
Pirenópolis foi sede, nesta sexta-feira (17), do Encontro Regional Temático do programa Cidade Empreendedora, realizado no Centro Municipal de Artes e Música Ita e Alaor. O evento, promovido pela Regional Centro-Leste do Sebrae Goiás, reuniu representantes de Anápolis, Alexânia, Vianópolis, Silvânia e Abadiânia, além dos anfitriões.
O tema central, “Inovação no Setor Público”, integra um dos dez eixos do programa, que busca modernizar, digitalizar e tornar mais eficientes os serviços municipais oferecidos a cidadãos e empreendedores. Pirenópolis e Silvânia apresentaram experiências práticas que mostram como a tecnologia tem transformado o atendimento ao público.
A secretária municipal de Economia, Gestão e Planejamento de Pirenópolis, Escollástica Menezes, destacou os avanços da cidade na área da inovação. Segundo ela, diversos serviços públicos já podem ser solicitados pelo celular, a partir da implantação de um aplicativo que integra as secretarias municipais. “O próximo passo é eliminar os processos físicos dentro da prefeitura, com toda a tramitação de documentos ocorrendo de forma digital. É um desafio que exige também capacitação dos servidores”, afirmou.

Escollastica explicou ainda que o processo de modernização tem como marco os 300 anos do município, a serem comemorados em 2027. Recentemente, foram atualizados o Plano Diretor e os Códigos de Posturas e Tributário e foi publicado também um decreto de governança. “Inovação é também mudança de cultura. Aprendi que sem planejamento nada funciona, por isso o Sebrae tem sido fundamental no nosso dia a dia. Celebrar os 300 anos é incentivar a inovação, mas também preservar nossa fé, tradição e memória”, ressaltou a secretária.
Outro case apresentado foi o de Silvânia, selecionada entre cinco municípios goianos para participar do programa Cidade Inteligente do Sebrae. O secretário municipal de Agronegócios, Indústria e Comércio, Luciano Afonso Fiorani, explicou que a iniciativa tem como foco modernizar os serviços públicos e tornar a gestão mais eficiente e sustentável por meio da tecnologia.
Entre os resultados está o desenvolvimento de um aplicativo que aproxima a população do poder público. “Temos bairros a até 60 quilômetros da sede. Com o app, será possível registrar solicitações, como troca de lâmpadas, diretamente pelo celular, enviando inclusive fotos e localização”, exemplificou.

Inovação e fortalecimento dos negócios
O gerente da Regional Centro-Leste do Sebrae Goiás, Sérgio Monturil, reforçou que a inovação é essencial para a sobrevivência dos negócios e destacou o papel das prefeituras como multiplicadoras dessa cultura. “O Sebrae tem uma solução para cada desafio do pequeno negócio. A instituição completa 53 anos dedicada a esse público e encontros como este fortalecem o ambiente de negócios”, afirmou.
O prefeito de Pirenópolis, Nivaldo Melo (PSDB), também destacou a parceria com o Sebrae como vetor de desenvolvimento. “É verdadeira a frase de que o melhor programa social é o emprego. Ao estimular o empreendedorismo, criamos oportunidades e fortalecemos nossa economia local”, disse.

A analista do Sebrae Goiás na Regional Centro-Leste Rita Queiroz classificou o encontro como extremamente positivo pela troca de experiências entre os municípios. “Foi fundamental conhecer exemplos práticos de inovação na gestão pública. Pirenópolis, com o projeto #Vem300, e Silvânia, com o Cidade Inteligente, mostraram caminhos inspiradores”, avaliou.
Palestra: inovação centrada nas pessoas
O empreendedor Bill Wallace Andrade ministrou palestra sobre Inovação na Gestão Pública, destacando que todo avanço deve ter as pessoas como foco. “Dentro de uma secretaria municipal, ninguém inova sozinho. É preciso construir em conjunto, com ideias e colaboração”, enfatizou.

Ele orientou que a criação de ecossistemas de inovação deve seguir uma metodologia: identificar o problema, implantar a solução e medir os resultados. “Inovação começa pela governança. É preciso definir prioridades, envolver empresas e a sociedade civil e agir de forma integrada. O destaque não é individual, é do ecossistema”, pontuou Bill.
O palestrante lembrou ainda que inovar nem sempre requer grandes investimentos. “Ferramentas simples, como o WhatsApp, podem ser poderosos canais de comunicação com o cidadão. Inovação é inclusão. A tecnologia não vem para substituir, mas para acelerar e melhorar processos”, concluiu.

Sala do Empreendedor: resultados e inspiração
Durante o encontro, Pirenópolis apresentou os resultados da Sala do Empreendedor, um dos eixos do Cidade Empreendedora. O espaço oferece atendimento, orientação e formalização de negócios, além de capacitações para micro e pequenos empreendedores.
Segundo a agente de desenvolvimento Denimar Sousa Camargo de Melo e a atendente Joseni Dias Miranda, em 2025 a Sala já realizou 1.304 atendimentos, 58 formalizações de MEI, 593 declarações anuais, 122 cadastros para emissão de nota fiscal e 14 oficinas com 226 participantes. Também promoveu ações itinerantes em seis povoados, levando informação e formalização aos empreendedores locais.
A experiência serviu de inspiração para outros municípios. Leila Maria Correia, futura agente da Sala do Empreendedor de Abadiânia, que será inaugurada em novembro, afirmou ter saído motivada. “O que vimos aqui vai inspirar ações concretas em nossa cidade. Queremos inovar e oferecer novas oportunidades aos nossos empreendedores”, destacou.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Centro-Leste | Anápolis: Agência Entremeios Comunicação / Leidiana Batista – (62) 9862-66155
Acesse aqui o site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
