
O Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional realizou, no dia 30 de julho, a 7ª Reunião Ordinária em Goiânia (GO), na sede do Sebrae Goiás, que ocorreu no formato híbrido. O presidente do CDN, José Zeferino Pedrozo, conduziu a reunião, que tratou de pautas importantes para o desenvolvimento dos micro e pequenos negócios no país.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Goiás, José Mário Schreiner, cumprimentou os presentes e apresentou um vídeo institucional do Sebrae Goiás, mostrando ações em todo estado. José Mário Schreiner ressaltou que o Sebrae Goiás tem uma meta de 2 milhões de atendimentos até o final de 2026, e que já alcançou 1,7 milhões.

Na sequência, o diretor Superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, relatou ao CDN o trabalho desenvolvido para impulsionar as Micro e Pequenas Empresas goianas, que representam 95% dos empreendimentos em todo o estado. “Temos hoje um direcionamento estratégico do CDE que é estar de forma ativa nos 246 municípios goianos, fortalecendo o empreendedorismo em diversas frentes de atuação”, completou o diretor. Também estiveram presentes na reunião, pelo Sebrae Goiás, o diretor Técnico, Marcelo Lessa, e o diretor Administrativo e Financeiro, João Carlos Gouveia.

-
Durante a reunião, a diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Margarete Coelho, destacou que o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) dá 100% de garantia para mulheres, e que isso é uma conquista do Sebrae. Nos últimos três meses, segundo a diretora, foram realizadas sete caravanas em todo o país, e quase 80 milhões de mulheres empreendedoras foram beneficiadas pelo Fampe. Margarete destacou, ainda, que “o Sebrae é referência em empreendedorismo feminino em razão das políticas para as mulheres, que são promissoras”.

O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, comentou sobre a necessidade de dar visibilidade ao Brasil e às suas conquistas. “O Brasil saiu do mapa da fome, e isso é motivo de encorajamento e de orgulho para todos nós”, destacou. Décio Lima também enfatizou a importância dos micros e pequenos negócios para o desenvolvimento do país, que foram responsáveis pela geração de mais de 1,3 milhões de empregos somente no ano passado. “Estamos cumprindo nosso papel com muita responsabilidade, e acredito que nós somos hoje uma alavanca fundamental para a inclusão para milhões de brasileiros e brasileiras”, destacou.
Em relação às taxações dos produtos brasileiros pelos Estados Unidos, Décio Lima ressaltou a grandeza da economia e da força produtiva brasileira em diversos setores e enfatizou que o Sebrae está trabalhando junto ao governo para proteger os pequenos negócios e continuar impulsionando o desenvolvimento econômico do país.

Finalizando a reunião, o diretor Técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, mostrou a evolução dos indicadores mais importantes da instituição. Dentre as ações recentes, o diretor destacou o Transformar Juntos Nacional, que reuniu gestores públicos de todo o país para discutirem o desenvolvimento de ambientes de negócios favoráveis nos municípios, e o evento NEON, que reuniu no Nordeste cerca de 28 mil pessoas para discutirem inovação no Brasil. Bruno Quick falou ainda da parceria do Sebrae Nacional com o Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (Ceia/UFG), que já resultou em cursos de inteligência artificial para pequenas empresas e para gestores públicos.
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
