ASN GO
Compartilhe

Sebrae fortalece associação da Aldeia Buridina durante Defensorias do Araguaia

Iniciativa aconteceu nos dias 28 e 29/08 em Aruanã e contou com a presença de 20 entidades para atender comunidade indígena local
Por Carla Gomes, de Aruanã
ASN GO
Compartilhe
Unidade Móvel do Sebrae Goiás deu suporte ao evento ao lado da carreta do Goiás Social (Fotos Carla Gomes)

Os povos indígenas Karajás da aldeia Buridina, em Aruanã, no oeste de Goiás, receberam nos dias 28 e 29 de agosto a iniciativa Defensorias do Araguaia, que contou com o apoio de 20 entidades, dentre elas o Sebrae Goiás, e dos estados de Goiás, Mato Grosso e Tocantins.

A subdefensora pública geral para assuntos administrativos, Luciana Fernanda de Castro Barbosa, é uma das pessoas à frente da organização do evento e destacou que o Sebrae entra com a sua expertise em qualificação profissional.

“Este ano a gente está inaugurando com o Sebrae a parceria do programa Defensorias do Araguaia, algo que já estamos pensando em repetir o ano que vem. O Sebrae entra na iniciativa exatamente para trazer não só para os povos originários, os povos Karajás, mas para odo o público de Aruanã, esse conhecimento, essa formalização, essa profissionalização. A instituição dá suporte logístico para a produção de renda em um local, e onde há renda fica mais fácil exercer direitos”, explicou.

Analista do Sebrae Elenimar Borges e o consultor Tiago Sousa: capacitações para a comunidade

Luciana também pontuou que é a segundo ano de realização do evento e que, neste ano, as parcerias foram um incremento à iniciativa. “A tendência para a próxima edição é melhorar ainda mais. Esses apoios acabam que atraem mais público. O projeto é um grande caldeirão de direitos para atender essa população que normalmente não teria acesso a esses serviços. Por exemplo, o Sebrae promove qualificação profissional e o empreendedorismo, aos quais as pessoas dificilmente teriam acesso”, afirmou a subdefensora.

Nos dias do evento, o Sebrae realizou a oficina “Alcance um empreendimento coletivo de sucesso em bases sustentáveis”, com o consultor Tiago Sousa para a Associação Aldeias Buridina e Bèd Burè (AABB). O Sebrae também esteve presente com sua Unidade Móvel de Atendimento no local onde ocorreu uma reunião com integrantes da associação e a consultora Luciana Furquim.

Vários locais tiveram atendimentos

De acordo com o analista do Sebrae Goiás Nelson Bueno Barros, a instituição participou do evento para retribuir o lado social, levando informação e orientação à comunidade, facilitando o acesso às instituições. “O principal objetivo é aproximar a comunidade, no caso, uma tribo, e promover a mudança na visão de empreendedorismo através de oficinas, fortalecendo a associação local e incentivando ações conjuntas”, disse.

Fortalecimento que a diretoria da associação vislumbrou com as iniciativas do Sebrae. De acordo com a presidente da AABB, Mayalu Ratamaro Vasconcelos Leão Karajá, a entidade existe há sete anos, e com a oficina eles puderam aprofundar seu entendimento da área de atuação. “Essas iniciativas trouxeram mais oportunidades para dentro da nossa aldeia. O Sebrae é uma porta de conhecimento, qualificação e melhoria profissional. E é essa porta que queremos abrir”, disse.

Autoridades e parceiros reunidos em Aruanã

A vice-presidente da associação, Adriana Beluà, lembrou também que a aldeia participa do programa Goiás Original, do Sebrae, e essas iniciativas dão mais visibilidade ao artesanato que desenvolvem. “Oferecemos diversos artesanatos, como peças de palha, argila – incluindo a boneca de ritxoko, patrimônio cultural –, madeira e pena. Esses artesanatos são essenciais para a sobrevivência de muitas famílias da aldeia e para a preservação da nossa cultura ancestral. A parceria que estamos fazendo com o Sebrae visa desenvolver a comercialização desses produtos sem perder a essência cultural. Também participamos do projeto Goiás Original para dar mais visibilidade aos artesanatos e à cultura indígena de Goiás”, finalizou.

A artesã da aldeia Iracy também avalia positivamente essa parceria com o Sebrae. “Os cursos de qualificação em empreendedorismo e artesanato representam uma oportunidade muito importante para a associação e nossa aldeia. A inciativa aqui trouxe um conhecimento valioso para nós.”

Evento atraiu grande público

Defensorias do Araguaia

Defensorias do Araguaia é uma ação integrada das Defensorias Públicas de Goiás, Mato Grosso e Tocantins e sua segunda edição teve início no dia 25/08 com atendimentos na Aldeia São Domingos, no MT, seguindo para a Ilha do Bananal, no Tocantins, e encerrando os atendimentos em Goiás, na Aldeia Buridina.

É um projeto itinerante para levar atendimento jurídico a locais sem defensoria, focando em áreas indígenas e em parceria com as defensorias de outros estados. A carreta atende povos indígenas e a população em geral, oferecendo serviços como orientação jurídica e, em parceria com o Sebrae, cursos de empreendedorismo. Este ano, o projeto, que já atendeu mais de mil pessoas, está na sua terceira e última etapa, com parcerias recordes. Um estudo do Instituto Mauro Borges ajudou a identificar áreas de vulnerabilidade, direcionando as ações da defensoria.

Foco foi na comunidade indígena para acesso à Justiça e também a conceitos e suporte para o empreendedorismo

A defensoria contratou o Instituto Mauro Borges para realizar um estudo sobre as populações vulneráveis. “Esse estudo é crucial para direcionar as ações, identificando áreas de maior vulnerabilidade e possibilitando a expansão dos serviços, como a Defensoria Itinerante. O estudo, por exemplo, indicou a necessidade de atuação no entorno de cidades e em comunidades indígenas, devido à sua vulnerabilidade histórica”, afirmou a subdefensora Luciana Fernanda.

A abertura do evento, em Aruanã, realizada no dia 29/08 pela manhã, contou com a presença de várias autoridades. O prefeito da cidade, Arlírio Rodrigues Barbosa, destacou que a ação ajuda todos os ribeirinhos e pessoas que necessitam de documentos. A cacica da Aldeia Buridina, Valdirene Mahudikè, destacou a importância da iniciativa e finalizou sua fala com um agradecimento a todos em sua língua nativa. A superintendente da Igualdade Racial da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Rosilene Oliveira Guimarães, pontuou as inciativas que o governo de Goiás tem realizado para a preservação da cultura dos povos indígenas do estado. A superintendente ao lado da subdefensora Luciana entregou dois kits do programa Jovem Aprendiz a representantes da aldeia.

Cacica da Aldeia Buridina, Valdirene Mahudikè destacou a importância da iniciativa

A defensora Pública da União e da Regional de Direitos Humanos em Goiás, Mariana Costa Guimarães, explicou a importância da iniciativa e afirmou que essas visitas colaboram na efetivação de direitos e acesso à Justiça. As defensorias dos três estados participantes da iniciativa também falaram da importância do evento. Ainda durante a solenidade de abertura, a coordenadora regional da Emater, Esmeralda Arcanjo de Aguiar Araújo, e o prefeito Arlírio assinaram termo de cooperação para liberação de crédito para a população indígena.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Aruanã
  • Defensorias do Araguaia
  • Regional Oeste