
Os povos indígenas Karajás da aldeia Buridina, em Aruanã, no oeste de Goiás, receberam nos dias 28 e 29 de agosto a iniciativa Defensorias do Araguaia, que contou com o apoio de 20 entidades, dentre elas o Sebrae Goiás, e dos estados de Goiás, Mato Grosso e Tocantins.
A subdefensora pública geral para assuntos administrativos, Luciana Fernanda de Castro Barbosa, é uma das pessoas à frente da organização do evento e destacou que o Sebrae entra com a sua expertise em qualificação profissional.
“Este ano a gente está inaugurando com o Sebrae a parceria do programa Defensorias do Araguaia, algo que já estamos pensando em repetir o ano que vem. O Sebrae entra na iniciativa exatamente para trazer não só para os povos originários, os povos Karajás, mas para odo o público de Aruanã, esse conhecimento, essa formalização, essa profissionalização. A instituição dá suporte logístico para a produção de renda em um local, e onde há renda fica mais fácil exercer direitos”, explicou.

Luciana também pontuou que é a segundo ano de realização do evento e que, neste ano, as parcerias foram um incremento à iniciativa. “A tendência para a próxima edição é melhorar ainda mais. Esses apoios acabam que atraem mais público. O projeto é um grande caldeirão de direitos para atender essa população que normalmente não teria acesso a esses serviços. Por exemplo, o Sebrae promove qualificação profissional e o empreendedorismo, aos quais as pessoas dificilmente teriam acesso”, afirmou a subdefensora.
Nos dias do evento, o Sebrae realizou a oficina “Alcance um empreendimento coletivo de sucesso em bases sustentáveis”, com o consultor Tiago Sousa para a Associação Aldeias Buridina e Bèd Burè (AABB). O Sebrae também esteve presente com sua Unidade Móvel de Atendimento no local onde ocorreu uma reunião com integrantes da associação e a consultora Luciana Furquim.

De acordo com o analista do Sebrae Goiás Nelson Bueno Barros, a instituição participou do evento para retribuir o lado social, levando informação e orientação à comunidade, facilitando o acesso às instituições. “O principal objetivo é aproximar a comunidade, no caso, uma tribo, e promover a mudança na visão de empreendedorismo através de oficinas, fortalecendo a associação local e incentivando ações conjuntas”, disse.
Fortalecimento que a diretoria da associação vislumbrou com as iniciativas do Sebrae. De acordo com a presidente da AABB, Mayalu Ratamaro Vasconcelos Leão Karajá, a entidade existe há sete anos, e com a oficina eles puderam aprofundar seu entendimento da área de atuação. “Essas iniciativas trouxeram mais oportunidades para dentro da nossa aldeia. O Sebrae é uma porta de conhecimento, qualificação e melhoria profissional. E é essa porta que queremos abrir”, disse.

A vice-presidente da associação, Adriana Beluà, lembrou também que a aldeia participa do programa Goiás Original, do Sebrae, e essas iniciativas dão mais visibilidade ao artesanato que desenvolvem. “Oferecemos diversos artesanatos, como peças de palha, argila – incluindo a boneca de ritxoko, patrimônio cultural –, madeira e pena. Esses artesanatos são essenciais para a sobrevivência de muitas famílias da aldeia e para a preservação da nossa cultura ancestral. A parceria que estamos fazendo com o Sebrae visa desenvolver a comercialização desses produtos sem perder a essência cultural. Também participamos do projeto Goiás Original para dar mais visibilidade aos artesanatos e à cultura indígena de Goiás”, finalizou.
A artesã da aldeia Iracy também avalia positivamente essa parceria com o Sebrae. “Os cursos de qualificação em empreendedorismo e artesanato representam uma oportunidade muito importante para a associação e nossa aldeia. A inciativa aqui trouxe um conhecimento valioso para nós.”

Defensorias do Araguaia
Defensorias do Araguaia é uma ação integrada das Defensorias Públicas de Goiás, Mato Grosso e Tocantins e sua segunda edição teve início no dia 25/08 com atendimentos na Aldeia São Domingos, no MT, seguindo para a Ilha do Bananal, no Tocantins, e encerrando os atendimentos em Goiás, na Aldeia Buridina.
É um projeto itinerante para levar atendimento jurídico a locais sem defensoria, focando em áreas indígenas e em parceria com as defensorias de outros estados. A carreta atende povos indígenas e a população em geral, oferecendo serviços como orientação jurídica e, em parceria com o Sebrae, cursos de empreendedorismo. Este ano, o projeto, que já atendeu mais de mil pessoas, está na sua terceira e última etapa, com parcerias recordes. Um estudo do Instituto Mauro Borges ajudou a identificar áreas de vulnerabilidade, direcionando as ações da defensoria.

A defensoria contratou o Instituto Mauro Borges para realizar um estudo sobre as populações vulneráveis. “Esse estudo é crucial para direcionar as ações, identificando áreas de maior vulnerabilidade e possibilitando a expansão dos serviços, como a Defensoria Itinerante. O estudo, por exemplo, indicou a necessidade de atuação no entorno de cidades e em comunidades indígenas, devido à sua vulnerabilidade histórica”, afirmou a subdefensora Luciana Fernanda.
A abertura do evento, em Aruanã, realizada no dia 29/08 pela manhã, contou com a presença de várias autoridades. O prefeito da cidade, Arlírio Rodrigues Barbosa, destacou que a ação ajuda todos os ribeirinhos e pessoas que necessitam de documentos. A cacica da Aldeia Buridina, Valdirene Mahudikè, destacou a importância da iniciativa e finalizou sua fala com um agradecimento a todos em sua língua nativa. A superintendente da Igualdade Racial da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Rosilene Oliveira Guimarães, pontuou as inciativas que o governo de Goiás tem realizado para a preservação da cultura dos povos indígenas do estado. A superintendente ao lado da subdefensora Luciana entregou dois kits do programa Jovem Aprendiz a representantes da aldeia.

A defensora Pública da União e da Regional de Direitos Humanos em Goiás, Mariana Costa Guimarães, explicou a importância da iniciativa e afirmou que essas visitas colaboram na efetivação de direitos e acesso à Justiça. As defensorias dos três estados participantes da iniciativa também falaram da importância do evento. Ainda durante a solenidade de abertura, a coordenadora regional da Emater, Esmeralda Arcanjo de Aguiar Araújo, e o prefeito Arlírio assinaram termo de cooperação para liberação de crédito para a população indígena.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
