-

O Sebrae Goiás recebeu na última sexta-feira, 13, 25 Jovens Aprendizes do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) que participaram do Momento Sebrae. A visita que teve como objetivo aproximar os estudantes da instituição, apresentar as soluções de Educação Empreendedora e mostrar como os programas do Sebrae podem apoiar a construção de suas jornadas profissionais.
Fizeram parte do grupo alunos de duas turmas do programa de jovem aprendiz do Sest/Senat, todos empregados no setor de transporte da região metropolitana de Goiânia. Alunos que estão finalizando o ensino fundamental, a grande maioria curso de ensino médio e até alguns alunos que já estão no ensino superior, uma vez que o programa Jovem Aprendiz é dos 14 aos 24 anos.

Na Sala do Empreendedor em Ação, os alunos, acompanhados dos instrutores do Sest/Senat Weslaine Stival, Elaine de Sousa e Humberto Ribeiro de Souza participaram de uma breve palestra da gestora da Educação Empreendedora da Regional Central, Alice Galvão Batista, sobre o que é o Sebrae, como atua para fomentar os pequenos negócios e de que forma pode apoiar os jovens aprendizes. Depois da palestra, alunos e instrutores puderam fazer perguntas e tirar dúvidas.


Durante a programação, os visitantes conheceram o Centro de Memória (um espaço cultural e institucional, localizado na sede em Goiânia, que preserva e expõe a trajetória de 50 anos da instituição no estado. O local reúne fotos, documentos, objetos e uma linha do tempo, destacando o impacto do Sebrae no desenvolvimento de pequenas empresas. O grupo também visitaram o Business Lounge (um espaço de coworking gratuito, projetado para impulsionar o empreendedorismo e tiveram contato com a LIA, ferramenta de inteligência artificial da instituição.

Alice Galvão Batista, gestora da Educação Empreendedora da Regional Central, destacou a relevância da iniciativa, já que os alunos estavam ávidos por informações sobre empreendedorismo. “Eles puderam ter algumas dicas sobre empreendedorismo, por onde começar, como começar certo, o que é a cultura empreendedora, como é que o Sebrae trabalha o empreendedorismo em sala de aula e fora dela, como é que a educação empreendedora pode apoiar a instituição parceira. Acredito que a visita despertou nos jovens aprendizes a consciência de que empreender é uma possibilidade real e transformadora”, analisou Alice.
O instrutor Humberto Ribeiro de Souza, responsável pelas turmas de Jovem Aprendiz, explicou que no curso Jovem Aprendiz, o Sest/Senat ensina o que é uma carreira profissional como um todo e as possibilidades de ser um servidor público, um trabalhador CLT e um empreendedor na área, com CNPJ e negócio desenvolvido por eles. “Enxergamos o Sebrae como um ponto de solução para quem deseja abrir o próprio negócio, desde a escolha do tipo do enquadramento da empresa, passando pelo planejamento e capacitações para manter uma empresa ativa”, explicou.

Para Humberto, com essas informações, a chance de dar certo o próprio negócio é muito maior. De acordo com ele, a primeira disciplina do curso é chamada de competências socioemocionais que mostra para os alunos que só hard skill, só conhecimento técnico e certificados não garantem que a empresa tenha sucesso e se mantenha no mercado. “É preciso desenvolver também a habilidade de negociação, comunicação eficaz, capacidade de lidar com as emoções e a própria liderança e o Sebrae tem um portifólio de cursos, capacitações e consultorias que podem orientar quem quer ser um empreendedor”, ressaltou.

Com a vontade de trabalhar no segmento de beleza, a aluna do 3º ano do ensino médio, Laura Heloá Bacelar, compartilhou seus planos. “Quero empreender no ramo de cílios e unhas. Ter um espaço para chamar de meu e aprender a empreender cada dia mais. Saber que tem uma instituição como o Sebrae que possui diversos tipos de capacitação me dá mais segurança para me tornar uma empreendedora, porque empreender não é só abrir o próprio negócio, é saber sobre gestão financeira, marketing digital e muito mais”, disse.

Já Victor Gabriel Moreira Bezerra, de 15 anos, destacou a importância da visita. “A partir dessa palestra que tivemos, eu pude enxergar todas as áreas praticamente do empreendedorismo, as dificuldades e as oportunidades e que empreender é uma possibilidade real. Pretendo ter uma empresa de educação para prestar serviços para empresas maiores. Para isso agora eu sei onde vou buscar informações para que as oportunidades se concretizem e minha empresa possa atuar com sucesso”, avaliou.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
