Quase 90 pessoas, entre equipe de Políticas Públicas do Sebrae Goiás, gestores públicos, agentes de desenvolvimento e representantes de prefeituras participam desta quarta (23) até sexta-feira (25), do Transformar Juntos 2025, considerado o maior encontro brasileiro dedicado à troca de experiências quando se trata de Políticas Públicas do Sebrae Nacional. O tema central é “Sustentabilidade e Resiliência Climática”.

Os diretores do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto (superintendente) e Marcelo Lessa Medeiros Bezerra (técnico), marcaram presença, assim como a gerente de Atendimento e Desenvolvimento Regional do Sebrae Goiás, Camila Moreira, o gestor de Políticas Públicas, Allan Máximo, e gerentes de regionais, que foram acompanhados por prefeitos, secretários municipais e agentes de desenvolvimento, entre outros.

A abertura oficial aconteceu na manhã desta quarta-feira no hotel Royal Tulip Brasília Alvorada e reuniu milhares de participantes de todo o país. O prefeito de Trindade, município da Região Metropolitana de Goiânia, Marden Júnior, foi um dos painelistas sobre “Simplificação nos Municípios”, projeto que tem suporte e participação ativa do Sebrae Goiás. O estado terá ainda quatro participações até o fim do evento.

Participaram da solenidade inicial o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima; o ministro do Turismo, Celso Sabino; Kelli Mafort, secretária substituta da Secretaria-Geral da Presidência da República; o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson de Sousa Silva, do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO); o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Tarcísio Bonfim; a diretora superintendente do Sebrae Mato Grosso, Lélia Brun; Fabio Pietro, secretário da Justiça e Cidadania de São Paulo; a diretora técnica do Sebrae Pernambuco, Josiana Ferreira, e o diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick.

O presidente Décio Lima enfatizou que os participantes do evento são aqueles que têm a responsabilidade de trabalhar com a pluralidade, um ao lado do outro, com respeito às outras pessoas com mentes divergentes, em busca de desenvolvimento territorial, sustentabilidade e inovação. Ele destacou o papel estratégico do evento na inclusão produtiva e no fortalecimento dos pequenos negócios. “Trabalhamos lado a lado com as prefeituras para estimular o empreendedorismo, mirando na inclusão que passa pelo fomento aos pequenos negócios”, afirmou.
Para o diretor Bruno Quick, o encontro celebra a atuação daqueles que estão todos os dias trabalhando pelo desenvolvimento dos municípios de forma sustentável e includente. “O projeto de desenvolvimento acontece a partir da articulação e convergência na construção do desenvolvimento e o Sebrae tem força, capilaridade e é quem faz mover, que realiza, concretiza e transforma”, afirmou.

Sob o tema central “Sustentabilidade e Resiliência Climática”, a edição deste ano do evento inclui 70 atividades no âmbito das compras públicas de micro e pequenas empresas; simplificação do ambiente de negócios; estímulo às economias portadoras de futuro com ações de turismo, sustentabilidade, economia criativa, inovação e energia; além de impulsionar a educação empreendedora no país. Até sexta-feira (25), a programação terá casos de sucesso, palestras, oficinas, trocas de experiências e construção de redes colaborativas em prol do desenvolvimento sustentável do país.
Goiás em foco
O gestor de Políticas Públicas do Sebrae Goiás, Allan Máximo, enfatizou que o estado está com cinco casos de sucesso para apresentação no Transformar Juntos, na área de simplificação, em compras governamentais, no trabalho com a comunidade quilombola, credenciamento de MEI e Sala do Empreendedor. “Estamos aqui discutindo a melhoria do ambiente de negócios e felizes por ter cinco casos, referências para o Brasil”, ressaltou.
Para Allan, Goiás tem contribuído não só em nível de estado, mas de Brasil. “Esses casos de sucesso foram escolhidos através de uma curadoria, onde cada um deles mostra as boas práticas para os demais gestores do país. Nós estamos com algo em torno de 3,5 mil gestores no Brasil, e a expectativa é que possamos cada vez mais levar as práticas de Goiás para transformar o nosso país”, finalizou.

A gerente de Atendimento e Desenvolvimento Regional do Sebrae Goiás, Camila Moreira, considera que a presença de Goiás no Transformar Juntos 2025 é mais do que representativa, é inspiradora. “Trouxemos cinco casos que mostram como a inovação, a gestão eficiente e o compromisso com o desenvolvimento local podem transformar realidades. Esses exemplos são referência nacional e reforçam o papel do Sebrae Goiás como articulador de soluções que geram impacto direto na vida dos empreendedores e na economia dos municípios”, comemorou.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

