ASN GO
Compartilhe

HUB Negro é lançado em Goiás com foco em inclusão e fortalecimento de iniciativas afrocentradas

Ação visa ampliar as oportunidades de empreendedorismo, geração de renda e transformação social para públicos historicamente sub-representados
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe
Espaço foi pensado para ampliar oportunidades do empreendedorismo para públicos historicamente sub-representados (Fotos Divino Batista)

Com o objetivo de fortalecer iniciativas voltadas para a população negra e promover inclusão socioprodutiva, o Sebrae Goiás, em parceria do Hub Goiás, realizou na noite desta terça-feira (29), no restaurante Abrigô Coletivo, em Goiânia, um encontro especial com lideranças afrocentradas da capital e região metropolitana. A ação marca também o lançamento oficial do HUB Negro, espaço pensado para ampliar as oportunidades de empreendedorismo, geração de renda e transformação social para públicos historicamente sub-representados.

A gestora do Programa Plural do Sebrae Goiás, Thais Oliveira, disse que o HUB Negro será uma construção coletiva

A reunião, parte das ações do Programa Plural, buscou ouvir coletivos, associações e empreendedores negros para identificar demandas reais e pensar em soluções conjuntas que impulsionem o protagonismo dessas iniciativas. O evento reuniu pessoas influentes da cena afro empreendedora goiana, representantes institucionais e articuladores comunitários que, segundo a gestora do Programa Plural do Sebrae Goiás, Thais Oliveira, visa consolidar mais um passo na construção de políticas de apoio contínuo ao ecossistema negro de inovação e negócios.

“Sempre no tripé, na estrutura de empreendedorismo, geração de renda e transformação social, que são as ações do plural”, explica Thais. A gestora ressalta que o HUB Negro será uma construção coletiva, com a parceria do HUB Goiás, baseado nas dores e necessidades dos coletivos. “Depois de conversas e reuniões, nós vamos pensar em iniciativas e abordar temáticas com mentorias, baseadas no que foi levantado como desafio dos grupos. Não faz sentido, no Plural, chegar com eventos, palestras e direcionamentos prontos. É preciso escutar os coletivos”, enfatiza.

Vera Lúcia Oliveira, do Sebrae Goiás, apresentou o Delas

Associação Grupo Coletiva Preta, Pretas de Angola, Associação de Empresários e Empreendedores para Fortalecimento do Afroempreendedorismo (Ascenda), Selo Pluralidades, Revista Pequis, Blackstars, Movimento Negro Unificado (MNU), Entre Raízes e Papo de Pretas (Senador Canedo) tiveram representantes, assim como a Comissão de Mulheres Negras do Grupo Mulheres do Brasil em Goiás. A equipe do Sebrae contou com as representantes do programa Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso (Delas): a gestora Vera Lúcia Oliveira, que apresentou o Delas, e a interlocutora Beatriz Dorneles.

O gestor de Comunidades do HUB Goiás, Roldão Barros, disse que trabalhar ações coletivas a partir da escuta das comunidades é uma conquista, uma oportunidade também de falar sobre as ações do HUB e do Sebrae. Ele também afirmou que a parceria com os coletivos pode se estender para o uso de estruturas, não só física, mas de tudo o que o HUB e o Sebrae podem proporcionar aos grupos. “A gente está muito feliz em consolidar a parceria com o Sebrae, fortalecer todas as iniciativas do Plural e trabalhar com soluções em conjunto com os coletivos de mulheres negras. Estamos falando de soma, de construção”, afirmou Roldão.

Roldão Barros, gestor de Comunidades do HUB Goiás: “Estamos falando de soma, de construção”

O evento foi conduzido por Jordânia Bispo, coordenadora de educação do coletivo Entre Raízes. Ela fez questão de enaltecer a presença de todos porque “são muito importantes pra construção de um mundo melhor e mais justo para pessoas negras”. Para Jordânia, é muito importante o desenvolvimento pessoal e coletivo. “Quero dizer que bom que vocês existem e que vocês persistem. Muita coisa boa acontece pelas mãos e pelos movimentos que representam”, completou.

Jordânia Bispo, do coletivo Entre Raízes, disse que é importante o desenvolvimento pessoal e coletivo

A dinâmica ficou com a empreendedora e membra de vários coletivos negros em Goiânia e representante do Mulheres do Brasil, Dilze Percílio. Os grupos interagiram durante boa parte do encontro e, com orientação, produziram ao fim um varal com as principais dores, desafios, necessidades e expectativas dos coletivos, que trocaram informações entre si. Essas informações vão, inicialmente, orientar as principais temáticas que deverão ser abordadas. O resultado será discutido no dia 6 de agosto, em uma reunião on-line entre todos os participantes e representantes do Sebrae Goiás e HUB Goiás. Em novembro, todos os grupos trabalhados no Plural participam de um encontro geral, que será a culminância do programa.

Dilze Percílio, representante do Mulheres Brasil, conduziu a dinâmica

Érika Pereira dos Santos, da direção executiva da Associação Grupo Coletiva Preta, enfatizou que é de suma importância os coletivos terem sempre espaço para o diálogo, reflexões e para propor ações de fortalecimento das organizações, das iniciativas lideradas pela comunidade negra e pensar uma proposta efetiva para que as organizações negras tenham mais condições de atuar na promoção da transformação social. “Ampliar os nossos propósitos é fundamental. O Hub Negro vem com uma proposta de fortalecimento dessas iniciativas e que outras ações mais efetivas possam acontecer de modo recorrente, contínuo e que possamos ter acesso aos recursos, ferramentas, tecnologias sociais para ampliar a nossa atuação.

Roldão Barros, gestor de Comunidades do HUB Goiás: “Estamos falando de soma, de construção”

A fundadora do coletivo Papo de Pretas e Empreendedoras de Senador Canedo, Ruth Paixão, analisa que o trabalho coletivo é fundamental para que traga efetivamente visibilidade para os grupos que trabalham para levar capacitação das mulheres negras para que possam sair desse lugar de vulnerabilidade e possuir a própria renda, principalmente as mães solteiras. “É interessante esse olhar de todo mundo em uma construção coletiva, com uma escuta ativa, que fortalece todos os coletivos. Com o Sebrae Goiás e o HUB Goiás eu só vejo coisas boas para o futuro”, finalizou.

Ruth Paixão, do coletivo Papo de Pretas, falou da importância do trabalho coletivo

Sobre o Programa Plural – O Programa Inova Plural, lançado no início do ano, é uma parceria inédita do Sebrae Goiás e do Hub Goiás para atender o público que é historicamente sub-representado. São mulheres, pessoas negras, povos originários, comunidade LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência, neuro divergentes, em situação de vulnerabilidade social, e público 60+.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • diversidade
  • Goiânia
  • Hub negro
  • Programa Plural
  • Regional Central