A equipe Real Blue, com o protótipo de um dispositivo de radiação ultravioleta para a descontaminação do ar, é a vencedora do 1º Ideathon IPE Lab – Soluções Inovadoras em Prototipagem para Saúde da UFG, que teve a última etapa realizada de forma virtual, no último sábado, 8 de agosto.
1º lugar – Real Blue
Eduardo Silvestre Pires Gonçalves – Engenharia da Computação UFG
Nathália Witkowski Martins Cardoso – Enfermagem UFG
Thiago da Silva Teixeira – Engenharia de Controle e Automação IFG
O segundo lugar é da equipe Indene Tech, com um protótipo de controle de aglomerações em portas de entrada e saída de ambientes comerciais.
-
2º lugar – Indene Tech
Caio Camilo de Sousa e Silva – Engenharia de Controle e Automação IFG
Estevão Fonseca Veiga – Engenheiro de Controle e Automação
Attyla Fellipe Sousa – Engenheiro de Controle e Automação
Em terceiro lugar, vem a equipe Oxipro, com uma plataforma de monitoramento para prever episódios de emergência relacionados à Covid 19.
-
3º lugar
Douglas Vieira Thomaz – Farmácia UFG
Uriel Abe Contarti – Engenharia Eletrônica UFTPR
Matheus Mirokawa – Engenharia Eletrônica UFTPR
Bruno Brunelli – Engenharia Eletrônica UFTPR
A premiação será de 5 mil reais em dinheiro para o primeiro lugar e de 3 mil reais para o segundo lugar. O terceiro lugar receberá 2 mil reais. Todas as equipes que participaram do desafio receberão certificados.
Final
A final foi marcada por muita expectativa por parte das equipes, e contou com a participação do reitor da UFG, Edward Madureira, pró-reitores, coordenadores de cursos, professores, estudantes, colaboradores e dirigentes de instituições parceiras, além do público externo.
Ao relacionar as 5 etapas que compuseram o Ideathon Lab, a Prof. Helena Carasek, pró-reitora adjunta de Pesquisa e Inovação da UFG e diretora de Transferência de Inovação Tecnológica, salientou a abrangência, caráter colaborativo, inovador e social do evento. Ela acrescentou: “todas as 53 equipes que iniciaram o evento podem se considerar vitoriosas. Muitas soluções criativas, interessantes e úteis foram propostas, nesse período”.
Os vencedores foram anunciados pelo coordenador do IPElab, Pedro Henrique Gonçalves, que agradeceu a participação das 5 equipes finalistas, e ressaltou a importância da rede de laboratórios de prototipagem da UFG. “Nosso papel é apoiar a concretização de ideias criativas e inovadoras. Podem contar com o IPElab “, concluiu.
Reconhecimento
Eduardo Silvestre Pires Gonçalves, integrante da equipe Real Blue, comemorou e agradeceu ao IPElab por promover o Ideathon e ao Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG (CEI), pela realização do desafio. “Estamos muito felizes, nossa gratidão a todos”, concluiu.
Outro que se mostrou bastante empolgado foi Caio Camilo Sousa da Indene Tech. “Superamos obstáculos, e pudemos contribuir para melhorar a situação da saúde no país”, observou.
Douglas Vieira Thomaz, da equipe Oxipro, revelou o desejo de dar continuidade ao projeto. “Se houver algum investidor ou amigo de investidor aqui, fale com a gente; estamos prontos para trabalhar e aprimorar nosso protótipo, para que ele se torne escalável”, resumiu.
Avaliadores
A banca avaliadora foi composta pelos especialistas Cássia Alessandra Marquezin, coordenadora do curso de Física Médica da UFG, Luana Cássia Miranda Ribeiro, vice-diretora da Faculdade de Enfermagem da UFG, Marcus Fraga, coordenador do laboratório de Bioengenharia e Biomecânica da Faculdade de Educação Física e Dança da UFG, e pelos representantes de instituições parceiras, Lázaro Xavier, presidente da Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis (Funtec), Robson Domingos Vieira, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), e Wanderson Portugal Lemos, diretor técnico do Sebrae Goiás.
Agradecimentos
Ao agradecer a contribuição dos participantes, dos profissionais que participaram das mentorias e das bancas, das equipes do CEI, IPElab e PRPI-UFG, além dos apoiadores Funtec, Fapeg, Sebrae, Funape e Secretaria de Desenvolvimento e Inovação de Goiás (Sedi), Helena Carasek, destacou a importância do Ideathon e das parcerias. “Esta iniciativa reflete o papel decisivo da instituição no desenvolvimento de projetos voltados para a saúde”, afirmou.
O pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFG, Jesiel Freitas Carvalho, enfatizou que o Ideathon é uma demonstração da capacidade do povo brasileiro de se reinventar em momentos de crise. “Mesmo não podendo realizar esse evento de forma presencial, comemoramos o resultado dessa iniciativa tão bem-sucedida, que mostra como a criatividade, a tecnologia e a inovação podem mudar realidades de pessoas e países”, comemorou.
UFG na sociedade
O reitor Edward Madureira parabenizou a todos os envolvidos na realização do Ideathon, e salientou o papel da instituição nas grandes demandas da sociedade. “O Ideathon é parte de todo esse movimento que a comunidade acadêmica e parceiros estão fazendo, neste momento de crise. Tudo de bom que a instituição realiza está se materializando em coisas positivas e o resultado é que a nossa credibilidade aumenta a cada dia. Podem contar com a UFG”, concluiu.
Ideathon em números
183 inscritos
53 equipes formadas
11 instituições de ensino superior representadas
3 webinários
38 mentorias
5 etapas realizadas
5 equipes finalistas
Assessoria de Imprensa CEI UFG
Ednamar Dias 62 995549789 e 998268149
