O Sebrae Goiás lançou na manhã desta segunda-feira (15) o Juntos pela Indústria. O programa é uma parceria com o Sistema Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg, Senai, Sesi e IEL), voltado a beneficiar as indústrias goianas, impulsionar a transformação digital e promover a renovação do parque industrial.

O evento teve espaço no auditório Hélio Naves, na Casa da Indústria e reuniu, além de gestores regionais dos Agentes Locais de Inovação (ALIs) – que orientam e disseminam informações aos agentes de campo, líderes representativos que atuam na interface entre inovação, produtividade e indústria.
O anfitrião do encontro foi André Luiz Baptista Lins Rocha, presidente da Fieg e vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Goiás. Ele destacou que o objetivo é proporcionar soluções conjuntas e complementares voltadas ao aumento da competitividade, produtividade e inovação nas micro e pequenas indústrias goianas.

“O Juntos pela Indústria chega em um momento desafiador e oportuno, em que os pequenos negócios precisam consolidar sua força expressiva como representante de 97% do total das empresas do país e responsáveis por cerca de 30% do PIB. Essas micro e pequenas empresas são também as maiores geradoras de empregos formais e renda”, acentuou.
André explicou que o Juntos pela Indústria visa oferecer soluções conjuntas em áreas cruciais para o setor produtivo como inovação, digitalização, sustentabilidade e qualificação profissional. Ele ainda apontou iniciativas em conjunto com o Sebrae, como o Brasil Mais Produtivo, o Selo Alimento Confiável, o Edital de Inovação Sebrae e Senai e diversos programas de apoio à competitividade, que já têm sido exemplo de sucesso da parceria com o setor industrial. “A união é capaz de gerar impacto real, fortalecendo o setor produtivo e criando novas oportunidades”, afirmou.

O diretor Superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, ressaltou a satisfação e o orgulho por mais esse programa que passa a integrar o leque de soluções da instituição. “Temos diante de nós uma grande oportunidade. Há algum tempo estamos discutindo e alinhando estratégias em uma parceria muito próxima com o Sistema Fieg. Agora, com o programa Juntos pela Indústria, buscamos aperfeiçoar ainda mais nossas ações, sempre em busca de resultados em produtividades e aumento da competitividade das indústrias goianas”, salientou.

Ao apresentar o programa, o diretor técnico, Marcelo Lessa Medeiros Bezerra, expôs o potencial do Juntos pela Indústria e o porquê da sua criação. “O primeiro objetivo é a nossa interação, é o fortalecimento das nossas instituições em prol do único objetivo que é a atuação integrada do sistema Sebrae e do Sistema Fieg em prol de nossas indústrias, que já é uma parceria muito consolidada com vários projetos como Alimento Confiável, Brasil Mais Produtivo, Inova e Transformação Digital”, enunciou.
Marcelo explicou que dentro da proposta do programa foram estabelecidos quatro objetivos estratégicos para orientar o trabalho. “O primeiro deles é maximizar os impactos positivos sobre os cenários e as indústrias, garantindo que cada ação tenha reflexo real no aumento da competitividade e no fortalecimento da base produtiva do nosso estado”, detalhou.

Por sua vez, o diretor de Administração e Finanças, João Carlos Gouveia, pontuou que a iniciativa visa melhorar a produtividade, reduzir desperdícios e promover a digitalização dos processos, para que o empresário tenha benefícios reais. Por isso, assinalou a importância de ações nesse sentido, já que 90% dos CNPJs no Brasil, e também em Goiás, são de pequenos negócios, responsáveis por cerca de 70% dos empregos. “Só em Goiás o Sebrae já atendeu cerca de 128 mil CNPJs. Se cada um desses gerasse apenas um novo posto de trabalho, teríamos 128 mil famílias com mais dignidade”, disse.
Fábio Krieger, gerente de Competitividade do Sebrae Nacional, avaliou que a parceria entre as instituições é fundamental. “São entidades com potencial enorme e atividades completamente complementares, e, trabalhar nessa complementarização, dando um foco e unificando, facilita muito acesso para o empresário, e consequentemente tem um aprendizado muito grande para as instituições. Faz com que avancem em prol do desenvolvimento. Esse programa Juntos pela Indústria vai além de atender empresas, ele olha uma perspectiva de desenvolvimento econômico de fato”, arrematou.

Parceria estratégica
Diretor de Educação e Tecnologia do Sesi, Claudemir Bonatto observou que “o potencial de transformação se agigantou e vai muito além da nossa capacidade individual de enxergar o todo”, sintetizou.
Para Bonatto, o programa tem como objetivo promover uma mudança cultural na forma de atender os pequenos negócios a partir da compreensão de suas dores e necessidades reais. “A lógica é simples. Não se trata de oferecer, isoladamente, um produto do Senai, do Sesi, do IEL ou do Sebrae, mas sim de resolver os problemas concretos enfrentados diariamente pelos micro e pequenos empresários”, destacou.

Ele exemplificou que cada instituição tem seu próprio DNA e áreas de especialidade. “O Sebrae, por exemplo, concentra-se em gestão, finanças, mercado, inovação e liderança estratégica. Já o Senai tem como foco tecnologia e automação, processos produtivos, qualificação e qualidade. Somadas, essas competências dimensionam a capacidade de transformação que a união das instituições pode gerar nas micro e pequenas indústrias goianas”, assinalou.
Em sua contribuição, o superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Humberto Rodrigues, explicou que a instituição atua como elo estratégico entre indústria, academia e mercado, ao oferecer soluções voltadas para a qualificação profissional, inovação e gestão.
O IEL Goiás atua na inovação, com projetos que incentivam a cultura inovadora nas empresas e apoiam o desenvolvimento tecnológico em diferentes segmentos da indústria. “A instituição também é referência na realização de pesquisas e estudos que ajudam a direcionar estratégias empresariais, fornecendo informações qualificadas para a tomada de decisão”, disse Humberto.

Soluções disseminadas pelo estado
A analista do Sebrae Fernanda Freitas pontuou que a parceria entre Sebrae e Sistema Fieg já é consolidada, com diversos produtos e soluções destinados principalmente à indústria, mas que também alcançam comércio e serviços. “O lançamento do programa Juntos pela Indústria fortalece essa união de esforços, ampliando o portfólio e levando soluções diretamente para quem está na ponta”, reiterou.
Segundo Fernanda, o trabalho é voltado a impulsionar a transformação digital e promover a renovação do parque industrial. “Não podemos ficar para trás, e essa iniciativa representa justamente o movimento conjunto necessário para alavancar a indústria do nosso estado e, consequentemente, gerar impacto positivo para os pequenos empresários, que são o consumidor final das soluções do Sebrae”, arrematou.

Já Sergio Monturil, gerente da Regional Centro-Leste do Sebrae Goiás, com sede em Anápolis, destacou a representatividade do projeto para o interior goiano, ao afirmar que “sem dúvida é uma oportunidade para que a gente possa disponibilizar todas as nossas soluções, seja na parte inovação, novas tecnologias, o aumento de produtividade, em especial à indústria e aos os pequenos negócios”.
Por sua vez, a gestora do ALI da Regional Norte, Flavia Santos, avaliou a importância do Juntos pela Indústria para os pequenos negócios. “O Programa ALI tem sido um diferencial muito importante para a gente que está no interior. Não só ao atender as pequenas empresas de comércio, agora também com foco nas pequenas indústrias. Hoje a Regional Norte, com seis agentes atuantes, tem feito um trabalho muito bom e muito intenso com essas empresas. A gente tem visto o resultado quando os empresários participam dos encontros coletivos e relatam o crescimento e a transformação que a gente está levando para dentro desses empreendimentos”, comemorou.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

