
A Escola de Negócios do Sebrae Goiás em Goiânia recebeu, na manhã desta terça-feira (23), 30 alunos do curso de Design da Pontifícia Católica de Goiás (PUC-GO), acompanhados da professora Ana Bandeira, que ministra a disciplina de Design, inovação e empreendedorismo. O painel teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma vivência prática dos conceitos da disciplina por meio de contato direto com uma instituição que atua no desenvolvimento de pequenos negócios e no fomento à cultura empreendedora.
Participaram do encontro Alice Galvão, interlocutora do Programa Sebrae de Educação Empreendedora, Camila Costa, gestora regional de Parcerias do Sebrae e especialista em Design Estratégico, Bruno Lyra, interlocutor de Inovação do Sebrae, a professora Ana Bandeira e alunos do 6º e 8º período de Design.
Para Alice, a visita dos alunos foi excelente, porque o Sebrae conseguiu não só realizar uma roda de conversa com profissionais que trabalham diariamente na teoria e na prática com o design estratégico, economia criativa, inovação, empreendedorismo, assuntos importantes para a disciplina, mas também familiarizar esses estudantes com a estrutura física da instituição.

“A Educação Empreendedora está fazendo esse movimento de trazer esses estudantes, principalmente do ensino superior, que já estão pensando nos seus projetos de vida e nos seus projetos empreendedores e aproximar esse público do Sebrae Goiás, que é a Casa do Empreendedor, local onde eles poderão se capacitar e buscar apoio, se decidirem a empreender ou fortalecer aqueles que já empreendem”, afirmou a interlocutora do Programa de Educação Empreendedora.
Alice disse que o formato do encontro facilitou a troca de informações entre alunos e os painelistas, o que resultou em diversas demandas que foram além da pauta inicialmente definida. “Quando a gente tira um pouco da formalidade do evento, com a roda de conversa, fica muito mais fácil a interação. Falamos de Inteligência Artificial, empreendedorismo com propósito e vários assuntos que são pautas dos trabalhos de conclusão de curso (TCC), em que pudemos dar devolutivas de acordo com o trabalho realizado pelo Sebrae”, explicou.
Os objetivos específicos dessa ação para PUC foram conhecer as iniciativas do Sebrae voltadas ao temas centrais, como à inovação e ao empreendedorismo, com foco em startups, pequenos negócios e economia criativa, e também entender como o design é utilizado como ferramenta estratégica nos processos de criação de produtos e serviços de negócios inovadores. Para a professora Ana Bandeira, a conversa de duas horas foi tão rica que tratou de tudo o que é desenvolvido durante o semestre na disciplina.
“Foi excelente. De uma maneira leve e descontraída, nós pudemos ouvir experiências práticas que os painelistas trouxeram e que desmistificaram o que é inovação, o que é empreendedorismo. A turma tinha alguns conceitos como se fossem muito distantes, mas com os casos de sucesso e outros exemplos que foram dados durante nosso encontro, todos conseguiram entender que é possível e que o Sebrae será um apoio importante para quem quiser empreender com sustentabilidade dos negócios”, analisou a professora.

A aluna Raphaela Costa, que gerencia uma empresa familiar no segmento de bijouterias com nicho religioso, está no 8º período e disse que a roda de conversa agregou bastante, porque ela conseguiu entender a importância do design à gestão, o que normalmente não é percebido na prática. “O designer é visto muito como um funcionário ou uma pessoa autônoma, mas não de fato um empreendedor. Então, acho que foi muito bacana agregar a experiência acadêmica com a prática de mercado e isso possibilita que os alunos enxerguem mais possibilidades ao finalizar o curso. Isso dá mais segurança para você seguir com as decisões de agora em diante”, enfatizou a aluna.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui o site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
