O Centro de Convenções de Goiânia sediou, na manhã desta quarta-feira (20), a abertura do Interleite Brasil 2025. Em sua quarta edição na capital goiana, o evento segue até quinta-feira (21) com diversos painéis voltados à capacitação de profissionais e oportunidades para que produtores de leite do Brasil tenham acesso a novas tecnologias e conhecimento sobre as tendências da produção leiteira, em constante evolução.

José Mário Schreiner, presidente do Sistema Faeg/Senar e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Goiás, destacou a importância do encontro para estabelecer o debate de temas voltados ao desenvolvimento do setor. Além disso, ele analisou a evolução da produtividade leiteira nas últimas décadas, graças à genética e à tecnologia, e anunciou investimentos no setor, a exemplo das Unidades Avançadas de Capacitação (UACs), que serão centros de treinamento e capacitação voltados à formação de técnicos agropecuários, zootecnistas e fruticultores.

O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, ressaltou a relevância do Interleite. “É um evento que oferece uma grande oportunidade de reunirmos produtores, empresas de laticínios, fornecedores de insumos. Todos do setor estão participando nesses dois dias, absorvendo muito conteúdo e informação, além do relacionamento construído e da exposição que acontece aqui no Centro de Convenções”, afirmou. “A importância do evento é demonstrada pela grande força e representatividade que tem a produção de leite em Goiás e, acima de tudo, o futuro do leite sendo debatido em Goiás para o Brasil”, completou.

José Ricardo Caixeta Ramos, presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), representou o governador Ronaldo Caiado e destacou se tratar de um reconhecido nacionalmente como o mais importante do setor. “Ele promove debates do mais alto nível, troca de experiências e acesso às novas tecnologias que ajudam a transformar a atividade leiteira, tornando-a mais eficiente, sustentável e competitiva. Goiás tem orgulho de sediar o Interleite, pois nós somos um dos principais produtores do Brasil”, pontuou.

Marcelo de Carvalho, CEO da MilkPoint Ventures, realizadora do evento, reconheceu a heterogeneidade do setor e afirmou que o propósito do evento é falar com os 99% de produtores que compõem a maior parte dos integrantes da cadeia e que precisam de assistência técnica, acesso a crédito e gestão, além de apoio variado. “O objetivo do Interleite Brasil deste ano é justamente tratar desse tema e de como incluir mais produtores no futuro do leite”, salientou.

Por sua vez, Geraldo Borges, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), abordou dificuldades do setor, a exemplo da pulverização e a importância do Interleite Brasil. “Esse evento no qual devemos estar presentes para valorizar o trabalho da melhoria do nosso setor”, pontuou.

Luís Alberto Pereira, presidente do Sistema OCB/Sescoop, ressaltou o trabalho da instituição no que trata da gestão, além de reconhecer a relevância do Interleite para o fortalecimento do setor. Além disso, destacou a importância da parceria com o Sebrae por meio de convênio voltado à melhoria genética. “Já dura um ano e três meses, e já atingimos sessenta cooperados”, afirmou e anunciou que já foi lançado novo edital no sentido de apoiar mais cooperados.
Também fizeram parte da mesa diretiva Dirceu Borges, superintendente do Senar Goiás; Patrícia Honorato de Carvalho, superintendente de Produção Rural da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seagro); Jubrair Gomes Caiado Júnior, superintendente do Sistema OCB/GO; e Jair José Antônio Borges, presidente do Sindileite Goiás.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

