O Sebrae Goiás participa da Goiás Genética 2025 com um estande no Parque de Exposições de Goiânia. O evento é considerado o maior do Centro-Oeste e um dos principais do segmento no país. A feira, realizada pela Associação Goiana de Criadores de Zebu (AGCZ), começou nesta segunda-feira (08) e segue até sexta (12) com exposição, palestras e atendimentos com consultores do Sebrae.
A abertura oficial teve lugar no auditório Augusto Gontijo e foi prestigiada pela vice-prefeita de Goiânia, coronel Cláudia Lira; pelo presidente do Fundepec, Alfredo Luiz Correia; pela embaixadora da Goiás Genética, Vanessa Reis; pelo superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges; e pela chefe do Escritório Regional da ABCZ, Vanessa Barbosa. Douglas Paranahyba, coordenador do Polo Sebrae Agro, representou o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto.

Durante a solenidade, o anfitrião do evento, Luciano Bonfim, presidente da ABCZ, destacou que a feira é uma demonstração da força do trabalho realizado no campo, em especial no que tange à genética. “É um caminho que não tem volta. Ela transforma o rebanho. É a ciência que transforma o nosso futuro”, salientou.
Para Luciano, ganham tanto os grandes quanto os pequenos produtores. “O grande criador, que investe pesado, já colhe há muito tempo. Mas hoje também o pequeno, lá no sítio, tem acesso a essa tecnologia. Ele olha para o todo, enxerga a beleza, a produtividade e a economia. Um animal que rende mais gasta menos e preserva a terra”, afirmou.

Douglas Paranahyba destacou o quanto a melhoria genética é importante, principalmente para os pequenos produtores rurais. “Grandes produtores, como é o caso de várias pessoas que visitam a Goiás Genética, já têm todo um ciclo, uma tecnologia estabelecida em suas propriedades para a melhora do seu rebanho e para um melhor desempenho, seja na produção de corte, seja na produção de leite”, pontuou.
O coordenador prosseguiu ao enunciar a relevância da presença do Sebrae no evento com foco nos pequenos produtores nessa cadeia produtiva. “É, de fato, para trazer essa possibilidade de transmissão de conhecimento entre os grandes produtores, que desenvolvem as tecnologias, que usam as técnicas de ponta, para os pequenos produtores rurais, pequenos empresários, que muitas vezes não têm acesso sequer a essa informação”, explicou.

“O Sebrae Goiás montou um estande especial dentro da Goiás Genética para apresentar não apenas sua marca, que é uma das mais fortes do Brasil, atuante também no agronegócio com os pequenos produtores rurais, mas também oferecer programas muito importantes e iniciativas voltadas ao fortalecimento do agronegócio, com foco nos pequenos produtores rurais”, assinalou Douglas.
Entre os destaques estão o programa Juntos pelo Agro, desenvolvido em parceria com o Senar e direcionado a diversas cadeias produtivas do estado, além das soluções de consultoria e assistência técnica e gerencial oferecidas pelo Senar, reconhecidas pelo seu alto impacto no setor. O espaço também apresenta o Sebrae em Campo, estratégia que leva soluções do portfólio da instituição de porteira a porteira, e o Agente Local de Inovação Rural (ALI Rural), que fomenta a gestão e o empreendedorismo no campo.

Outro ponto de relevância é a presença da marca Polo Sebrae Agro, liderado pelo Sebrae Goiás a nível nacional. “É um centro de referência e inteligência em soluções, curadoria, disseminação estratégica de conteúdo de agronegócio”, informou Douglas.
Pedro Leonardo de Paula Rezende, secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, reconheceu o sucesso da feira, que já tem se consolidado como um dos principais eventos de genética zebuína do Brasil. “Isso se deve em grande parte ao seu esforço de toda a sua diretoria”, salientou.

Vice-presidente do Sistema Faeg/Senar, Ailton José Vilela representou José Mário Schreiner, presidente do Sistema Faeg/Senar e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Goiás. Ele destacou a importância do evento para o desenvolvimento da agropecuária goiana e nacional. Em sua fala, elogiou o trabalho do presidente da ABCZ, em que ressaltou a relevância da parceria e os avanços alcançados com o uso de ciência e tecnologia na produção pecuária. “Conseguimos encurtar o tempo de abate dos animais e oferecer à população uma carne de qualidade”, afirmou.
O dirigente também reforçou a presença do Sistema Faeg/Senar com demonstrações, palestras e ações voltadas a fortalecer o setor, desejando sucesso à equipe organizadora. “O sucesso da feira é, sem dúvida, o sucesso de todos nós, produtores”, concluiu.

O presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Gilberto Marques Neto, ressaltou a importância da Goiás Genética para o fortalecimento da pecuária no estado. Ele lembrou que, há 13 anos, a AGCZ teve a iniciativa de trazer para Goiás o modelo técnico já realizado em Uberaba, tornando o evento o único com esse perfil fora da cidade mineira.
Dirceu Borges destacou a relevância do evento para disseminar ferramentas de melhoramento genético a produtores de diferentes portes. Ele ressaltou a parceria entre instituições como Senar, Faeg, Sebrae e Fundepec para levar conhecimento técnico e inovação até as propriedades.

“O grande desafio é garantir que produtores, do pequeno ao grande, tenham acesso às tecnologias que melhoram a qualidade do rebanho e aumentam a eficiência no campo”, afirmou. Dirceu enfatizou que a feira vai além da exposição de genética e negócios, funcionando também como espaço de atualização sobre questões técnicas, econômicas e políticas que impactam a pecuária.
Já Vanessa Barbosa reforçou que a Goiás Genética se consolidou como um evento técnico que reúne mais de 40 palestrantes e abre diversos pavilhões para receber produtores, empresas e instituições interessadas em compartilhar avanços e benefícios do melhoramento genético. “Hoje ele não é apenas uma ferramenta de trabalho. É uma estratégia para tornar a pecuária mais produtiva, eficiente e lucrativa”, destacou.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

