
“O programa ALI é um despertar para a inovação. A gente sempre precisa inovar. Crie a cultura de fazer plano de ação. Quando tem um planejamento, a gente tem que visualizar o cenário da empresa. Fazer gestão é importante. Planejamento de crescimento e inovação é preciso sempre fazer. Se as empresas não inovam, elas tendem a se perder”. Com essas palavras, a consultora sênior do ALI na região Oeste, Camilla Rodrigues, deu as boas vindas aos participantes do 2º Encontro Coletivo do programa em Itaberaí. Entre os dias 23 e 25 de junho, as cidades de Itaberaí, Jussara e Iporá receberam o último encontro coletivo desse grupo de empreendedores que receberam o acompanhamento de agentes e consultores do Sebrae.
Cerca de 25 empreendedores de cada cidade tiveram um acompanhamento durante cinco meses. A iniciativa do Sebrae tem como principal objetivo promover a inovação e a melhoria contínua dentro das micro e pequenas empresas por meio de metodologias práticas, acompanhamento personalizado e foco em resultados reais.

A gestora do ALI Produtividade, Elenimar Borges, diz que o fechamento desse grupo trouxe resultados de destaque. “Os 3 municípios atendidos representam um quantitativo de 75 empresas atendidas ao longo do ciclo e que, para além do acompanhamento do ALI, as empresas foram contempladas com mais dois produtos ofertados totalmente gratuitos: as consultorias de Transformação Digital e as do Conexão Financeira, ambas ainda em andamento com previsão para conclusão de agosto a setembro”, comenta.
Elenimar afirma que a metodologia de acompanhamento do ALI é muito dinâmica e permite ao empreendedor conhecer seus pontos de melhoria, traçar um plano de ação e implantá-lo com o apoio do Sebrae, por meio dos agentes locais de inovação (ALI), o que fortalece e promove a competitividade dos pequenos negócios na região. “Em julho iniciaremos um novo ciclo de atendimento com novos grupos de empresas, as inscrições já estão abertas para quem quiser participar e esperamos ampliar ainda mais os resultados de produtividade e faturamento para os pequenos negócios”, destacou a gestora.
A consultora Camilla destaca que os resultados do programa na regional foram positivos. “Eles conseguiram concluir no prazo de cinco meses. E o mais interessante é que tivemos pouquíssimas desistências no grupo. Então, no geral, o resultado foi muito bom. Ainda não terminamos todas as mensurações, mas, pelo que já levantamos, conseguimos observar uma evolução muito grande das empresas, todas praticamente assim já aumentaram sua produtividade”, explicou.
Os empreendedores que participam da inciativa são unânimes em dizer que foi uma mudança para os negócios. O casal Divino Gonçalves Nunes e Marta Damasceno Ribeiro são proprietários da RM Bicicletas e disseram que, em quase 30 anos de existência, eles não tinham o controle do fluxo do caixa da empresa. “O ALI fez toda a diferença para a gente. Hoje sabemos como está o fluxo do nosso caixa com as despesas e o lucro. Trabalhamos quase 30 anos sem ter ideia disso. Também abrimos nossa loja com um espaço mais amplo e melhor para atender nosso cliente. Agora é continuar a inovar para termos mais retorno”, comentaram.

Outro casal que disse que o programa foi um divisor de águas para a empresa deles é o José Edilson do Nascimento e a Divina Aparecida Nunes Nascimento, da Loja Kazan. “A partir do momento que a agente local de inovação começou a dar assessoria do Sebrae para nós, abriu um horizonte. A gente mudou muita coisa. Ela nos deu muitas dicas e nos mostrou onde estava nossa dor e, com isso, pudemos melhorar”, finalizou.
O encontro em Itaberaí aconteceu no dia 25 de junho e a ALI Thaynara Alves Rodrigues, que fez parte dos trabalhos dos dois casais, se diz bastante realizada com o resultado do programa na cidade. “Teve um senhor de 76 anos, que é um empresário no ramo imobiliário em Itaberaí há muitos anos, que foi um dos que mais me surpreendeu, porque ele dizia que não ia fazer nada e nem gastar. Porém, ele foi o que mais investiu. Ele organizou o estoque, que estava desorganizado, executou tudo o que propomos. Então, como agente local, eu sinto que é prazeroso quando o empresário entrega, faz as excepções”, finalizou.

JUSSARA
Dia 24 de junho foi a vez de Jussara receber o último encontro coletivo com as empresas participantes do ciclo 2025/1 do Programa ALI. “Encerramos esse período de acompanhamento com muito êxito, pois os resultados obtidos pelas empresas têm sido bastante promissores. Ao longo do ciclo, desenvolvemos diversas ações estratégicas com foco no fortalecimento da gestão e no aumento da competitividade dos pequenos negócios”, destacou a ALI da cidade, Nayure de Paula Correia.
A agente afirma estar satisfeita com os resultados. “A dedicação e o envolvimento de cada uma das empresas reforçam a importância da atuação conjunta para a transformação dos negócios. Esse engajamento foi tão positivo que já temos uma grande perspectiva para o próximo ciclo, com novas empresas interessadas em participar — muitas delas indicadas pelas próprias participantes atuais, o que reforça a credibilidade e os resultados do programa. Como Agentes Locais de Inovação, atuamos como facilitadores, mas são os empreendedores os principais responsáveis por colocar as estratégias em prática”, comemorou.

IPORÁ
No dia 23 de junho de 2025, foi Iporá que recebeu o segundo Encontro Coletivo do Programa ALI. O encontro promoveu a integração entre os empresários, estimulou a troca de experiências e fortaleceu o espírito de inovação nas empresas atendidas. Durante o evento, foi realizada a palestra “Como usar o marketing para potencializar suas vendas” com a consultora do Sebrae Viviane de Oliveira. O momento também proporcionou a socialização entre os participantes, com espaço para networking.
Para o ALI Pedro Paulo Barros Brito, que atua na cidade, participar deste ciclo do programa foi uma experiência muito enriquecedora, tanto no aspecto profissional quanto pessoal. “Ao longo desses meses de acompanhamento junto aos empresários locais, pude perceber de perto os desafios reais que os pequenos negócios enfrentam, mas também testemunhei o quanto a inovação, quando bem aplicada, faz diferença na prática. A troca de experiências com os empresários, a escuta ativa das suas necessidades e o desenvolvimento de soluções personalizadas me proporcionaram um grande aprendizado”, disse.
Pedro falou ainda também falou da experiência de empresas que participaram do programa, como a SofisticadaIp, loja de moda feminina e masculina. “Entre as ações colocadas em prática, a loja passou por uma reestruturação, com uma reforma ampla na loja incluindo mudanças no layout e fachada da loja, iluminação, novas prateleiras, facilitando fluxo de clientes, exposição de produtos e experiência de compra. Desenvolveram também o planejamento de marketing da loja, que agora é bem melhor estruturado”, relatou.
Mais informações sobre o programa ALI estão disponíveis na página Vitrine Sebrae Goiás.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
