
A cidade de Rio Verde, no Sudoeste Goiano, recebeu, nesta terça-feira (16), a Jornada Nacional de Inovação da Indústria, iniciativa do Sebrae Nacional e da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e correalizada no estado pelo Sebrae Goiás e pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg). O encontro foi sediado no Sesi/Senais do município e reuniu empresários, startups, pesquisadores, lideranças setoriais e alunos, em um dia de painéis, cases e workshops práticos voltados à inovação.
O evento começou com um momento de networking, seguido da apresentação oficial da jornada. Pela manhã, foram realizados pela CNI dois painéis centrais: o primeiro discutiu os desafios da transição ecológica em Goiás e o segundo abordou a transformação digital no setor produtivo. Já no período da tarde os participantes puderam escolher entre dois workshops: “Acesso ao Fomento à Inovação” e “Gestão da Inovação”, com foco em processos e dados.

O gestor estadual de inovação do Sebrae, André Villela Ribeiro, reforçou que a cooperação é a chave para avançar. “Ninguém consegue avançar sozinho. O pacto pela inovação em Goiás é exatamente isso: juntar governo, setor produtivo e academia em torno da mesma missão. Para as micro e pequenas empresas, inovar é questão de sobrevivência”, pontuou.
De acordo com Luciano Lacerda, presidente do Conselho Temático de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Fieg, a inovação só se sustenta com mecanismos de apoio claros. “As novas políticas industriais e as linhas de fomento existem para facilitar o dia a dia das indústrias. O objetivo é aumentar a produtividade, tornar os processos mais sustentáveis e aproveitar ao máximo a transição energética, seja por meio de novas fontes ou de uma matriz mais limpa. É dessa forma que conseguimos impulsionar competitividade e garantir um futuro mais eficiente para a nossa indústria”, afirmou.

Em Goiás, a programação foi pensada para valorizar a vocação produtiva de cada região. Em Rio Verde, polo agroindustrial do Sudoeste Goiano, os debates se voltaram para a inovação no agronegócio e para soluções digitais que ampliem a eficiência e a sustentabilidade do setor. Já em Anápolis, próxima cidade a receber o encontro e que é referência na indústria farmacêutica e em logística, as discussões vão destacar a transformação digital e a sustentabilidade como caminhos para o fortalecimento da indústria no Centro Goiano.
A diretora do Sesi/Senai de Rio Verde, Thais Almeida, ressaltou o impacto do encontro para o município. “Rio Verde passa a integrar a rota da inovação da CNI e do Sebrae. É uma cidade dinâmica, que merece estar nesse debate. Plantamos a semente da inovação nos nossos alunos para que o mercado colha os frutos no futuro”, destacou.

A Jornada Nacional de Inovação da Indústria é um movimento itinerante que percorre todo o Brasil com o objetivo de conectar empresas, startups, pesquisadores e instituições em torno dos desafios e oportunidades da transição ecológica e digital, apontada como vetor estratégico de competitividade para a indústria brasileira.
O superintendente de projetos e inovação da CNI, Carlos Alberto Bork, que realizou os painéis e debates, lembrou que a inovação é essencial para o setor produtivo de Goiás. “Inovação e fomento caminham juntos. Não existe avanço sem pessoas qualificadas, recursos financeiros e infraestrutura adequada. Em Goiás, esse cenário é ainda mais promissor porque o agronegócio gera biomassa capaz de se transformar em energia limpa e renovável. É justamente essa integração entre inovação e transição ecológica que pode colocar o estado na liderança de uma nova economia sustentável”, destacou.

A edição de Rio Verde contou com apoio do Simesgo, Sebrae Startups e do Pacto Goiás pela Inovação. A jornada segue para Anápolis nesta quinta-feira (18), onde dará continuidade às discussões sobre transição ecológica e digital no estado.
*Com Lucas Medeiros, de Rio Verde
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Sudoeste | Rio Verde: Vivianne Oliveira / Agência Entremeios Comunicação – (62) 98174-9881
Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
