
Em um cenário de rápidas transformações e constantes desafios, a inovação exige planejamento contínuo e colaborativo. Com esse propósito, cerca de 40 representantes de entidades signatárias do Pacto Goiás pela Inovação se reuniram, na sexta-feira (27) e no sábado (29), para uma nova imersão estratégica. O objetivo é revisar diretrizes, atualizar metas e definir os próximos passos da iniciativa com foco no fortalecimento do ecossistema de inovação em Goiás até 2027.
O primeiro dia do encontro foi na sede do Sebrae Goiás e o fechamento da imersão foi realizado no Hub Goiás, em Goiânia. Segundo o coordenador do Pacto, Marcos César Chaul, o momento é de readequação de rota. “O Pacto já está em execução, temos projetos rodando. Mas o mundo muda em velocidade acelerada, então essa reunião é para rever o que foi planejado e reformatar o que será feito até 2027”, afirmou.
Criado há cerca de dois anos e meio, o Pacto Goiás pela Inovação nasceu com o objetivo de estabelecer uma governança conjunta e orquestrada entre governo, empresas, academia e sociedade civil organizada. “Já estruturamos muita coisa desde o início. Agora é hora de atualizar, de alinhar com as novas demandas e de reforçar o que precisa ser potencializado”, completou Chaul. Atualmente, mais de 80 instituições assinam o pacto, mas a imersão contou com cerca de 20 a 25 entidades, visando garantir agilidade e profundidade no planejamento.
A abertura do encontro contou com a presença do diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, que destacou a importância do momento como uma oportunidade de análise e projeção do futuro. “Essa é uma ação muito importante que realmente une todos os atores do ecossistema aqui presentes. Essa é uma oportunidade enorme de planejarmos, enxergarmos o que temos feito até o dia de hoje e, acima de tudo, prevermos as expectativas que temos para os próximos anos dentro de todo o trabalho de inovação e desenvolvimento econômico do nosso pacto.”
Ações conectadas
Um dos pontos centrais discutidos foi a necessidade de uma comunicação mais eficiente entre os diversos atores do ecossistema. Para o diretor de tecnologia do Senar Goiás e vice-coordenador do Pacto, Pedro Camilo, o planejamento é essencial para conectar ações que já acontecem de forma isolada. “Temos diversas ações no Sistema S, nas universidades, nas empresas. O desafio é conectar essas iniciativas, ampliá-las para além da capital e garantir que também o interior do estado se beneficie”, pontuou.
Entre os participantes esteve o superintendente de Inovação Tecnológica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (SECTI), Gabriel Augusto. Ele reforçou o alinhamento da agenda do pacto com as diretrizes estaduais. “O governador nos colocou à disposição para apoiar a consolidação do ecossistema goiano de inovação. Iniciativas como essa fazem muito sentido para as vertentes que trabalhamos dentro da secretaria”, destacou.
A pluralidade de visões e a gestão compartilhada são vistas como grandes diferenciais do pacto. Thaylle Adriel, que já atuou como secretário-executivo do movimento e atualmente também está na SECTI, avaliou de forma positiva a imersão. “Planejamento é sempre bem-vindo. A ideia aqui é manter o que está dando certo, revisar o que precisa e trazer a identidade da nova gestão. Isso oxigena o ecossistema”, afirmou.
Thaylle destacou ainda que o grande objetivo do pacto é promover a integração entre os atores. “Quando você junta as instituições, como a PUC e a FAEG, por exemplo, consegue-se escalar iniciativas como o Desafio Agro Startup de forma muito mais ampla. A força do pacto está nessa articulação”, explicou.
Representante a Associação Comercial e Empresarial de Goiás (ACEG), Jéssica Torres, empresária e coordenadora de Marketing do ECO Connect Business — evento voltado à pauta ESG — participou da imersão e avaliou positivamente os encaminhamentos do dia. “Vemos com entusiasmo a participação de todos os representantes de entidades que estão neste movimento. Por meio deste encontro, podemos colaborar unidos para o desenvolvimento do Estado de Goiás, por meio da ciência, tecnologia e inovação”, destacou.
Sobre o Pacto Goiás pela Inovação
O Pacto Goiás pela Inovação é uma iniciativa de governança colaborativa que une Governo, Academia, Empresas e Sociedade Civil Organizada com o propósito de transformar Goiás em um estado inovador e empreendedor nos próximos anos. Com base em valores como cooperação, transparência, criatividade, sustentabilidade e inclusão, o movimento atua para impulsionar projetos de impacto positivo no território goiano, o que promove conexões e sinergias entre os agentes do ecossistema.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
No Polo Sebrae Agro: Agência Entremeios Comunicação / Leydiane Alves – (62) 9540-6111
Acesse aqui o Polo Sebrae Agro.
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

