ASN GO
Compartilhe

Feira do Empreendedor movimenta comércio local e leva capacitação e entretenimento a Porangatu

O evento segue até sábado (26), com entrada gratuita, e reúne 55 expositores de diferentes segmentos da economia, entre comércio, prestação de serviços, indústria e artesanato
Por Paulo Gomes, de Porangatu
ASN GO
Compartilhe
Principal cartão-postal de Porangatu, Praça Ângelo Rosa de Moura foi transformado neste fim de semana em um espaço dedicado ao empreendedorismo, aos negócios, à cultura e ao entretenimento (Fotos: Flávia Chagas/Entremeios Comunicação)

A Praça Ângelo Rosa de Moura, às margens da Lagoa Grande, principal cartão-postal de Porangatu, foi transformado neste fim de semana em um espaço dedicado ao empreendedorismo, aos negócios, à cultura e ao entretenimento, durante a realização da Feira do Empreendedor, que teve sua abertura oficial na quinta-feira , 24, reunindo autoridades, empresários, empreendedores e moradores locais, além de visitantes das cidades vizinhas.

O evento segue até sábado, 26, com entrada gratuita, e reúne 55 expositores de diferentes segmentos da economia, entre comércio, prestação de serviços, indústria e artesanato. A programação é realizada por meio de uma parceria entre o Sebrae Goiás, Prefeitura de Porangatu, Câmara Municipal, ADNG – FACIEG, Associação Comercial de Porangatu (ACIAP), Senar Goiás, Sindicato Rural de Porangatu e outras instituições.

Além do estande do Sebrae Goiás, a estrutura conta com três estandes de expositores institucionais, duas faculdades, seis expositores do setor de alimentação, seis de serviços, 23 de produtos, seis food trucks e oito barracas do segmento Mulheres Empreendedoras. A proposta é transformar a feira em uma vitrine para os empreendedores locais e regionais, além de criar um ambiente para a realização de negócios, divulgação de produtos e serviços e troca de experiências.

Gerente da Regional Norte do Sebrae Goiás, André Moura, explicou que a feira ganhou mais um dia devido a pedido dos próprios expositores e para apresentar atrações humorísticas relacionadas ao empreendedorismo

Durante os três dias de evento, o estande do Sebrae Goiás oferece experiências gratuitas para visitantes e expositores. Entre as atividades estão a Jornada de IA, o Racional Mente – Jogo das Escolhas e o Avalie seu Instagram, além de sorteios de brindes. De acordo com o gerente regional do Sebrae Goiás, André Moura, a edição deste ano teve a programação e a estrutura ampliadas em relação à feira anterior.

“São mais de 50 expositores e aí entre artesanato, alimentação, comércio, indústria. A feira tem esse caráter de ser uma vitrine para os expositores da região, do município, além da gente também promover as nossas ações de capacitação”, destacou. Segundo André Moura, a ampliação para três dias ocorreu a partir de uma solicitação dos próprios expositores, que apontaram a necessidade de mais tempo para negociação e divulgação dos produtos.

A programação também ganhou atrações humorísticas com conteúdo relacionado ao empreendedorismo. Na abertura, o público acompanhou a apresentação do humorista Tom Carvalho. Nesta sexta-feira, 25, será a vez de Marcelo Marrom. No sábado, 26, Rafael Cortez encerra a programação de humor. Também estão previstos shows com artistas locais e a apresentação da banda de rock Crazy, que fecha a programação musical. A expectativa do Sebrae é receber mais de 3 mil pessoas durante os três dias de feira.

Humorista Tom Carvalho uniu humor, histórias, paródias e mensagens relacionadas ao empreendedorismo e relembrou a contribuição do Sebrae para a trajetória profissional da dupla com Nilton Pinto

Tom Carvalho, conhecido por sua trajetória ao lado do humorista Nilton Pinto, uniu humor, histórias, paródias e mensagens relacionadas ao empreendedorismo. Ele também relembrou a contribuição do Sebrae para a trajetória profissional da dupla. Segundo Tom Carvalho, em 1998, ele e Nilton Pinto participaram de um projeto do Sebrae chamado Programa de Geração de Empregos e Renda. A experiência, segundo o humorista, ajudou a dupla a compreender a importância de planejamento e estratégias para desenvolver o trabalho artístico.

“Conforme nós compreendemos e aprendemos ali, o feedback do público, a gente percebia a evolução dos nossos trabalhos e eu sempre cito isso. Então eu acho muito importante quando o Sebrae traz esse trabalho de como empreender, ajudar as pessoas a vender melhor o seu produto”, relatou.

Parcerias fortalecem o evento

A solenidade de abertura contou com a participação do gerente regional do Sebrae Goiás, André Moura; do presidente da ACIAP, Thalyson Rezende; do secretário municipal de Indústria e Comércio, Eliomar Gonçalves; do vice-prefeito Maurício Amaral; e do presidente da Câmara Municipal, Rafael Miguel.

Maurício Amaral, vice-prefeito do município, afirmou que um evento que tem instituições respeitadas como o Sebrae, Senar, ACIAP, Câmara e Prefeitura só poderia alcançar sucesso

O vice-prefeito Maurício Amaral destacou a união entre as instituições envolvidas na realização do evento. “Um evento que tem o Sebrae Goiás, o Senar, a Associação Comercial, Câmara Municipal e Prefeitura, além de outras instituições igualmente respeitadas, todas unidas em um mesmo propósito, só poderia alcançar o grande sucesso que a Feira do Empreendedor de Porangatu alcançou”, afirmou.

O presidente da Câmara Municipal, Rafael Miguel, parabenizou o Sebrae e o gerente regional André Moura pela realização da feira. Em tom bem-humorado, comparou o ambiente do evento ao clima de eventos realizados em Pirenópolis. “Fazer um evento desta envergadura e em tão pouco tempo, principalmente nesse clima de Pirenópolis, merece nossos elogios”, comentou.

O presidente da ACIAP, Thalyson Rezende, ressaltou a importância da participação das instituições locais e destacou que a entidade disponibilizou uma ação para incentivar as compras durante a feira. A cada noite, será realizado um sorteio de PIX no valor de R$ 500 para consumidores que efetuarem compras nos estandes participantes. “É o Sebrae e a ACIAP juntas com as outras instituições de Porangatu, a Câmara, a Prefeitura e muito mais. Uma feira que veio para poder ficar. O Sebrae tem investido de forma significativa nessa feira, para poder girar o nosso comércio e fazer o melhor para a nossa população”, afirmou Thalyson.

Eliomar Gonçalves, secretário de Indústria e Comércio: A gente percebe a importância deste evento pela quantidade de estandes, de empresas que estão participando

O secretário de Indústria e Comércio, Eliomar Gonçalves, destacou a quantidade de empresas participantes como um indicativo da adesão dos empreendedores à proposta. “É um momento importante para Porangatu e a região também. Nós só temos que agradecer ao Sebrae por esta parceria com a Prefeitura, juntamente com a ACIAP. A gente percebe a importância deste evento pela quantidade de estandes, de empresas que estão participando”, afirmou. Para o secretário, a realização da feira também reforça a presença do Sebrae no município e a parceria com o poder público e as entidades representativas do setor produtivo.

Público aprovou a programação

A Feira do Empreendedor levou famílias à Praça Ângelo Rosa de Moura para assistir aos shows. A dona de casa Karine Pinheiro esteve no local acompanhada de familiares e contou que acompanha o trabalho do Tom Carvalho há anos. “Eu conheço o trabalho dele há um tempo. Nós viajávamos escutando o CD de muitas piadas. Inclusive, meu filho, que hoje é humorista, começou por causa do Tom, do nosso querido artista”, contou.

Maia Valentina, estudante: O Tom Carvalho é um artista incrível, super carismático. Ele carrega mesmo aquela essência do sertão. Adorei o show!

A estudante Maria Valentina assistiu pela primeira vez a uma apresentação de Tom Carvalho e destacou a experiência. “Amei o show dele! O Tom Carvalho é um artista incrível, primeira vez que eu conheci ele, super carismático. Ele carrega mesmo aquela essência do sertão. Adorei o show!”, afirmou.

Evento promove inclusão

A programação teve tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras), realizada pela intérprete Leidislaine Barbosa, que promoveu acessibilidade à feira

A Feira do Empreendedor também conta com recursos de acessibilidade. A programação tem tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras), realizada pela intérprete Leidislaine Barbosa, permitindo a participação da comunidade surda nas atividades. Com uma programação que reúne negócios, capacitação, alimentação, cultura e entretenimento, a Feira do Empreendedor segue até sábado na Praça Ângelo Rosa de Moura. A entrada é gratuita.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Norte | Porangatu: Agência Entremeios Comunicação / Pedro Gomes – (62) 99342-8991

Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Feira do Empreendedor
  • Porangatu
  • Sebrae Goiás