donos de pequenos negócios para que estejam preparados para geri-los de forma cada vez mais eficiente. A expectativa do Sebrae Goiás é de que no decorrer do mês sejam atendidos cerca de 20 mil MEI.
Em todo Estado foram mais de 270 atividades e, na Regional Oeste do Sebrae Goiás, com sede em São Luís de Montes Belos, são mais de 30 atividades. A abertura do Mês do MEI aconteceu no dia 5 de maio, com encerramento no dia 29 com o término de cursos e oficinas em Iporá, Cidade de Goiás e São Luís de Montes Belos.
A analista do Sebrae Goiás Lara Biana destaca que o Mês do MEI é uma iniciativa nacional e que o Sebrae Goiás a utiliza para trazer capacitações exclusivas para os microempreendedores individuais. “A gente sabe que essa modalidade de empresa é uma das mais significativas hoje em porcentagem de negócios no Brasil e que também sustentam grande parte do nosso comércio, dos serviços nas nossas cidades do interior. Aqueles serviços mais básicos, até os mais elaborados também, como serviços de pintura, de confecção, de alimentação, enfim, diversos negócios são beneficiados por essa possibilidade de simplificação de impostos”, afirma.
Lara acrescenta que o papel do Sebrae é capacitar esses empreendedores, já que, muitas vezes, eles não se reconhecem como empresários, mas a instituição busca fazer essa conscientização e capacitação. “Para que eles possam, como uma empresa grande, fazer a sua gestão de pessoas, sua gestão de finanças, de marketing, de vendas, e também ter essa capacitação para crescerem os seus negócios e, quem sabe, uma expectativa, deixarem de ser MEI e aumentarem a lucratividade da sua empresa para se tornar uma ME. A gente diz que o MEI é uma porta de início na vida empresarial, na qual a pessoa tem todas as possibilidades de crescer, se estabelecer e emigrar para as novas modalidades de empresa”, disse a analista.

Para a coordenadora da Sala do Empreendedor em Iporá, Poliana Cardoso Nunes, essas iniciativas localizadas nas cidades atendem uma demanda do empreendedor que quer se capacitar, mas às vezes não consegue pelo fato de ter que buscar qualificação fora da sua cidade e o atendimento diferenciado é uma das dores de nossos empreendedores. “A gente sabe que o cliente busca perfeição, um ótimo atendimento. Ele agrega os valores dele naquilo que está comprando ou no serviço que ele está recebendo. Então, essa oficina veio para agregar mais ainda para os nossos contribuintes, explicando uma melhor forma de abordagem ao cliente, como captar os clientes, como fidelizar. Os participantes do curso vão sair daqui sabendo uma melhor abordagem com os clientes deles”, comemorou.

De forma didática e com atividades práticas de como abordar o cliente, o consultor instrutor da oficina em Iporá, Júlio César, afirmou que, por meio de uma conversa e de ferramentas, os participantes poderão ter uma visão mais profissional do atendimento aos seus clientes. “Falo sobre a importância que você tem de ter uma equipe bem motivada, que conheça os aspectos do atendimento, que conheça os aspectos das estratégias de vendas, de benefícios de produtos, que conheça as limitações de cada empresa. Mas também como as demandas dos clientes da região, que entenda da importância de ter uma equipe extremamente afinada com os processos estratégicos de venda, do posicionamento da empresa em relação aos seus produtos, aos seus serviços, e a maneira que ele deve enxergar desde a recepção da mercadoria até a venda. O curso traz uma reflexão sobre atendimento e sobre vendas”, antecipou.

Expectativa e reflexão que as participantes Ana Cristina Magalhães Lemes, proprietária do Atelier Anazuly há quase 3 anos, e Núbia Dutra, revendedora de cosméticos há quase 10 anos, acreditam que o curso fará a diferença em seus negócios. “Essas iniciativas nos trazem conhecimentos. No curso estamos pegando detalhes sobre vendas, sobre consumo e é muito importante aprendermos mais”, afirma Núbia.

Ela lembra da importância da Sala do Empreendedor para tirar suas dúvidas e do Sebrae enquanto instituição de capacitação. Posicionamento parecido com o de Ana Cristina, que ressalta que o curso ensina os empreendedores a aprender a atender. “Eu preciso profissionalizar meu atendimento e o curso é uma oportunidade que estou tendo para aprimorar e atender melhor aos meus clientes”.

A secretária municipal de Administração, Rute Cabral, que representou a Prefeitura de Iporá, destacou a importância de realizar essas iniciativas na cidade. “Trazer o curso para Iporá é de suma importância. A nossa prefeita tem se preocupado com o comércio de Iporá e com os munícipes. E essa qualidade que o Sebrae traz para a nossa cidade na questão do empreendedorismo, no quesito de atendimento ao público e de melhoria para quem tem uma empresa, isso é o fortalecimento da economia de Iporá. Então, para nós, é um momento ímpar para a nossa cidade e também para a gestão da prefeita”.
A regional Oeste do Sebrae Goiás encerra sua programação do Mês do MEI na quinta-feira (29), com o encerramento dos cursos “Alcance o diferencial no atendimento ao seu cliente”, nos municípios de Iporá e de São Luís de Montes Belos, e com a oficina “Faça marketing digital e amplie o potencial da sua empresa”, na cidade de Goiás.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
