O Sebrae Goiás sediou, nesta quinta-feira, 31, a 2ª Reunião dos Presidentes dos Conselhos Deliberativos Estaduais (CDEs), um encontro estratégico do Sistema Sebrae. Realizado na sede da instituição, em Goiânia, o encontro teve como anfitrião o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Goiás, José Mário Schreiner. Para além dos presidentes, a reunião contou com a presença do diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, representando a Diretoria Executiva da organização.
A abertura foi conduzida pelo presidente do Conselho Deliberativo Nacional (CDN), José Zeferino Pedrozo, que destacou a relevância do encontro como espaço de alinhamento estratégico e fortalecimento institucional entre os (CDEs). “Nós estamos, aqui, com 21 estados representados. A presença expressiva de vocês demonstra o compromisso com o fortalecimento do Sistema Sebrae e com o apoio às micro e pequenas empresas do Brasil. Esse é um momento valioso para reforçarmos a importância de uma governança sólida e respeitosa, além das competências integradas entre os CDEs e as Diretorias Executivas”, afirmou o presidente do CDN.
“Conselhos preparados são essenciais para uma governança moderna, transparente e empática. O futuro exige de nós o aperfeiçoamento permanente da governança de um sistema fundamental para o país e para as famílias que contam com o apoio do Sebrae”, completou José Zeferino.

Por sua vez, o presidente do CDE do Sebrae Goiás, José Mário Schreiner, deu as boas-vindas aos participantes, reforçando o papel de Goiás como anfitrião da reunião. “Para nós, é uma alegria receber os presidentes dos Conselhos Deliberativos Estaduais de todo o Brasil, de norte e a sul, das cinco regiões do país”, saudou. Na ocasião, José Mário ressaltou o apoio do Sebrae ao artesanato e à cultura goiana ao citar o projeto Goiás Original, do qual os kits entregues aos visitantes fazem parte. “Todos esses produtos recebidos por vocês são incentivados e apoiados pelo Sebrae. São amostras da nossa cultura para que vocês levem aos seus estados”, comentou o presidente do CDE de Goiás.
Durante o período da manhã, o chefe de gabinete do CDN, Ivan Hussni, apresentou um panorama das ações do Conselho Deliberativo Nacional. O chefe de gabinete reforçou, junto dos presidentes, as diretrizes da atual gestão, as ações em andamento para fortalecimento do Sistema, além da interação dos Conselhos na formulação da estratégia do Sebrae de cada unidade federativa (UF), com impacto em nível nacional.

De forma complementar, o assessor do CDN, Silas Santiago, apresentou aos presidentes temáticas envolvendo a governança corporativa, que foram aprofundadas posteriormente, no período vespertino. Em seguida, os representantes dos CDEs de cada estado contribuíram com o diálogo ao expor as boas práticas realizadas pelo Conselho em suas respectivas UFs, bem como sugestões para serem discutidas e implementadas pelo CDN.
No intervalo para o almoço, os presidentes foram recepcionados no Palácio das Esmeraldas pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e pela primeira-dama, Gracinha Caiado. O encontro reforçou a parceria estratégica entre o Governo do Estado e o Sebrae, além de ressaltar a importância do trabalho do Sistema em prol dos pequenos negócios em todo o Brasil.

“É uma honra recebê-los no Palácio das Esmeraldas. Até porque, o Sebrae sempre foi um grande parceiro do Estado de Goiás e do Governo do Estado. Eu tenho muito orgulho de dizer que comando o Goiás Social que, hoje, é o maior programa socioassistencial do Brasil. Mas a gente não faz nada sozinho. Isso é uma realidade porque nós tivemos a participação e ajuda do Sebrae Goiás. Hoje, em Goiás, nós observamos a diminuição de desemprego e temos crescido em níveis de empreendedorismo porque temos a ajuda de vocês”, ressaltou a primeira-dama, Gracinha Caiado, ao receber os representantes.

Durante a tarde, o evento foi retomado com o diálogo entre os presidentes. Posteriormente, o gerente da Unidade de Tecnologia da Informação e Comunicação do Sebrae Nacional, Diego Almeida, apresentou alguns aspectos essenciais a respeito da segurança cibernética do Sistema Sebrae. Em sua fala, Diego enfatizou a estratégia unificada de proteção corporativa e defesa operacional implementada em todas as UFs.

Na sequência, Ricardo Lamenza, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), realizou uma análise sobre o papel dos presidentes dos Conselhos. Além disso, Ricardo salientou as demandas enfrentadas pelos representantes em cenários de rápidas transformações, destacando, entre outros aspectos, a incorporação da inteligência artificial e os debates sobre o futuro da indústria global.
Eleno Gonçalves, também do IBGC, conduziu um painel sobre governança corporativa e geração de valor no Sistema Sebrae. Eleno ressaltou os princípios para uma boa governança corporativa, que envolvem integridade, transparência, equidade, responsabilização e sustentabilidade, além de exemplificar a divisão dos papéis dos agentes envolvidos na governança.

Na etapa final da programação, os presidentes dos CDEs tiveram espaço para expor suas contribuições, desafios e iniciativas de destaque em suas respectivas unidades federativas. O encerramento ficou por conta dos presidentes José Zeferino e José Mário Schreiner, seguido por um coquetel de confraternização entre os participantes.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

