Encontro Operacional Brasil Mais Produtivo, no auditório João Bennio, da Fieg (Fotos: Edmar Welligton)
O Sistema Fieg, por meio do Senai Goiás, em parceria com o Sebrae Goiás, realizou na tarde de quarta-feira, 4, no Auditório João Bennio, o Encontro Operacional Brasil Mais Produtivo. A solenidade teve como objetivo celebrar os resultados alcançados no último ciclo do programa e discutir os desafios previstos para 2026, reforçando o compromisso com a produtividade, a inovação e a competitividade da indústria goiana.
A abertura oficial contou com a presença de autoridades como Paulo Vargas, diretor Regional do Senai e superintendente do Sesi; João Carlos Gouveia, diretor de Administração e Finanças do Sebrae Goiás; a gerente de Atendimento do Sebrae Goiás, Camila Moreira, a gestora de Relacionamento com a indústria do Sebrae Goiás, Fernanda de Freitas, a gestora estadual do Programa ALI, Paula de Paula, dos gerentes das regionais Metropolitana, Marcelo Moura e do Nordeste Goiano/Entorno DF, Cleber Chagas do Sebrae Goiás, Patrícia Martins, gerente de Operações de Inovação e Tecnologia do Senai Nacional; Claudemir Bonatto, diretor de Educação e Tecnologia do Sesi Senai e equipes que trabalham diretamente no atendimento às micro e pequenas indústrias em todo estado no Programa Brasil Mais Produtivo, entre eles 60 ALIs que atuam pelo Sebrae Goiás.

O evento reuniu representantes das instituições parceiras e destacou a importância da integração entre educação, tecnologia e empreendedorismo para o fortalecimento do setor produtivo. o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Goiás, João Carlos Gouveia agradeceu o empenho de todas as equipes que trabalharam junto às micro e pequenas indústrias para reduzir custos, melhorar a produtividade, implementar inovações tecnológicas e não só bateram metas. “Nós conseguimos com o trabalho dos ALIs aumentar em 24,5% em produtividade. Isso significa que a nossa atuação, juntamente com o Senai, fez a diferença naquele empreendimento e é nisso que temos que focar”, avaliou.

Paulo Vargas, diretor Regional do Senai e superintendente do Sesi ressaltou a importância dos resultados concretos e palpáveis que o Brasil Mais Produtivo produz. “Os dados são expressivos, os ganhos percentuais são comprovados e o momento é de celebrar e reconhecer os que trabalharam muito nessa política pública inteligente, que traz resultados estratégicos”, reforçou. Paulo Vargas também enalteceu a parceria sólida com o Sebrae que trabalha de forma efetiva e eficaz e é uma instituição também preocupada com o desenvolvimento das micro e pequenas indústrias.
Em 2025 o Brasil Mais Produtivo, com a parceria Sebrae e Senai atenderam 300 empresas em Goiás. A meta para 2026 é o atendimento de 450 MPE indústria e 18 indústrias de porte médio. Para 2027, os números são mais ousados: atender 7060 entre micro, pequenas e médias indústrias com produtividade, estratégia de gestão, manufatura enxuta, eficiência energética, transformação digital. Em Goiás as indústrias somam 22% do PIB.
Para a gerente Estadual de Atendimento do Sebrae Goiás, Camila Moreira, o Programa Brasil Mais Produtivo veio para impulsionar o desenvolvimento das micro e pequenas indústrias que têm muita dificuldade de acesso às metodologias, consultorias e enfrentam muitas batalhas para concorrer com as grandes. “O Brasil Mais Produtivo traz o incentivo do Sebrae e do Senai no sentido de fortalecer essa cadeia e dar condições de competitividade para o empreendedor do setor”, explica Camila.

Paula de Paula, gestora estadual do Programa ALI, enfatizou que no Brasil Mais Produtivo o Sebrae tem como prioridade as pequenas indústrias e que é um programa de acompanhamento que visa deixar a indústria em outro patamar, não só o fato de ser acompanhado por um agente durante todo o período. Ela destaca que o empreendedor tem a possibilidade de acessar diversas ferramentas e consultorias de forma gratuita dentro desse programa. “E as inscrições estão abertas até o fim de fevereiro para que as indústrias se cadastrem no Programa ALI Brasil Mais Produtivo”, enfatizou.
Como importante fonte de geração de emprego e renda no estado, Fernanda Freitas, gestora de Relacionamento do Sebrae com a indústria, disse que o empenho dos ALI no Brasil Mais Produtivo é impresncindível para que os resultados sejam cada vez melhores. “Eles estão na ponta, estão em contato direto com os donos de micro e pequenas indústrias, fazem o diagnóstico do empreendimento, nomeiam os desafios, elaboram soluções, compartilham experiências, se unem ao Senai para em parceria construir soluções como manufatura enxuta e eficiência energética, transformam as empresas, avaliam os resultados e agora é a hora de reconhecer tudo isso com essa celebração e premiação”, comemorou Fernanda.
O ponto alto da tarde foi a Premiação Destaques Brasil Mais Produtivo, que reconheceu Agentes Locais de Inovação (ALI) do Sebrae Goiás, consultores e mentores do Senai que se destacaram em áreas como manufatura enxuta, eficiência energética, transformação digital, educação e mercado.

Premiação ALI – Sebrae Goiás
• 1º lugar: Magda Kelly (Regional Metropolitana)
• 2º lugar: Frederico Macedo (Regional Metropolitana)
• 3º lugar: Anniele de Carvalho (Entorno do DF)
Entre os premiados do Senai estiveram:
Consultor Destaque em Manufatura Enxuta
• 1º lugar: Mell Ohano (IB Moda)
• 2º lugar: Henrique Nascimento (IST Aut.)
• 3º lugar: Sara Pereira (SENAI Itumbiara)
Consultor Destaque em Eficiência Energética (STI)
• 1º lugar: Haroldo Escudelario (IST Automação)
Consultor Destaque em Transformação Digital
• 1º lugar: Victor Fideles Freitas (IST Automação)
Mentores Educacionais (SENAI)
• Flávia Araújo (SENAI Canaã)
• Leandra Pereira (SENAI Ítalo Bologna)
• Lydia Tavares (SENAI Canaã)
• Maksione Mendes (SENAI Rio Verde)
• Maria Luiza (SENAI Itumbiara)
• Ricardo Tirone (SENAI Itumbiara)
• Sônia Nunes (SENAI Ítalo Bologna)
CTM – Tutor
• 1º lugar: João Ribeiro
CTM – Monitor
• 1º lugar: Ludmyla Rocha
Mercado – Consultores de Venda e Backoffice
• Denyse Gabrielle (Região Goiânia)
• Vinicius Arantes (Região Goiânia)
• Isabella Tavares (Região Goiânia)
• Richard Gomes (Backoffice)
• Adriana Almeida (Região Sul/Sudoeste)
Após a premiação, os participantes do Sebrae e do Senai seguiram para um alinhamento técnico da equipe. A celebração reforçou que o Brasil Mais Produtivo é um programa que não apenas gera resultados concretos, mas também inspira novas metas e desafios para o futuro da indústria goiana.
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
