ASN GO
Compartilhe

CDE do Sebrae Goiás aprova expansão do atendimento durante 8ª Reunião Ordinária

Encontro deliberou sobre construção de agência em Caldas Novas, avanço na inovação com inteligência artificial e indicadores de excelência na gestão
Por Taissa Gracik, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe

O Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Goiás realizou, no dia 28 de agosto, a 8ª Reunião Ordinária de 2025, na sede da instituição, em Goiânia. Presidido pelo presidente do CDE, José Mário Schreiner, o encontro reuniu conselheiros do CDE, representantes do Conselho Fiscal (CF) e a Diretoria Executiva para tratar de pautas estratégicas relacionadas à gestão, à ampliação da rede de atendimento e ao fortalecimento da governança.

Entre as deliberações iniciais, o chefe de gabinete do CDE, Manoel Soares, apresentou a proposta de prorrogação de mandato do presidente do CDE, do vice-presidente, da Diretoria Executiva e dos conselheiros, estendendo a atual gestão até 31 de março de 2027, conforme Resolução do Conselho Deliberativo Nacional. A prorrogação foi acatada por todos os participantes.

Por sua vez, o coordenador e relator do Comitê de Governança e Sustentabilidade, Fabrício Amaral, expôs aos conselheiros a proposta de construção da nova Agência Sebrae de Atendimento em Caldas Novas. Segundo o relator, a construção de uma sede na Regional Sul vai fortalecer a presença institucional do Sebrae na região, além de ampliar as possibilidades de atendimento ao micro e pequeno empreendedor local. A proposta foi aprovada e, assim sendo, os estudos para a construção terão andamento.

Na sequência, o gerente da Unidade de Gestão Estratégia, Francisco Lima, apresentou o Relatório Trimestral do Monitoramento do Orçamento. Na exposição, foram detalhados os avanços institucionais obtidos até o fim do primeiro semestre de 2025. O indicador de produtividade já alcança 165,4% da meta prevista para o ano, enquanto o atendimento a grupos sub-representados registra 171,3% de cumprimento da meta anual. Outro destaque foi o Net Promoter Score (NPS), que mede a satisfação dos clientes: o índice de 91,5 reflete nível de excelência e representa 114,3% do estabelecido como meta.

O gerente da Unidade de Gestão Estratégica também ressaltou que o Sebrae Goiás caminha para superar a meta de 2 milhões de atendimentos até 2026. Até agosto deste ano, já foram realizados mais de 1,7 milhão de atendimentos. Apenas no primeiro semestre de 2025, houve um superávit de 93,2% no número de atendimentos previstos para o período. Ações como as Caravanas Empreender com Você e o lançamento da Unidade Móvel de Atendimento, que percorre o interior do estado e vai de encontro ao preceito da instituição de estar presente nos 246 municípios goianos, têm sido fundamentais para esses resultados.

A reunião também contemplou a apresentação do Relatório Semestral de Licitações e Inexigibilidade, exemplificado pelo gerente da Unidade de Administração, Alessander Sousa. No primeiro semestre do ano, quatro licitações foram realizadas com 40 empresas participantes. Dentre elas, 82,5% representam microempresas (ME) ou empresas de pequeno porte (EPP).

Em continuidade à pauta prevista, o analista da Unidade de Soluções do Sebrae Goiás, Athos Vinicius, apresentou o Plano de Ação Marco Legal da Inteligência Artificial (IA). O analista destacou que o plano diz respeito às iniciativas de IA pensadas para o público interno, que são os colaboradores da instituição, e para o público externo, que são os clientes e empreendedores do estado. Para a execução do plano, foi criado um Comitê de IA no Sebrae Goiás, que estuda e avalia as ferramentas e ações a serem implementadas e desenvolvidas pela instituição.

Um dos destaques do avanço no uso de IA pelo Sebrae é a Learning Intelligence System (LIS), já instalada em todas as agências de Goiás e presente em diversos eventos. De encontro à Lei Complementar nº 205, de 19 de maio de 2025, que institui a Política Estadual de Fomento à Inovação em Inteligência Artificial no Estado de Goiás, a Unidade de Soluções tem produzido capacitações e materiais digitais, como vídeos, e-books e infográficos, para apoiar os pequenos negócios.

Além disso, a instituição está desenvolvendo um laboratório de IA para o aprendizado dos colaboradores com o apoio das próprias IAs generativas. Outro ponto destacado pelo analista é a estratégia de inserir a inteligência artificial no programa Sebrae na Sua Empresa (Sense), cuja meta é impactar 100 mil pequenos negócios com soluções inovadoras.

Na oportunidade, o conselheiro José Frederico Lyra salientou a importância do avanço na implementação da inteligência artificial. “Primeiramente, parabenizo as iniciativas internas do Sebrae. O Sistema S tem um papel importante na capacitação do empreendedor. Muitas vezes, não é necessário um curso de quatro anos para aprender sobre tecnologias. Esses cursos rápidos oferecem um ótimo subsídio para quem quer aprender e incorporar o uso de inteligência artificial”, afirmou o conselheiro.

Em seguida, a Diretoria Executiva apresentou as deliberações referentes ao mês agosto. O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos, enfatizou a relevância do lançamento da terceira turma da Incubadora de Novos Escritórios em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), bem como do lançamento do Programa Ecossistemas Locais de Inovação (ELI) em Anápolis, realizado no dia 25 de agosto. Segundo ele, as iniciativas representam uma oportunidade de estimular a inovação em todos os setores da economia goiana.

Já o diretor técnico, Marcelo Lessa, destacou que o Sebrae Goiás chegará a 160 Salas do Empreendedor até o fim deste ano. Ele também celebrou a premiação de Goiás em quatro categorias do Prêmio Histórias de Quem Atende 2025, promovido pelo Sebrae Nacional. Os premiados foram: André Moura (gerente da Regional Norte), Bruna Maia (gestora estadual da Educação Empreendedora), Frederico Alencar (agente de Roteiros Turísticos) e a Regional Central (agência Goiânia), que ficou entre as cinco agências do país com o melhor NPS.

O diretor técnico lembrou, ainda, das duas startups de Goiás premiadas no Startup Summit, realizado de 27 a 29 de agosto em Florianópolis (SC): a Synkar Autonomous e a Meliva.ai. Outro assunto de êxito apresentado pelo diretor foi a Unidade Móvel de Atendimento, que desde o seu lançamento, em 11 de agosto, já realizou 1.834 atendimentos até a data da reunião. Aliado a isso, o presidente do CDE, José Mário Schreiner, ressaltou os resultados da recém-inaugurada Sala do Empreendedor de Leopoldo de Bulhões, que já contabiliza mais de 140 CNPJs abertos em menos de 60 dias.

Posteriormente, o diretor administrativo e financeiro, João Carlos Gouveia, evidenciou a conquista do 3º lugar no Prêmio IEL de Talentos 2025, com o projeto da estagiária Edilayne Mendes Rodrigues, da Unidade de Assessoria Jurídica. Também destacou que Goiás levará três projetos para a 30ª edição da Conferência das Partes (COP 30), que acontecerá na cidade de Belém (PA), no mês de novembro.

Como um dos atos finais da reunião, o conselheiro Cláudio Carvalho salientou o lançamento do estudo “Mercado de Adquirência: Panorama Setorial e Visão dos Empreendedores”, produzido pelo Sebrae Goiás em parceria com a Associação Goiana da Micro e Pequena Empresa (AGPE). A publicação mostra como a digitalização dos meios de pagamento, impulsionada pelo uso crescente de cartões, pix e carteiras digitais, tem transformado a forma como consumidores compram e empresas recebem.

A reunião foi encerrada com a entrega de uma obra de arte dos artesãos Mateus e Luiza, da Angico Cerâmicas, aos aniversariantes do mês de agosto: Gilvany Isaac (Sebrae Nacional), Leopoldo Moreira (Facieg), Humberto Rodrigues (Fieg), Cândido Vieira (UFG), Antônio Carlos (diretor superintendente) e Camila Borges (assessora jurídica do CDE).

  • CDE
  • Conselho Deliberativo Estadual
  • Reunião do CDE