O Sebrae Goiás participou neste final de semana, nos dias 29 e 30, do mutirão “Goiânia + Humana”, que levou à população serviços gratuitos e ações sociais no Jardim Itaipu, região Sudeste da capital, divisa com município de Aparecida. Durante a iniciativa, consultores do Sebrae atenderam à demanda de empreendedores e daqueles que pensam em iniciar um negócio, com consultorias e oficinas de pitches (apresentações rápidas).
Ao destacar a relevância da parceria entre Executivo municipal e Sebrae, o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, salientou que, “sem dúvida nenhuma, o Sebrae tem sido um parceiro fundamental para que a Prefeitura consiga realizar um mutirão desse porte. Ele está sempre ao nosso lado nas ações realizadas nos bairros, com oferta de suporte, orientação e serviços importantes para quem busca empreender ou organizar sua atividade econômica”, afirmou.

Mabel também pontuou que “em um evento como este, em que reunimos diversos órgãos para atender a população de forma integrada, a presença do Sebrae faz toda a diferença. A pessoa chega aqui e consegue resolver várias demandas em um só lugar, e entre esses atendimentos está o apoio ao empreendedor, com atendimento de muita qualidade”, disse o prefeito.
Por fim, Mabel reiterou ainda que, “o Sebrae é um companheiro permanente do município, trabalha junto conosco para fortalecer a economia local e apoiar a população que quer iniciar um negócio ou melhorar seus serviços. É essa união de esforços entre Prefeitura, Sebrae e demais instituições, que permite entregar um mutirão tão completo, eficiente e com resultados concretos para a comunidade”, concluiu o chefe do Executivo da capital.
A ação que reuniu vários serviços da Prefeitura de Goiânia e Aparecida de Goiânia com Sistema S e órgãos do Judiciário goiano, foi prestigiada por parlamentares da capital e da cidade vizinha.
A gerente da Regional Central do Sebrae Goiás, Larissa Oliveira, assinalou que a presença da instituição em mais uma edição do mutirão da prefeitura da capital, representa a proximidade com o empreendedor. “Representa descentralizar o atendimento. Mais uma vez, é muito importante o Sebrae estar aqui, mais próximo ao empreendedor”, afirmou.

Segundo Larissa, o mutirão é a central de serviço ao cidadão. “Quem quer empreender, quer tirar uma dúvida, seja ele MEI que precisa olhar para a sua regularização, pois é o primeiro assunto que a gente recebe muito, estamos presentes com a nossa unidade móvel, em uma estrutura preparada e pensada para esse atendimento”, detalhou.
Além dos atendimentos oferecidos ao público, o Sebrae também disponibilizou duas capacitações durante o mutirão. “Tão importante quanto fazer esse atendimento ponto a ponto, é também trazer novidades e orientações a esses empreendedores. Estamos com a capacitação de pitch de vendas, porque é importante falar sobre vendas e preparar o empreendedor”, explicou a gerente.

A outra capacitação é a Avalie seu Instagram com o Sebrae. “Com ela é possível identificar como está esse importante canal de vendas. Com isso, a gente disponibiliza essa orientação a partir da avaliação”, concluiu Larissa.
Prestação de serviços à população
Em sua fala, o prefeito de Aparecida, Leandro Vilela, ressaltou que “o mutirão é uma grande prestação de serviços à população. Ele ocorre também no final de semana porque muitas pessoas trabalham durante a semana e não têm tempo para buscar atendimento. Mas o mutirão não se resume ao sábado. São vários dias de ações de zeladoria, limpeza, iluminação pública e serviços essenciais nos bairros envolvidos, sempre para levar atendimento direto ao cidadão”, assinalou.
Para Leandro, o mutirão é uma parceria entre Goiânia, Aparecida e o Governo de Goiás, todos com o mesmo espírito de servir. “Essa união otimiza recursos, valoriza o dinheiro público e garante que as pessoas das duas cidades sejam bem atendidas ao longo de toda a nossa linha limítrofe. Nosso papel é servir, aplicar bem os recursos e levar benefícios reais para quem precisa”, complementou.

Para o jardineiro, Dorivaldo Batista, o atendimento foi muito importante, justamente para ele que busca por mais qualificação sobre Plano de Negócios, para gerir o pequeno negócio de jardinagem. “A gente quase não tem tempo, porque trabalha e vive na correria. Aí, vocês vem na porta da gente”, afirmou.
Ao se orientar com o consultor do Sebrae, conheceu o leque de produtos e serviços oferecidos pela instituição, além de ser informado que mesmo com atendimento presencial, é possível ter acesso à qualificação que busca, de forma gratuita e on-line. “Isso vai ajudar muito no meu negócio”, garantiu.
