ASN GO
Compartilhe

Mercado pet é impulsionado por transformações e inovações

Saúde avançada, alimentação personalizada e celebrações de aniversário incrementam setor que não para de crescer
Por Adrianne Vitoreli e Leydi Alves, Goiânia
ASN GO
Compartilhe

O vínculo entre pessoas e animais nunca esteve tão forte. Essa transformação cultural, que trouxe o animal de estimação para dentro de casa e da família, está redefinindo todo o mercado pet. Em Goiânia e em todo o Brasil, o setor segue em expansão constante, abrindo espaço para novos negócios e oportunidades. Segundo o médico-veterinário Guilherme Silvestre, sócio da Clínica e Pet Shop Mundo Animal, essa mudança começou quando o “pet de quintal” passou a ocupar lugar central na vida das famílias. “Hoje o pet está na cama, está no sofá, ele é considerado um filho. Isso mudou a cultura, o cuidado e todo o comportamento de consumo”, afirma.

Guilherme Silvestre, sócio da Clínica Mundo Animal explica que depois que o pet saiu do quintal para dentro de casa, ele passou a ser considerado parte da família e o cuidado e o consumo mudaram (Foto: Divulgação)

Para ele, todas essas tendências têm uma base em comum: o afeto. “Quanto mais os tutores enxergam seus pets como parte da família, mais investem para garantir qualidade de vida a eles”, resume. Essa nova realidade impulsiona tendências em saúde, bem-estar, alimentação e serviços especializados. A medicina veterinária evoluiu de forma significativa, com exames laboratoriais avançados, ressonância, tomografia, que permitem diagnósticos mais precisos e tratamentos preventivos realizadas por veterinários especializados.

Os animais de estimação também podem atualmente ter acesso a terapias integrativas como fisioterapia, acupuntura e ozonioterapia. As clínicas e pet shops oferecem hidromassagem em ofurô, produtos high premium, música ambiente, cronograma capilar, banho com água ozonizada e cromoterapia. Hotel, daycare, creches, pet sitter (babá) e dog walker (pessoa que leva os animais para passear) também são serviços disponíveis.

A medicina veterinária evoluiu de forma significativa, com exames que permitem diagnósticos mais precisos e tratamentos preventivos realizadas por veterinários especializados (Foto: FreePik)

Além disso, festas de aniversário para pets com DJ, salão, decoração e cardápio especial conquistaram o gosto de alguns donos. A alimentação personalizada ganha cada vez mais espaço: o segmento de pet food, responsável por cerca de 55% de todo o mercado, lidera esse crescimento com dietas naturais, embalagens sustentáveis e opções personalizadas que refletem a busca dos tutores por qualidade e longevidade para seus animais.

Com o apoio do Sebrae e a força das novas tendências, o mercado pet em Goiás e no Brasil se consolida como um dos mais promissores da economia, oferecendo oportunidades para quem deseja transformar paixão em negócio. Mas apesar desse cenário, empreender exige preparo. A analista do Sebrae Goiás Giovana Cláudio lembra que o crescimento do setor não elimina riscos, mas amplia oportunidades para quem está bem-preparado.

Analista do Sebrae Goiás, Giovana Cláudio ressalta que empreender exige preparo e, por mais que o mercado seja promissor, essa condição não elimina riscos (Foto: Divino Batista)

“O Sebrae pode estar com o empreendedor desde a concepção do negócio, oferecendo conhecimento e ferramentas para o desenvolvimento da empresa e do empresário, como consultorias em finanças, gestão, marketing e vendas”, destaca. Entre os principais apoios oferecidos, de acordo com ela, estão o Empretec, seminário comportamental que fortalece competências empreendedoras, Plano de Negócios elaborado em conjunto com os sócios, capacitações gratuitas presenciais e on-line, consultorias técnicas do Sebraetec e missões técnicas, como a realizada em 2025 para a Pet South America, a maior feira da América do Sul do setor, que levou 13 empresários goianos ao evento com apoio subsidiado.

Segmento em alta

– O Brasil abriga uma das maiores populações de animais de estimação do mundo, com 67,8 milhões de cães e 33,6 milhões de gatos, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET) de 2024.

– Estima-se que, no Brasil, há em média 1,6 pet por residência.

– Dados da ABINPET estimam que haja 217.498 estabelecimentos pet no Brasil, seja em atividades veterinárias, comércio varejista, medicamentos veterinários, pet food, acessórios, hospedagem e embelezamento.

– 98% dos negócios no mercado pet são de micro e pequenas empresas, criando um ambiente democrático e acessível para novos empreendedores que desejam entrar no setor.

– Os números da Pet South America 2025 confirmam o sucesso do segmento. A rodada internacional do evento movimentou cerca de R$ 5 milhões em negócios, consolidando o Brasil como protagonista no setor.

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Expansão
  • mercado pet
  • Mundo Animal